Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 7.925

Alíquota Interna ICMS CAFÉ MG

Rayane Leite

Rayane Leite

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 14:10

boa tarde!

uma empresa de mg vai vender pela primeira vez café cru. o destinatário da nota é uma cooperativa também de mg. já vi que a base de cálculo é o valor da operação, mas gostaria de saber qual a alíquota incidente.

aguardo retorno.

Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Jurídico
há 6 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 14:25

Prezada Rayane Leite, com não tem uma alíquota especifica, deve utilizar a alíquota de ICMS de 18%.
Porém, deve se atentar a operação, pois é diferido o ICMS incidente na saída de café cru observadas as condições estabelecidas nos artigos 111 a 146 da Parte 1 do Anexo IX do RICMS/MG.
O ICMS não é simples, apenas feito de base de cálculo e alíquotas, nas primeiras operações lhe oriento a buscar um profissional habilitado em tributação para não ocorrer erros.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]
Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2018 | 11:44

Bom dia,

Poderiam me ajudar?
Fiquei em dúvida.

Meu cliente, localizado em SP e optante pelo simples Nacional, adquiriu do estado de Minas Gerais, café cru.
A nota fiscal do café cru veio com destaque do ICMS de 12%.
Irá enviar este café para uma empresa de torrefação como Remessa para industrialização, sem destaque do ICMS.

Está certa esta operação?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.