x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 45

acessos 71.135

DBE - Transformação de Sociedade Para Empresario

Jaqueline Ottoboni

Jaqueline Ottoboni

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 22:04

Boa noite,

Alguém pode me esclarecer como eu gero o dbe de uma transformação de Sociedade para empresario?

Eu devo selecionar a inscrição ou alteração no inicio da solicitação e qual evento uso após selecionar as opções citadas?

é a primeira vez que estou fazendo essa transformação.

Agradeço desde já a ajuda

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 08:43

Jaqueline Ottoboni

Se esta for a única alteração, faça assim:

Selecione ALTERAÇÃO.

Ao acessar o Coleta Web, marque a caixa DADOS CADASTRAIS / SITUAÇÕES ESPECIAIS e também QSA.

Nas caixas suspensas marque os eventos 220 (nome) e 225 (natureza jurídica) e se a empresa for ME ou EPP marque o evento 222.

Siga os menus da coluna da esquerda, preenchendo-os.

No menu QSA, marque a opção SAÍDA DE SÓCIO e preencha os dados do sócio.

Depois de tudo preenchido, transmita o DBE.

Att.

Marcos Braga
GERSON SILVA JUNIOR

Gerson Silva Junior

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 00:32

Caros colegas, estou fazendo uma transformação em uma empresa de uma cliente, transformando uma sociedade para Eireli.
e na DBE quando vou verificar pendências aparece a seguinte msg:
''Sua atividade econômica implica em inscrição na Unidade Federada correspondente à sua jurisdição. Caso ainda não esteja inscrito no Estado, deverá ser selecionado o evento 601.''
só que esta empresa já possui a inscrição estadual.
o que devo fazer amigos para resolver esse problema?

VANESSA MOURA

Vanessa Moura

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 19:31

boa noite a todos!

Preciso de um help..

Estou tentando fazer alteração TRANSFORMAÇÃO DO SOCIEDADE ( com 02 sócios) para EMPRESÁRIO INDIVIDUAL (saída de um sócio), e usei os eventos:

220 Alteração do nome empresarial (firma ou denominação) :ai coloquei nome do outro sócio na RAzão Social.
222 Enquadramento/Reenquadramento/Desenquadramento de ME/EPP► (afirmando continuar como ME)
225 Alteração da natureza jurídica para 213-5 EMPRESÁRIO INDIVIDUAL.
247 Alteração de capital social& : CONFIRMANDO CAPITAL SOCIAL
202 ATERAÇÃO responsável na RFB : só informei a saída do outro sócio .

PORÉM, cada hora dá um erro ... e já voltou várias vezes :
MOTIVOS:
Qualificação do sócio informada no QSA deve ser igual à qualificação do responsável perante o CNpj
RFB Natureza jurídica exige a exclusão de todos os integrantes do QSA constantes na
base CNPJ.

Obrigada a todos!

Vanessa Moura
Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 10:00

Vanessa Moura

Você precisa marcar também a opção QSA e selecionar a opção SAÍDA DE SÓCIO.
Isso é necessário pois a qualificação do empresário é diferente de quando ele participa de sociedade (SÓCIO).

Att.

Marcos Braga
VANESSA MOURA

Vanessa Moura

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 14:23

Oi Marcos, boa tarde!

Obrigada pelo seu retorno. Eu fiz isso :( coloquei agora 220 Alteração nome /222 Reenquadramento / 225 alteração da natureza e marquei QSA saída sócio.
O representante da Pessoa juridica coloquei O mesmo sócio que coloquei como saída , pois ele é o sócio administrador e que está na RFB .Será que é isso ?

Deu este erro que já deu outras vezes ↓

"Natureza jurídica exige a exclusão de todos os integrantes do QSA constantes na base CNPJ. "

Será que eu não teho que montar 02 Processos? Primeiro DBE de exclusão sócio e junta comercial. Depois quando voltar da junta eu geraria outro DBE com as demais alterações tranformando a empresa de sociedade em empresário infividual.

obrigada, Vanessa

Vanessa Moura
VANESSA MOURA

Vanessa Moura

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 11 outubro 2017 | 15:39

Gilmar, boa tarde!

Mas e os outros eventos ?
Eu já tinha usado este 230 e de erro em outra tentativa.
VC sabe me dizer quais seriam ao todo no momento que eu for gerar DBE que tenho que informar.

grata,

Vanessa Moura
THAINA SANTOS

Thaina Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 5 anos Sexta-Feira | 20 julho 2018 | 11:52

Boa tarde,

Estava com os mesmos erros da Vanessa por várias tentativas.

Consegui solucionar da seguinte maneira:

Eventos
225 Alteracao da natureza juridica
220 Alteracao do nome empresarial (firma ou denominacao)
222 Alteracao do Porte da Empresa
202 Alteracao da pessoa fisica responsavel perante o CNPJ
Quadro de Sócios e Administradores - QSA

Observação: No QSA excluir todos os sócios, inclusive o sócio que permanecerá como empresário individual (acredito que esse seja o ''pulo do gato" ).

Fernando Umekita

Fernando Umekita

Prata DIVISÃO 1
há 5 anos Terça-Feira | 11 setembro 2018 | 11:01

Bom dia pessoal,

Alguém pode me dar uma ajuda? Eu estou tentando fazer a alteração de natureza jurídica de uma sociedade empresária ltda, para empresário individual, porém, no momento da identificação, onde ele pergunta se o ato já foi registrado, la não aparece outro código de natureza jurídica, só aparece um espaço em branco e a natureza jurídica na qual a empresa já se enquadra, que é a sociedade. Está acontecendo isso com alguém também? Alguém sabe resolver isso?

Obrigado!

JULIANA TEREZINHA DE CAMPOS

Juliana Terezinha de Campos

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 11 setembro 2018 | 11:55

Olá,

Fernando, comigo está acontecendo a mesma coisa... em todas as tentativas sempre da erros, já não sei mais o que fazer... tentei o evento 202, 220, 225, 247 e exclusão do único sócio, não dá certo e com o evento 230 também não dá certo.

Já não sei mais o que fazer. Essa alteração era sociedade ltda me, em 2008 houve a transformação para unipessoal e só agora o sócio remanescente está dando continuidade no processo de transformação.

Em todas as tentativas, não aparece a opção de alteração na Natureza Juridica, aparecendo apenas o código de Sociedade e no evento e no evento 202 Alteração do Representante da Pessoa Juridica, só aparece os códigos de Administrador ou Sócio-Administrador, não aparece o de Empresário.

Quem puder me ajudar, agradeço imensamente, pois já não sei mais o que fazer.

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 11 setembro 2018 | 13:28

Juliana Terezinha de Campos

Isso acontece porque agora o REDESIM pergunta a natureza jurídica da empresa antes do início do preenchimento, junto com a UF e município da empresa, na mesma tela de assinatura com Certificado Digital.
Para resolver, ao chegar na referida tela, NÃO marque a natureza jurídica atual da empresa, mas sim a que ela será após a alteração.
Dessa maneira, depois que você acessar o REDESIM estará a opção correta para ser marcada.

Att.

Marcos Braga
Avenildo Caleto

Avenildo Caleto

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2019 | 10:29

Pessoal, bom dia!
Tenho um cliente que é uma sociedade Simples registrada em "cartório", um dos 2 sócios vai se retirar e a empresa ficará unipessoal..
Pergunto: É possível transformar esta sociedade simples em empresa individual? a JUCESP irá acatar este registro?
Se alguém já fez este tipo de registro na JUCESP e puder ajudar eu agradeço desde já.

Grato

FLAVIO AUGUSTO PINTO

Flavio Augusto Pinto

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 14 março 2019 | 10:47

Amigos bom dia,

Estou fazendo uma transformação de 213-5 Empresário Individual para 206-2 Sociedade Empresária Limitada, por gentileza, minha dúvidas são as seguintes:

1) No momento em que inicio o preenchimento da DBE no site da REDESIM, devo informar a natureza jurídica 206-2 - Ltda ? Pois é a natureza que estou transformando a empresa ?

2) Os eventos que estou informando são? Estes eventos estão corretos?
220-Alteração do nome empresarial
232-Alteração do contabilista
225-Alteração natureza jurídica
202-Alteração pessoa física responsável pelo CNPJ
247-Alteração do capital Social (estou aqui colocando os dados do empresário que continua na sociedade, + os outros 2 sócios)
222-Enquadramento ME


3) Estou assumindo uma outra transformação também de EI p/ Ltda, onde o processo já foi deferido em 19/02/2019 na JUCESP, já gerei inclusive a Ficha Cadastral Completa, e já ocorreu a transformação, porém na Receita Federal o cartão do CNPJ ainda continua os dados do Empresário Individual. A DBE preenchida pelo antigo contador, foi feita na natureza 213-5, onde ele não colocou alteração na QSA, inclusão do novo sócio. E nem colocou o evento 225-Alteração natureza jurídica. Esta DBE está correta ? A alteração na Receita Realmente demora para sair ?


Muito obrigado

Renan Silvano Rio

Renan Silvano Rio

Ouro DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 14 março 2019 | 13:30

Flavio Augusto Pinto, Boa tarde.

1) Isso, sempre inicie pela natureza jurídica nova o preenchimento.
2) Ao incluir os sócios, não esqueça de selecionar o sócio remanescente como "Entrada" também, o restante creio estar correto.
3) Melhor preencher uma nova DBE, caso eu tenha entendido está se encontra totalmente errada, em questão de demora, creio que dependa bastante de Estado para Estado.

Abraço.

FLAVIO AUGUSTO PINTO

Flavio Augusto Pinto

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 março 2019 | 17:27

Senhores boa tarde,

Efetuei o cancelamento da DBE referente ao processo de transformação e eu a encaminhei pela REDESIM e foi toda aprovada, minha dúvida agora é a seguinte:
- Como foi transmitida via Certificado Digital (tanto que no campo da assinatura, diz que foi assinada via certificado) eu ainda preciso enviar algum documento para a Receita Federal ? Se sim, quais seriam ?
Pois na JUCESP a empresa já está toda transformada em LTDA, com todos os dados, e na "Ficha Cadastral Completa" lá no campo Arquivamentos diz: NAO FOI POSSIVEL DEFERIR O DBE, POIS A NATUREZA JURIDICA INFORMADA NO ESPELHO DIVERGE DO INSTRUMENTO..
e esta correção já foi feita e aprovada.

Grato

Flavio

Eliomar Crispim Cardoso de Almeida

Eliomar Crispim Cardoso de Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 17:03

Boa tarde pessoal,
Seguindo os tópicos sobre transformação de Unipessoal para Individual, preenchi conforme instruções abaixo, e não deu certo, abre a parte que tem que colocar NIRE e o sistema não aceita o NIre da empresa e nem termina o preenchimento com esse erro.
no inicio da tela preenchi com o tipo jurídico indicado 2135.
225 Alteracao da natureza juridica
220 Alteracao do nome empresarial (firma ou denominacao)
222 Alteracao do Porte da Empresa
202 Alteracao da pessoa fisica responsavel perante o CNPJ
Quadro de Sócios e Administradores - QSA excluindo o sócio remanescente.

alguém pode me ajudar por gentileza?

 

Renan Silvano Rio

Renan Silvano Rio

Ouro DIVISÃO 1
há 4 anos Sexta-Feira | 26 abril 2019 | 10:37

Eliomar Crispim Cardoso de Almeida,

Na aba de preenchimento do NIRE o sistema sempre efetua uma pergunta se o ato já foi registrado, neste momento você deve selecionar "NÃO" feito isso o campo de preenchimento para NIRE será desativado.

Att.

RAFAEL MAZZOLA

Rafael Mazzola

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 26 abril 2019 | 15:12

Boa tarde 

Aproveitando que o assunto e´BDE, FIZ A transformação  da sociedade para empresario

Era uma sociedade UNIPESSOAL  optante do simples   que os 180 dias venceu em  28-03-2019

pegue essa escrita  dia 10-04-19 e  solicitei um certificado digital A1, quando foi validar  foi recusado devido já ter  vencido o prazo 180 dias,  sendo necessário alteração para empresario individual.

fiz transformação via DBE  com usuario e senha do posto fiscal, voltou com seguinte erro:

Órgão SEFAZ-SPMotivo Acesso não permitido. É obrigatório o uso de certificação digital.   Usuário:  xxxxxxx


duvida e´seguinte, sem certificado nao valida o DBE, caso tirar um certificado   E-CPF do socio  daria certo

att

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.