x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.303

equivalencia patrimonial

maciel alencar de oliveira

Maciel Alencar de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2009 | 08:39

estou em duvida a seguinte questão de contabilidade avançada
questão: sobre metodo de equivalencia patrimonial.

A CIA. controlada DEF vendeu um lote de estoque por R$ 10.000,00 para sua controladora CIA. ABC. A cia. DEF obteve lucro na venda para a cia. ABC no valor de R$ 3.000,00.
PATRIMONIO LIQUIDO DA CIA. DEF:
CAPITAL SOCIAL R$ 70.000,00
RESERVAS DE LUCROS R$ 8.000,00
RESERVAS DE CAPITAL R$ 12.000,00
LUCROS ACUMULADOS R$ 10.000,00

Ao fim do exercicio respectivo, a Cia ABC ainda possui 40% dos estoques comprados da sua controlada cia. DEF. Para fins de aplicação do MEP, o valor de PL do investimento na CIA. DEF a ser reconhecido pela investidora CIA. ABC, que detém 60% das ações da cia. DEF, será:

a) R$ 57.000,00
b) R$ 63.000,00
c) R$ 97.000,00
d) R$ 58.800,00
e) R$ 98.800,00

estou em duvidas, quando a controlada DEF vende pra controladora ABC o PL da controlada DEF altera pra mais ou pra menos?
estou em duvida entre a alternativa a) e a d).qual sera a resposta correta?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 06:52

Maciel Alencar de Oliveira

Seja bem vindo ao forum.

Ao meu ver o termo venda e/ou compra não é o correto para ser usando nesta operação. Porque se houve a compra pela ABC a mesma adquiriu uma obrigação que tem de ser liquidada. Portanto se for uma operação, simplesmente, de venda e compra não tem que se falar em MEP pela venda do estoque.

Não link abaixo voce irá aprender com se faz a MEP.

Equivalência Patrimonial

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.