MOMENTO CONTÁBEIS

Tabela de IR sem reajuste | Revisão no EPC | Piso salarial da sua categoria

Contábeis o portal da profissão contábil

20
Sep 2018
06:19

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Movimentação de micro empreendedor individual

8respostas
704acessos

Jose Antonio Tavares

Usuário Novo

profissãoAssistente Contabilidade
mensagens24
pontos164
membro desde19/06/2017
cidadeGuaxupe - MG
Postada:Terça-Feira, 14 de novembro de 2017 às 09:23:28
Olá!

Uma Empresa MEI (prestador de serviço) sem funcionário, que fez todo seu processo de abertura devidamente sem contador responsável, fazer toda movimentação de notas fiscais de serviços, declarações e pagamentos mensais, com faturamento na média de 4000,00/mês, quais são os riscos da sua permanência sem um contador responsável?

. Se a única forma de rendimento do micro empresário é o faturamento do MEI, quais suas obrigações quanto a imposto de renda?
Paulo Marques

Usuário Iniciante

profissãoAdministrador(a) Empresas
mensagens50
pontos354
membro desde16/04/2012
cidadeGuarulhos - SP
Postada:Terça-Feira, 14 de novembro de 2017 às 09:47:15
Olá!

Uma Empresa MEI (prestador de serviço) sem funcionário, que fez todo seu processo de abertura devidamente sem contador responsável, fazer toda movimentação de notas fiscais de serviços, declarações e pagamentos mensais, com faturamento na média de 4000,00/mês, quais são os riscos da sua permanência sem um contador responsável?

. Se a única forma de rendimento do micro empresário é o faturamento do MEI, quais suas obrigações quanto a imposto de renda?

Meu caro,

Quando fala em riscos de sua permanência sem contador, creio que refere-se aos riscos de ser desenquadrada como MEI, certo? Se for isso, risco nenhum.

A coisa muda em relação ao IR pessoa física que o contribuinte será obrigado declarar, considerando o faturamento médio de 4000/mês que você mencionou. O lucro da atividade de MEI é isento, mas deve observar os limites obtidos com a aplicação das presunções do Lucro Presumido e se superior, terá que ter contabilidade para declara todo o lucro isento na DIRPF e aqui o Contador é indispensável.

Abraços,
Jose Antonio Tavares

Usuário Novo

mensagens24
pontos164
membro desde19/06/2017
cidadeGuaxupe - MG
Postada:Terça-Feira, 14 de novembro de 2017 às 10:27:40
Paulo, me desculpe a ignorância sobre o assunto, mas quando diz:

"O lucro da atividade de MEI é isento, mas deve observar os limites obtidos com a aplicação das presunções do Lucro Presumido e se superior, terá que ter contabilidade para declara todo o lucro isento na DIRPF e aqui o Contador é indispensável."

Poderia me detalhar sobre o assunto, mantendo a média de 4000,00/mês será passível de declaração de IR porém com isenção do tributo correto? sobre os limites de presunção como seria?
Paulo Marques

Usuário Iniciante

mensagens50
pontos354
membro desde16/04/2012
cidadeGuarulhos - SP
Postada:Quarta-Feira, 15 de novembro de 2017 às 21:42:02
Meu Caro,

Se fatura R$ 4000 por mês, isso equivale a R$ 48000 por ano. Com esse faturamento o empresário está obrigado a entregar DIRPF. Entretanto o lucro da atividade como MEI é isento de IR. Para calcular esse lucro vc utiliza os índices de presunção do Lucro Presumido, veja alguns índices de exemplo:

8% - Atividades em geral
32 % - serviços em geral

Veja a tabela completa na página da RFB.

Supondo que exerce atividade de serviço e faturamento de R$ 48.000, calcule R$ 48000 x 32% = R$ 15.360, esta é a parcela do lucro isento de IR. Na Declaração de IR do empresário vai informar na ficha Rendimento Tributáveis Recebido de PJ o valor de R$ 32.640 ( R$ 48.000 - R$ 15.360) e na ficha Rendimentos Isentos o valor de R$ 15.360.

Se tiver contabilidade que demonstre o lucro, poderá declarar isento valor maior do que apurado pelo lucro presumido.

Abraços,
Jose Antonio Tavares

Usuário Novo

mensagens24
pontos164
membro desde19/06/2017
cidadeGuaxupe - MG
Postada:Quinta-Feira, 16 de novembro de 2017 às 14:03:59
como citou no exemplo acima, então o rendimento tributável é de R$ 32.640,00.

Caso esse valor fique abaixo dos R$ 28.559,00 estaria isento de DIRPF?
Paulo Marques

Usuário Iniciante

mensagens50
pontos354
membro desde16/04/2012
cidadeGuarulhos - SP
Postada:Quinta-Feira, 16 de novembro de 2017 às 15:39:48
Meu caro,

Neste caso estaria desobrigado de entrega da DIRPF.

Abraços,
Jose Antonio Tavares

Usuário Novo

mensagens24
pontos164
membro desde19/06/2017
cidadeGuaxupe - MG
Postada:Quinta-Feira, 16 de novembro de 2017 às 20:07:52
Não da seguinte forma? Faturamento Anual de 60000,00 (prestador de serviço) 32%

. No DAS o MEI recolhe o percentual de INSS sobre o salário mínimo, então deduz que o valor recebido pelo micro empreendedor na forma de pagamento mensal pelo seu trabalho, que daria um montante de R$11244,00 que seria o rendimento tributável. (abaixo dos R$28559,00)

.Sendo que faturou 60000,00/ano teria como rendimento isento R$19200,00 (abaixo dos R$40000,00 - limite para rendimento isento)

Assim estaria desobrigado da DIRPF
Paulo Marques

Usuário Iniciante

mensagens50
pontos354
membro desde16/04/2012
cidadeGuarulhos - SP
Postada:Sexta-Feira, 17 de novembro de 2017 às 10:51:22
Caro José,

Lei esse artigo: https://capitalsocial.cnt.br/imposto-renda-mei-irpf/

Creio que o material acima te ajudará. Os elementos que considerou no seu exemplo estão errados. R$ 11.244 ( 12 * SM) não é remuneração conferida ao microempreededor em decorrência da atividade empresarial. Precisa separar a receita da atividade empresarial da remuneração do empresário.

Abs,
Thayna Aparecida Cunha Brandao

Usuário Iniciante

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens30
pontos210
membro desde26/06/2013
cidadeSao Bernardo do Campo - SP
Postada:Quarta-Feira, 18 de abril de 2018 às 17:11:26
Olá!
Acho o meu caso meio complicado, talvez pra mim, mas alguém com mais experiência, creio que consegue clarear a minha mente.

Trabalho num escritório contábil há 3 anos e uns 2 meses depois que entrei nesse escritório eu abri uma MEI no meu nome para que minha mãe pudesse trabalhar em casa após ser demitida depois da recuperação de um acidente no percurso casa-trabalho.
Tenho minha conta pessoa física no Banco do Brasil onde só recebo meu salário, comissão de certificado digital e pagamento simbólico da autoridade de registro.
Tenho minha conta pessoa jurídica (MEI) no Itaú onde todos os clientes fazem depósitos e transferências referente o serviço da minha mãe.

Ela só trabalha com consumidor final, pois faz kit festas, bolo, doces, salgados, etc. Fiz a soma dos extratos consolidados de 2017 e o faturamento somente na conta bancária foi de cerca de $83,850,00.

Tenho dúvidas de por exemplo: não emito nota pela não obrigatoriedade, mas somente por essas movimentações bancárias a RFB tem como confiscar e ver que ultrapassei o limite? Isso implica em algo no meu IR Pessoa física? Isso me prejudica em alguma forma por eu ser funcionária em outra empresa?

Queria tentar regularizar tudo isso pra não ter problemas futuros.

Obrigada :D

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César