Joao Alexandro Soares da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidaderespostas 30
acessos 55.636
Joao Alexandro Soares da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) ContabilidadeClaudio Silva
Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) FiscalBom dia João!
Nos campos 03, 16, 18, 19, 20, 21 e 22 da GNRE, os dados informados são do remetente da mercadoria.
Quanto ao código, se o recolhimento for por operação, ou seja, para cada nota fiscal emitida você ter uma GNRE correspondente, o código esta correto.
Espero ter ajudado.
Claudio
Joao Alexandro Soares da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) ContabilidadeBom dia Claudio
Entendi
mas em que situaçao eu emitiria a GNRE com os dados do destina´tario? pq recebo algumas notas de clientes e tem com os dados do remetente e as vezes do destinatario?
abs
Claudio Silva
Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) FiscalSegue informações sobre as operações com Minas Gerais:
MUDANÇAS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS A PARTIR DE AGOSTO
Marcadores: PROTOCOLO ICMS, ST, substituição tributária |
A Secretaria de Estado de Fazenda, em virtude da entrada em vigor, no próximo dia 01 de agosto de 2009, dos Protocolos ICMS firmados entre Minas Gerais e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que dispõem sobre a aplicação da substituição tributária nas operações com mercadorias que mencionam, esclarece que a partir dessa data, será de responsabilidade dos contribuintes sediados nos Estados signatários a obrigação pelo recolhimento do ICMS devido por substituição tributária, quando promoverem a remessa de mercadoria listada naqueles Protocolos.
Desta forma, o contribuinte estabelecido no Estado de Minas Gerais, que promover a remessa de mercadoria para destinatários estabelecidos nos Estados signatários, deverá efetuar a retenção e o recolhimento do ICMS devido a título de substituição tributária, na condição de sujeito passivo por substituição, observando as disposições constantes dos Protocolos e respectivos produtos.
Os setores sujeitos ao regime de substituição tributária nas operações entre o Estado de MG e os demais signatários dos Protocolos são os seguintes: Medicamentos; material de construção; papelaria; colchoaria; ferramentas; material de limpeza; cosméticos; perfumaria; material de higiene; material elétrico; brinquedos; produtos eletrônicos; eletroeletrônicos; eletrodomésticos; artefatos de uso doméstico; bicicletas; instrumentos musicais e produtos alimentícios.
Maiores informações na página da SEF /MG, http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/substituicao_tributaria/ , pelos telefones 31-3555.8866 e 0800-9420900 ou @Oculto.
FONTE: Secretaria da Fazenda de Minas Gerais
Silvio Ferreira Bossan
Iniciante DIVISÃO 3 , Supervisor(a)Tenho uma empresa que a matriz está localizada em São Paulo e com filial localizada no Rio de Janeiro. A filial remeteu mercadorias para o estado do Espírito Santo. A GNRE tem que ser emitida com o CNPJ da matriz em São Paulo ou da filial no Rio de Janeiro, que é quem está remetendo a mercadoria?
Valéria Ferreira
Bronze DIVISÃO 5 , Analista FiscalBom dia Pessoal!
A GNRE pode ser emitida pelo Site do Posto Fiscal?
Grata
Claudiney Rafael de Souza
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidadeboa tarde,
estou encerrando uma empresa, no evento do DBE, qual codigo que devo usar,
o 517 que e extinção pelo encerramento da liquidação voluntaria
ou tem outro evento.
estou usando o 517 como dito acima esta correto?
posso mandar arquivar na junta com este evento
preciso que me tirem esta duvida, obrigado
Claudiney Rafael de Souza
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidadeboa tarde,
estou encerrando uma empresa, no evento do DBE, qual codigo que devo usar,
o 517 que e extinção pelo encerramento da liquidação voluntaria
ou tem outro evento.
estou usando o 517 como dito acima esta correto?
posso mandar arquivar na junta com este evento
preciso que me tirem esta duvida, obrigado
Claudiney Rafael de Souza
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidadeboa noite joao alexandro, estou precisando de um modelo de faturamento para mandar para o banco.
e o seguinte;
tenho um cliente que foi ao banco abrir uma conta, ele e microempreendedor individual, so que o banco mandou ele levar uma previsao de faturamento da empresa.
so que a empresa foi aberta em novembro de 2010, voce tem alguym modelo deste tipo por ai para voce me enviar?
caso positivo ficarei grato
sem mais
obrigado
claudiney
Maria Jose Boy Cremasco
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita FiscalBoa tarde
Estor preenchendo uma GNRE para o Estado de Minas Gerais,sendo que minha Empresa se localiza no Estado de Sao Paulo como substituto tributario conf protocolo ICMS 159/09.
Não tenho inscrição de substituto tributario inscrito naquele Estado e vou fazer o recolhimento no ato da saida da mercadoria aqui no Estado de SP
Minha duvida está no campo 17 (inscrição Estadual na UF favorecida) .
Pergunta:
Qual inscrição Estadual devo colocar , a minha inscrição que possuo no Estado de SP ou devo deixar em branco este campo?
Muito obrigada pela atenção
Ana Carla
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscalbom dia... recebi uma gnre do estado do MS. Nos campos UF Favorecida: São Paulo, nome cnpj e enderço como meu aqui de sp... Está certo??? Vi alguns post dizendo que tem q ser os dados do remetente...
No aguardo
Carla
Ednelson José Mazzetto
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalAna Carla,
correto pois o recolhimento está sendo feito para SP onde a responsável é sua empresa, portanto os dados são seus, sendo só o recolhimento antecipado pelo fornecedor.
Att..
Mazzetto
Jr Marcia
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeBom dia!
Ednelson José Mazzeto, estive verificando os outros posts neste topico e dizem que os dados da GNRE são do remetente da mercadoria e também pagos por ele.
Agora a Ana Carla disse que o remetente de MS vendeu para ela em SP e pagou a GNRE antecipada, então o correto não seria também a GNRE vir com os dados do remetente, no caso MS?? Desculpe pode ser que eu tenha me enganado, ou não entendido os posts anteriores....Abçs
Ednelson José Mazzetto
Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscala GNRE deve ser recolhida com os dados do destinatário, ou seja, se você está recebendo uma mercadoria em ST a responsabilidade do recolhimento é do fornecedor mas quem está pagando é você, o mesmo utiliza-se para outros fins, a não ser que seja um Auto de Infração ou um recolhimento específico de sua empresa ou do fornecedor aí utiliza-se os dados próprios, por ex.: quando você manda uma mercadoria para outra UF e deve recolher o ICMS antecipado, voçê não recolherá pela sua empresa mas sim pelo destinatário, pois o fato originador não é mais a saída e sim o destino, pois em SP voçê já recolheu, por isso a guia deve ser emitida em nome do destino. Estes recolhimentos antecipados são uma forma de a outra ponta do consumo pagar por um serviço ou mercadoria tomado/recebido.
Jr Marcia
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeOlá Ednelson, eu sempre fiz como você diz, com os dados do destinatario, é que depois que li os posts mencionados acima, fiquei confuso, mas você me esclareceu novamente.Obrigado pela ajuda amigo!
Abração
Ednelson José Mazzetto
Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscalé que realmente quanto a GNRE existe muita confusão, pois é uma guia preenchida manualmente e não existe uma legislação específica que ampare, então cada um "acha" que é assim e manda bala, mas como trabalho com isso há tempos e sempre preenchendo, no início tive a mesma dificuldade, depois de várias consultas à fiscalização, etc, etc aí fui chegando num denominador comum
Jr Marcia
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeComo tudo na nossa área , é mesmo sempre uma confusão,vai saindo as leis e todo mundo acha que sabe tudo, mas na verdade ninguem sabe muita coisa, o negocio é continuar pesquisando e consultando.......para fazer menos besteira possível.Eu também procuro antes de passar para o cliente ,obter mais informações possíveis, para depois não ter que pagar pela informação errada!
Valeu amigo, boa sorte!Abçs
Fernando Correa
Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) FiscalNão vejo como preenchimento correto em operações de ICMS-ST e Diferencial de aliquotas a forma correta de preenchimento como:
CÓDIGO: 10009-9
Nos campos 03, 16, 18, 19, 20, 21 e 22 da GNRE, os dados informados são do DESTINATÁRIO da mercadoria.
E os dados do remetente fica no campo de observação.
Entendo dessa forma porque como o destinatário dará baixa ou vinculará este valor para para UF dele na INCRIÇÃO ESTADUAL dele.
Existe alguma fundamentação para o caso de preenchimento do GNRE?
Ednelson José Mazzetto
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalSuzana,
não deu para entender sua pergunta, você não concorda com o Código ou com todos os campos preenchidos nos campos que você aborda na pergunta ?
pois se for apenas o código : é mesmo o 10009-9 pois não existe outro que acoberte a operação da ST e Diferencial de Alíquotas, mesmo porque são as mesmas cobranças por legislações diferentes, agora o preenchimento dos demais campos devem ser sempre do destino pois é ele que deve o recolhimento.
Att..
Mazzetto
Fernando Correa
Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) FiscalWagner Pereira
Prata DIVISÃO 4 , Faturistaexceto no campo 03 que é seu proprio cnpj
os demais que voce citou sim, do destinatário.
Ok?
Ednelson José Mazzetto
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalSuzana, correta a sua afirmação, agora no campo 03 conforme o Wagner informa é somente quanto não vem recolhida a guia e sua empresa ou seu cliente deve fazer o recolhimento.
Por ex.: você está em SP e seu fornecedor está em MG e deve fazer o recolhimento, quando não feito e não estiver anexo à nota, sua empresa aqui em SP deve fazer o recolhimento, pois ele é devido por você e não pelo fornecedor, a ST é uma antecipação do fato gerador posterior.
A ST e o Diferencial de alíquotas é devido pelo Destinatário, só que o recolhimento deve ser efetivado pelo emitente, pois é uma garantia , como disse acima, do fato gerador posterior.
Fernando Correa
Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) FiscalAgora ficou uma dúvida com relação ao cmapo 3.
No caso então de icms -st por retenção ou seja que tenha convênio ou protocolo o campo 3 é preenchido pelo DESTINATÁRIO?
E no caso de diferencial de aliquotas é também?
E somente nos casos onde não há convênio/protocolo ou seja icms-st por antecipação os campos devem ser todos do destinatário, é isso?
Desculpa pela insistência...
Agradecida antecipadamente.
Ednelson José Mazzetto
Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscalvamos lá :
sua empresa A vende para empresa B
lá(B) o produto é ST aqui não (A) - o CNPJ a ser recolhido é o do cliente B
se o produto aqui é ST o recolhimento é de responsabilidade de sua empresa no caso SP aí é seu CNPJ, quando tudo for devido fora da sua jurisdição o recolhimento deve ser feito em face do destino e não do remetente.
o convênio tipo protocolo 21 o recolhimento deve ser feito com CNPJ ou CPF e endereço do destino, vou postar aqui um anexo para todos verificarem como é
Fernando Correa
Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) FiscalÉ melhor visualizando...Fico no aguardo.
Exemplificando melhor eu vendo de SP`(minha empresa) para RS - tem convenio/protocolo assim definimos como icms-st por retenção.
Destaco icms-st na nota fiscal e recolho GNRE para o estado destino ai no campo 3 eu coloco qual CNOJ o de destino ou do remetente.
Entendo que neste caso as informações de destino serão tratada no campo de observação COM NOME DA EMPRESA EMITENTE E CNPJ - I.E. e no campo 04 informaçãoi da nota fiscal
Juliano de C. Gomes
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa Noite Pessoal!
Tenho observado nas GNREs que acompanham a NFs as seguintes situações:
1- GNRE código 10009-9 - com campo 16 a 22 preenchido c/ informações do remetente; Substituição Tributaria - C/Convênio ou Protocolo.
2- GNRE código 10009-9 - com campo 16 a 22 preenchido c/ informações do destinatário; acredito estar sendo recolhido de forma errada.
3- GNRE código 10008-0 - com campo 16 a 22 preenchido c/ informações do destinatário; Antecipação - S/Convênio ou Protocolo.
Quanto mais lemos, mais confusos ficamos, mas mesmo assim eu entendo que o código 10008-0, com informações do destinatário ocorre na forma de Antecipação do ICMS, uma vez que o Estado de origem não tem convenio ou protocolo com o estado destinatário, e o fonecedor recolhe o imposto por "cortesia" ao cliente, para não ser barrado na fronteira do estado, e fazer o recolhimento naquele momento, é claro com a garantia de reembolso. Se enquadra no caso do art. 426-A:
Cesar Douglas Ferreira
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalPROTOCOLO ICMS 21, DE 1º DE ABRIL DE 2011
Estabelece disciplina relacionada à exigência do ICMS nas operações interestaduais que destinem mercadoria ou bem a consumidor final, cuja aquisição oCorrer de forma não presencial no estabelecimento remetente.
Qual o Codigo que se deve usar pra recolher o GNRE?
Ednelson José Mazzetto
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalCesar,
em algumas UF´s a emissão é direta nos sites da SEFAZ, em outros com a GNRE no código 10009-9
Alice do Rosario Santos
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeBOA TARDE
LÍ TODOS OS POST´s E NÃO CONCLUI NADA. AFINAL EU SOU DE SP E MEU CLIENTE DE PE TEM ICMS ST. COMO PREENCHO A GUIA DA OPERAÇÃO? OS DADOS DELE OU MEU?
E OUTRA DÚVIDA, AONDE TENHO INSCRIÇÃO, RECOLHO APENAS UM GUIA MESNAL RECOLHIMENTO POR APURAÇÃO. NESTE CASO COLOCO MEUS DADOS? NÃO TEM COMO COLOCAR INFORMAÇÃO DOS DESTINOS (JÁ QUE SÃO VÁRIOS)
COMO DEVO PREENCHER A GNRE ICMS ST PARA OUTRA UF?
Bruna Karen Dias de Lima
Bronze DIVISÃO 1 , AssistenteBoa tarde!
Tenho que preencher GNRE'S pois prestamos serviços de transporte em estados aonde não estamos estabelecidos, minha dúvida é quanto ao código, que código devo utilizar?
ICMS Transporte Código: 10003-0
ICMS Substituição Tributária por Operação Código: 10009-9
Agradeço desde já,
Bruna
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade