x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 634

acessos 91.687

contador não pode ser MEI

Kelly Cristina Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 semanas Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 14:17

Boa tarde!

Existe alguma penalidade para quem não se desenquadrar?
Achei que haveria desenquadramento de ofício, nesse caso, sendo por parte da receita federal.

Alguém pensa em permanecer no MEI até ser desenquadrado pela receita? Nesse caso, pretende continuar pagando os DAS?

Laís Rebeca

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 14 semanas Sexta-Feira | 8 fevereiro 2019 | 11:57

Boa tarde, Kelly!

O que deve acontecer:

- O desenquadramento retroagir para 01/01/19, visto esta ser a data da impossibilidade na permanência como MEI e você dever com multa e juros moratórios os DAS do Simples Nacional (e aí não sei como fica os pagamentos já feitos pelo MEI, desconheço meios de compensação);

- e pagar uma multa de R$ 50,00 (art. 36A, Lei 123/2006).

Leila Duarte Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 semanas Sexta-Feira | 15 fevereiro 2019 | 18:33

Caros Colegas

Boa noite,

Tenho um cliente que o MEI dele é atividades de contabilidade CNAE 6920601. Eu realmente não sabia e me deparei hoje com essa informação. Ele recolheu todo o ano de 2018 como MEI.

Como ele só utilizava o MEI para contribuir com sua previdência, estou pensando em solicitar a baixa. Você sabe me informar como ficaria esse ano que ele recolheu?

Posso baixar essa atividade e fazer um MEI com outra atividade?

Obrigada

Leila
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 13 semanas Sábado | 16 fevereiro 2019 | 09:21

Leila Duarte Costa,

Bom dia. Ele fez o certo em recolher o ano de 2018, pois ainda podia ser MEI ano passado. O desenquadramento deve ser feito com vigência a partir de 2019.

Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 13 semanas Sábado | 16 fevereiro 2019 | 09:43

Leila Duarte Costa,

Bom dia. Ele fez o certo em recolher o ano de 2018, pois ainda podia ser MEI ano passado. O desenquadramento deve ser feito com vigência a partir de 2019.

Página 22 de 22

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.