Vanderson Marins
Iniciante DIVISÃO 3 , Não InformadoA Receita Federal me respondeu o seguinte:
FaleRFB09 <@Oculto>
qui, 23 de ago 15:41 (Há 1 dia)
para eu
Prezado(a) Senhor(a),
Agradecemos a sua mensagem.
O problema relatado está relacionado aos requisitos tecnológicos mínimos
exigidos, ao navegador utilizado ou à utilização de aplicativo de
alimentação automática.
CONFIGURAÇÃO DO NAVEGADOR
Conforme Manual de ajuda do PGDAS-D e do PGMEI, o sistema está habilitado
para os seguintes navegadores:
- Internet Explorer 9.0.
- Navegadores baseados no Mozilla 5.0 (Firefox 2.0 e Netscape 8.0) ou
versões posteriores.
COMO PESQUISAR A VERSÃO DO NAVEGADOR
- Internet Explorer: Ajuda > Sobre o Internet Explorer. Se a sua versão for
anterior à 9.0, será necessária a atualização da versão.
- Google Chrome: Clique no ícone de menu (3 risquinhos no canto superior
direito) > Sobre o Google Chrome.
MODO DE COMPATIBILIDADE
No explorer, para versões posteriores, é preciso selecionar a opção de
"modo de exibição de compatibilidade" (botão com uma figura de uma página
partida ao meio ao lado da barra do endereço ou acessado em
Ferramentas/configurações do modo de exibição de compatibilidade na versão
9, por exemplo).
Outra alternativa é clicar em F12 e, dependendo da versão do navegador:
- em "Modo de Documento", selecionar "Padrões do Internet Explorer 9
- em "Emulação" > documento (ou modo de documento) > selecionar "9".
RESTRIÇÃO À VERSÃO DO GOOGLE CHROME 58 E SUPERIOR NO PORTAL E-CAC
Identificou-se que existe uma restrição no acesso eletrônico quando feito
pelo navegador Google Chrome cuja versão seja 58 ou superior no portal
e-CAC.
Consulte a notícia abaixo para mais informações:
idg.receita.fazenda.gov.br
Essa restrição não ocorre no portal do Simples Nacional, por meio de código
de acesso.
APLICATIVO DE ALIMENTAÇÃO AUTOMÁTICA
Alguns contribuintes utilizam aplicativos para o preenchimento automático
do PGDAS-D.
Neste caso, sugerimos que tente realizar a operação sem a utilização do
aplicativo, a fim de verificar se o problema é decorrente do seu uso.
LIMPEZA DO CACHE
Sugerimos, ainda:
- ao iniciar a operação do sistema limpar a memória do navegador,
utilizando as opções específicas de cada versão
- ao perceber problemas dessa natureza, reiniciar os aplicativos limpando
as memórias locais e tentar novamente a partir do início, desde a
autenticação no portal do Simples Nacional.
A seguir, listamos os passos para a limpeza de cache nos principais
navegadores de Internet:
1. Abra o Google Chrome;
2. Na barra de ferramentas do seu navegador, clique no menu do Chrome;
3. Clique em Mais ferramentas > Limpar dados de navegação;
4. Na caixa exibida, clique nas caixas de seleção "Cookies e outros dados
de site e plug-in" e "Imagens e arquivos armazenados em cache";
5. Use o menu localizado na parte superior para selecionar a quantidade de
dados que você deseja excluir. Escolha desde o começo para excluir tudo;
6. Clique em Limpar dados de navegação.
Internet Explorer
1. Abra o Internet Explorer;
2. Vá para o menu "Ferramentas" e dentro dele clique no item "Opções da
Internet";
3. Dentro da janela de opções, vá para a aba "Geral" e depois clique no
botão "Excluir" dentro da opção "Histórico de navegação";
4. Na tela de exclusão, Marque os itens do cache que deseja apagar e depois
clique no botão "Excluir". Em algumas versões do Internet Explorer preciso
clicar no botão "Excluir" correspondente ao item ou no botão "Excluir tudo"
para fazer essa etapa do processo;
Mozila Firefox
1. Abra o Mozila Firefox;
2. Clique no botão de menu do navegador, depois em Opções;
3. Selecione o painel Avançado;
4. Clique na aba Rede;
5. Na seção Cache de conteúdo Web, clique em Limpar agora.
ALERTA DE PÁGINA NÃO CONFIÁVEL
Se, ao acessar algumas páginas da RFB ou portal do Simples Nacional na
Internet, o usuário encontrar avisos de segurança de Certificado Inválido
ou Não Confiável, o motivo pode estar na cadeia de certificados
desatualizada, instalada no computador utilizado.
Neste caso, você deve atualizar a cadeia de certificados.
Mais informações, acesse o link abaixo:
idg.receita.fazenda.gov.br
Manual de ajuda do PGDAS-D:
www8.receita.fazenda.gov.br
Persistindo a dúvida, sugerimos que procure uma unidade de atendimento da
Receita Federal do Brasil - RFB.
A RFB disponibiliza o serviço de agendamento via Internet para vários
serviços de interesse dos contribuintes. A consulta ou agendamento dos
serviços disponíveis encontra-se no seguinte endereço:
https://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/agendamento/agendamento
ATENÇÃO: O atendimento a alguns serviços, em diversas unidades, ocorre
apenas por meio de agendamento. Consulte a forma de atendimento da Unidade
de sua jurisdição em
idg.receita.fazenda.gov.br
Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil