Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 2.006

desconto de duplicatas

uelton da hora

Uelton da Hora

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 19 setembro 2009 | 21:51

Preciso de ajuda com um trabalho acadêmico de laboratório:
tenho dois lançamentos a realizar:

1-Desconto de uma duplicata no valor de R$ 50.000,00 no banco, com juros de 10% e R$ 200,00 de taxa bancária antecipada.

2-Desconto de uma duplicata no valor de R$ 20.000,00 no banco, com juros de 10% e R$ 100,00 de taxa bancária.

Sei que os juros serão apropriados ao resultado quando a operação for concretizada (respeitando o regime de competência), no momento em que o título for recebifo pelo banco, sendo as mesmas lançadas inicialmente no ativo circulante como juros a vencer (despesa antecipada).

mas e com relação a taxa bancária? tenho esta dúvida!

- no caso 1 a taxa bancária é lançada no ativo como despesa antecipada e reconheço como despesa utilizando o mesmo critério dos juros?

- no caso 2 a taxa bancária é lançada diretamente na despesa?

com com a juda de vcs!!

Murilo Campos de Souza

Murilo Campos de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2009 | 12:41

Prezado Uelton,

No meu entendimento por se tratar de uma taxa de serviço pela operação realizada, o lançamento a ser feito é D-Desp. Bancárias e C- Banco para ambos. Não há necessidade de alocá-la em Despesas Antecipadas.

Espero não estar muito enganado quanto à leitura de sua dúvida.

Att.

Murilo Campos
An. Contábil Sr.
uelton da hora

Uelton da Hora

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 16:44

Fala Murilo,

A dúvida é exatamente essa, quanto ao tratamento contábil da taxa bancária, também concordo que deva ser lançada diretamente na despesa, não haveria a necessidade de lançar no ativo, pois o procedimento em geral é lançar diretamente na despesa mesmo, mas como trata-se de um trabalho acadêmico e está bem claro no enunciado que se trata de taxa bancária antecipada, vou lançar no ativo e depois apropriar como despesa.

Achei interessante, pois é uma situação não muito comum, mas q pode acontecer!

desde já agradeço, abraço!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.