x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 30.552

Plano de Contas Terceiro Setor

Duarth Fernandes Rocha

Duarth Fernandes Rocha

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2009 | 16:46

Gostaria de receber um modelo de plano de contas para Associações do Terceiro Setor baseado na lei 11.638.

Desde já agradeço

Duarth Fernandes Rocha | Contador |

Não queira ser uma pessoa bem remunerada, antes disso, queira ser uma pessoa de valor!
CELIA MARIA

Celia Maria

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 12:32

Olá pessoal este e o meu primeiro acesso

Empresa do 3º setor
Mas tenho algumas duvidas, que ficarei grata se puder contar com a ajuda do forum
NO ESTATUTO; Um templo religioso, uma sociedade civil, religiosa e filantropica, sem fins lucrativos, que tem como fonte de renda:
a) Mensalidade dos socios;
b) donativos e doações;
c) campanha de fundos;
d) receita proveniente de convenios celebrados com o poder publico ou entidades voltadas para fins filantrópicos e assistenciais;
Este templo tem titulo de utilidade publica e preciso renovar - URGENTE, mas estou em duvida de como contabilizar.
Pois esta fugindo ao Estatuto as receitas: uma vez que são mercadorias
-Pechincha - as roupas, calçados e acessórios da pechincha (usados) são doados pelos integrantes dogrupo
-bazar beneficente - os objetos vendidos no bazar são de doação
-venda de livros - Adquiridos pelo templo
Alem de que esta entidade distribui cesta básica, parte são doações em alimentos e parte em dinheiro (para esta finalidade) que são revertidos em alimentos que são doados as famílias carentes.
Uma vez por mês fazem um mutirão - sopão para distribuir a quem esta com fome.
Minha PERGUNTA:
Estas atividades podem ser considerada própria da entidade ou estão sujeita a tributação?
Como contabilizar a entrada e saidas destes produtos?
classificar a forma de tributaçãocomo osenta
Referente a previdência socialnão tem empregados mas existe o honorario do contador, diarista, pedreiro e isento?

Rita de Cassia da Fonseca

Rita de Cassia da Fonseca

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 11:50

Bom dia caros colegas

Eu estou fazendo a contabilidade de uma associação civil no qual tem diversos convenios para os associados. Eu estou fazendo os lançamentos da seguinte forma:
Recebimento dos valores ref. convenios

D - BANCO/CAIXA (A.C.)
C - CONVENIOS A REPASSAR (P.C.)

Porém a associação acaba recebendo valores em duplicidades. Dessa forma após pagar os boletos dos convenios ficaram valores em CONVENIOS A REPASSAR. Gerando um Passivo que na realidade não existe. Como faço para corrigir esta conta? Tem como transferir esse valor para uma outra conta até o momento no qual a associação irá devolver o valor a mais?

Aguardo retorno.
Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: