x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 446

diferencial de aliquotas simples nacional

fernando cruz

Fernando Cruz

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 6 junho 2018 | 16:59

Boa tarde amigos.

Gostaria de tirar uma dúvida.

Tenho uma empresa optante pelo simples nacional estabelecida em sp. Tenho que recolher o diferencial de alíquotas icms em qualquer compra interestadual, de empresas rpa, que eu fizer (independente se para uso consumo, revenda, ativo, industrialização...).

Caso faça compras interestaduais de empresas também optantes do simples nacional há algum diferencial a considerar?

Caso esse entendimento esteja correto, e haja vista que minha compras (para revenda) são só de outros estados, compensa mais eu transformar em rpa minha empresa né?! pois ai não teria diferencial de icms a considerar correto?


Obrigado.

Rose Pacheco

Rose Pacheco

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 junho 2018 | 17:35

Fernando,
Mesmo comprando de empresas do Simples de outros estados vc recolherá o diferencial, nesse caso considerando como alíquota Interestadual 12%.
Quanto à vantagem de ser RPA, depende... suas saídas são dentro do estado? Pois sendo RPA nas saídas dentro do estado vc pagará 18% (produto sem ST) . O ideal é preparar um comparativo entre todos os impostos (estadual / federal / municipal / trabalhista) entre Simples x RPA.

"The best life ever"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.