Patricia Santos Moura
Iniciante DIVISÃO 5 , Não InformadoOlá tenho uma pequena empresa, e nunca fiz sua contabilidade, ela inicio em agosto de 2008, é possivel que eu inicia a contabilidade dela apartir de agora, e como faço isso.
desde já agradeço
respostas 42
acessos 13.353
Patricia Santos Moura
Iniciante DIVISÃO 5 , Não InformadoOlá tenho uma pequena empresa, e nunca fiz sua contabilidade, ela inicio em agosto de 2008, é possivel que eu inicia a contabilidade dela apartir de agora, e como faço isso.
desde já agradeço
Micael Gonçalves de Lima
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)O ideal seria começar em janeiro, com isso vc tera que fazer uma abertura contabil, colocando o valor da conta banco se tiver, imobilizado e estoque no ativo, debitos, provisoes no passivo e por fim o valor do capital inicial, a diferença entre ativo e passivo sera lucro/prejuizo de abertura.
Espero ter ajudado.
Bom dia
Marco Aurelio Bitencourt
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeComplementando o colega Micael, o ideal realmente seria contabilizar desde o inicio das atividades da empresa.
Patricia Santos Moura
Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informadovaleu gente!!!!
então começar em novembro, tá fora de cogitação?
começo em janeiro de 2010
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Patricia,
Diante de completa impossibilidade de elaborar a contabilização desde a data de constituição da empresa, faça isto a partir de 01/01/2009.
...
Patricia Santos Moura
Iniciante DIVISÃO 5 , Não InformadoObrigada Saulo!!
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Olá, boa tarde!
Gostaria de deixar minha opinião à respeito.
A Patrícia não disse se a finalidade é para fins fiscais ou gerenciais, mas para fins fiscais seria melhor iniciar no dia 1º de janeiro de 2009, para fins gerenciais poderia até levantar este movimento de 2008, são poucos meses, e aí você teria desde o início toda a movimentação da empresa, lógico que com dois fechamentos de balanço, em 31/12/2008 e outro agora em 31/12/2009.
Para fins gerenciais, você pode começar em novembro, mas veja, o fechamento é anual, você terá contabilizado somente 2 meses, neste caso seria melhor começar em 01/01/2010.
Patricia Santos Moura
Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informadona verdade é para os dois.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Bom dia Patrícia!
Sendo assim, você precisa levar em consideração em primeiro lugar o Ano Fiscal iniciando de forma a fechar o ano todo com contabilidade.
Aparecida Rosa Meira
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
Bom dia a todos!
Estou com 1000 dúvidas sobre a tão falada contabilidade na verdade eu era do setor fiscal agora recentemente comecei na contabilidade.
Em primeiro lugar gostaria de saber quais os livros que podem me esclarecer a respeito dos lançamentos contabeis como o que lanço no ativo no passivo nos custos e despesas onde lanço as provisões etc.
Obrigada
Bruno Antas Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá Aparecida, um livro bom p/ iniciantes nessa Amada Ciência, é Contabilidade Basica Facil. Autor Osni Moura Ribeiro . Editora Atlas.
Bom Estudo...
Marco Aurelio Bitencourt
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeUm livro que nunca pode faltar na mesa de qualquer um que atue com contabilidade é o FIPECAFI, escrito por Martins, Eliseu; Rubens Gelbcke, Ernesto; de Iudicibus, Sergio.
Patricia Santos Moura
Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informadoestou comomais duvidas
minha empresa é uma cozinha industrial, compro a materia prima para fabricaçãodas refeiçõese levo até o local.
na compra de mercadoria para produção como devo proceder para contabilizaresta compra a vista e a prazo?
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Olá bom dia Patrícia!!
Entre em pesquisa aqui no Fórum, e coloque palavras chave; "restaurante", "fornecimento de refeições", "como contabilizar restaurante", que você vai encontrar muito material à respeito, e dentro destes tópicos você pode dar continuidade ao assunto, que será mais específico e vai tirar somente as dúvidas que ficaram.
Bom estudo.
Amsterdan Reis de Almeida
Bronze DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeCaros Amigos! Posso contabilizar despesas de abastecimento de combustivel e lubificantes, recarga de celular e outros apenas com Cupom Fiscal e aqueles comprovantes de recarga emitidos pela maquineta sem que haja recibo.
Ex: O funcionário abastece(várias vezes ao dia) o carro da empresa e o posto emite um Cupom Fiscal e ele também faz recarga de celular numa casa Lotérica e/ou Loja de Conveniência e é emitido um comprovante de recarga. Detalhe não tem recibo.
Para Finalizar: Posso contabilizar despesas apenas com recibo?
Desde já, Agradeço muito.
Marco Aurelio Bitencourt
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeOlá Amsterdan, no caso de combustíveis, ele poderá solicitar junto ao posto de gasolina uma nota fiscal no final de cada mês, visto que todos os postos tem que ter a Nota Modelo 1 para atender as PJ que são seus clientes, no caso do celular, terá que lançar como despesa indedutível, haja vista que não há uma documentação aceita pela RIR. Dependendo do volume de recarga, seria interessante até sugerir um plano empresarial...
Carlito Chaves Lopes
Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidadeboa tarde,
gostaria de uma ajuda...
no mes de junho de 2009 fiz um emprestimo de R$ 200.000,00, a ser pago em 15 vezes com juros mensais de 3,40% e parcelas fixas de R$ 17.277,95.
paguei a primeira dia 10/07, segunda 10/08 e a terceira 10/09 no dia 28/09 quitei este emprestimo.
a dúvida é a seguinte; tenho um valor de juros a apropriar maior do que os juros que realmente paguei, como ajusto este saldo?
Marco Aurelio Bitencourt
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeSó pra esclarecer mais um pouco,
Como vc fez os lançamentos originais???? vc lançou o montante de juros todos de uma vez, ou iria apropriando mensalmente???
Carlito Chaves Lopes
Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidadebom dia Marco,
fiz o seguinte lançamento.
na realização do emprestimo
d-banco 200.000,00
d-juros a ap. 59.169,25
c- emprestimo 259169,25
no pagamento das parcelas que foram 3
d-emprestimo
c- banco 17.277,95
dos juros a apropriar
d-encargos financeiros
c-juros a ap. 6.346,60
a taxa de juros é 3,40 por 30 dias, como o emprestimo foi feito no dia 12/06 até o pagamento da 1ª parcela no dia 10/07 incorreu juros sobre 28 dias.
ai vem minha dúvida, o emprestimo foi quitado no dia 28/09 haviam sido pagas 3 parcelas tenho um saldo de 39.911,25 de juros a apropriar
Janete Delgado
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia a todos.
Preciso contabilizar a seguinte situação:
O depto fiscal recebeu algumas notas de simples remessa onde há destaque de ICMS e consequentemente aproveitamento como crédito.
Quando tenho apenas simples remessa sem aproveitamento de credito, lanço em duas contas de compensação (uma contra a outra). Mas quando há o crédito do ICMS tenho que lançar a débito do ICMS a pagar, mas a contrapartida não sei onde lançar, já que se lançar em uma conta de compensação elas ficariam com saldo.
Desde já agradeço a ajuda.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Olá Janete!!
Olha, neste caso você terá que lançar a contrapartida em contas de resultado, podendo aí até abrir uma conta específica de ICMS s/Remessa/Retorno de Mercadorias.
Os lançamentos devem ficar de forma que sejam idênticos à apuração da GIA, e quando você toma crédito tendo o direito do aproveitamento, você não poderá debitar a conta de ICMS à recolher porque vai comprometer a apuração.
Portanto este credito do ICMS se torna uma receita praticamente.
Por outro lado quando você faz o retorno desta remessa e debita a conta de ICMS À RECOLHER, terá uma despesa tributária.
Em se havendo a remessa e retorno tributados, estas contas fecharão com saldo zero, caso contrário você poderá ter ou uma receita ou despesa referente ao valor deste ICMS.
Esta é uma visão da situação, ficando em aberto a questão para possíveis sugestões dos colegas.
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde, Janete
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Olá Ricardo!
Ótima explanação sobre o assunto, realmente as contas de compensação podem ficar temporariamente com saldos diferentes.
São raros os casos de remessas com destaque do ICMS, mas vale dizer também que pode ser aproveitado o crédito do ICMS somente quando se adquire mercadoria que irá ser comercializada ou matéria prima e insumos integrantes no processo de industrialização.
Portando se for uma remessa que não irá fazer parte do custo operacional não se pode aproveitar o crédito do ICMS.
Aqui eu já recebi produtos quimicos de laboratório de análise de alimentos enviados de fora do Estado de São Paulo, que vieram com o CFOP 6.949 e com destaque de ICMS, que são usados para acondicionar as amostras de alimentos que o laboratório coleta.
É um caso típico que não devo tomar o crédito do ICMS.
É necessário analisar os casos, pois nem todos pode-se aproveitar o crédito do ICMS.
Sabrina Ap Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBom dia a todos,
Estou com uma duvida e nao sei como resolve-la.
Tenho uma empresa A, de equipamento medico odontologico, ela paga as suas contas, com dinheiro de terceiros. eu faço o seguinte lançamento:
D- fornecedor/despesas
C- Credores diversos (conta no passivo, como outras obrigaçoes)
Pois bem, em 2005, a mesma emprestava dinheiro para as outras empresas uma b e c, que é do mesmo ramo e mesmo dono. Em 2008 essa conta encerrou com 3.000.000,00 D . aproximadamente.
Em 2009, com outro contador, o mesmo transferiu este saldo para a conta ATIVO. ficando 4.000.000,00 D.
A minha duvida é, se essa conta se encontrar no ativo, da a entender que ele tem a recuperar ou receber este valor, sendo que a empresa passa por crise, e por meios de fiscalizaçao, quer dizer que ela tem dinheiro.
Como posso resolver esta questao??
No aguardo ansiosa..
Obrigada.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Sabrina,
A contabilidade desta empresa está - indubitavelmente - irregular, e ao que tudo indica desde 2005 (ou antes disto).
Não há como "transformar" uma conta credora (passivo) para outra devedora (ativo) sem que haja contrapartida e não vejo como se possa fazer isto quando estamos tratando de conta credora por representar créditos de terceiros decorrentes de pagamentos por conta da empresa em questão.
A rigor este não é (seguramente) o único erro. Você não pode pagar as contas e despesas de sua empresa com o dinheiro de terceiros sem justificativas legais e (pior) juntar todos estes créditos em uma única conta.
Para que uma empresa pague despesas de outra -personalidades jurídicas diferentes - e ou empreste dinheiros à outras ainda que de mesmos donos, há que serem celebrados Contratos de Mútuo com a incidência de juros e IOF sobre os rendimentos decorrentes destes "empréstimos". A não observância destas regras, fere o Princípio Contábil de Entidade e configura clara e descarada sonegação.
A única maneira de "resolver esta questão" considerando ainda os valores implícitos, será a de reunir-se com os interessados e dizer-lhe do risco fiscal a que se expõem.
Se houver o interesse de regularização, estipule seu preço, e torne a entrar em contato para desfrutar do apoio do Fórum para execução da nova tarefa.
Se não houver interesse, promova a imediata rescisão de seu Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, convicta de que estará evitando sérios transtornos e dissabores futuros.
...
Sabrina Ap Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBom dia Saulo..
Agradeço pela atençao...
Mas é o seguinte, eu estou fazendo auditoria desta empresa, por conta destes erros, a empresa esta sendo fiscalizada. E sim, nos queremos (eu e o dono) resolver esta questao o mais rapido possivel da forma legal..
Voce pode me ajudar nesta dificil tarefa..rrss
Obrigada e aguardo resposta.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Sabrina,
Bom saber que você e os interessados estão dispostos a regularizar a situação desta empresa. Isto significa muito trabalho a vista, o que em parte é bom, pois aquilatará seus conhecimentos e méritos.
De nada lhe adiantará ler aqui um monte de providências a serem tomadas, se não obedecer a determinada sequência. Mesmo porque existirão dúvidas diversas e hoje inimagináveis.
Assim vamos por partes.
Como providência primeira você deve detectar a data exata do registro das primeiras irregularidades, ou seja, saber desde quando a empresa usa dinheiro de terceiros para pagamento de suas contas.
A seguir identifique cada um destes terceiros e qual é o crédito exato (valores e datas) que têm junto a sua empresa.
Uma vez feito isto, iremos tratar das providências, registros contábeis e dos reflexos provocados pela regularização.
Precisamos saber do tipo de tributação a que está sujeita sua empresa desde a época em que foram iniciados os pagamentos com dinheiro de terceiros.
...
Sabrina Ap Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBoa tarde Saulo.
Uau....rrss
mas vamos lá.
Primeiro que a empresa é do Lucro Real.
Sobre a identificação, vou fazer um resumo para que vc entenda da melhor forma possivel.
Em 31/12/2004, encerrou a conta com 448.812,79 C, era feito transferencia banco empresa para os socios, como retirada. D- credores (passivo)
C- banco (ativo)
Em 31/12/2005, encerrou a conta com 1.012.942,80 C, feito da mesma forma com o ano anterior e tambem a partir dai começou os "emprestimos" para as outras empresa.
D- credores
C- banco.
Mas percebi conforme razao, que os depositos nao identificados do banco creditava nesta conta.
D-banco
C- credores.
Em 31/12/2006, encerrou com 2.256.269,40 D, para baixar os credores, os recebimento de cliente eles jogava nesta conta.
D-credores (passivo)
C- clientes (ativo)
Deposito de banco, ou seja, das empresas b e c para quitar os "emprestimos" era lançado nesta conta tambem
D-banco
C-credores
A partir de Fevereiro/2006, começou os pgto do banco empresa para contas pessoais e terceiros.
D-credores
C-banco
Em 31/12/2007, encerrou com 3.262.239,55 D, A partir de janeiro, o procedimento foi diferente. Começou a pagar Despesas/Fornecedores da empresa com cheque de terceiros.
D-Fornec/Desp
C- Credores... Que a partir dai, deveria diminuir minha conta credores.
Mas o recebimento de clientes continuava a ser lançada da mesma forma dos outros anos anteriores.
Em 30/06/2008, encerrou 3.882.917,23 D, com os mesmos procedimentos anterior.
A contabilidade a partir desta data, foi trocada de contador.. e quando caiu em minhas maos, percebi que ele transferiu tudo isso para o ativo tendo um saldo de 4 milhoes e alguns mil..rs
Ufa!! acabei...rrss
Espero que tenha entendido um pouco, para me tirar deste sufoco..rs
Obrigada,
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Sabrina,
Como eu disse, você vai ter muito trabalho... mas como eu também disse que a ajudaria, mãos à obra!
Vamos nos ater (por enquanto) apenas na situação de até 31.12.2004
Segundo você: "Em 31/12/2004, encerrou a conta com 448.812,79 C, era feito transferencia banco empresa para os socios, como retirada. D- credores (passivo)
C- banco (ativo)"
Para regularização você deve identificar quanto cada sócio retirou e em que datas isto ocorreu e (é claro) corrigir os registros contábeis.
Notas
01 - As retiradas para os sócios são permitidas sob três titulos ou circunstâncias:
a) - Retiradas de pró-labore - sofrem a incidência do INSS e (se for o caso) também do Imposto de Renda na Fonte
b) - Distribuição de Lucros - isentas de tributos e contribuições desde que se prove (via Balanços) que a empresa apurou lucros bastantes para serem distribuídos, que tenha disponibilidades para tanto e que não hajam débitos junto a Receita Federal e ou Previdência Social. Se não puder provar que a empresa apurou lucros em montante igual ou superior aos distribuídos, a retirada será considerada como pró-labore sujeito as retenções citadas no item 1.
c) - Empréstimos em Dinheiro - Há que se ter celebrado Contratos de Mútuo com incidência de encargos sobre os rendimentos decorrentes destes.
02 - O lançamento contábil que registra as retiradas dos sócios deverá ser efetuado da seguinte forma:
Se pagamento de Pró-labore
D - Pró-Labore a pagar (PC)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
Se distribuição de Lucros
D - Lucros a Distribuir (PC)
Se Empréstimos
D - Contratos de Mútuo a Receber (AC)
03 - Após ter o conhecimento das datas exatas e de quanto cada sócio retirou, ou seja, após identificar os débitos que totalizaram os R$ 448.712,79 você deverá transferir tais valores para as contas devidas zerando o saldo da conta "Credores Diversos". Para tanto deve determinar e agrupar as retiradas por tipo (Pró-labore, Distribuição de lucros e ou Empréstimos) pois deverão ser registradas nas contas respectivas.
Se tiver dúvidas sobre esta parte, torne a entrar em contato, se não, assim que tiver tomado tais providências informe os saldos das contas envolvidas para que possamos continuar.
...
Sabrina Ap Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBom dia Saulo,
Certo. Fiz o levantamento como descrito, ficando um valor muito baixo..rsrsrs... que acredito que seja la do passado, bem do passado mesmo....
Mas fiquei com uma duvida, eu posso arrumar a contabilidade agora, fazendo ajustes.. sendo que ja foi registro os livros??
Obrigada, e fico no aguardo!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade