x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 21

acessos 330.998

CBO para Socio administrador e empresario ( titular )

Marco Viana

Marco Viana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 23 junho 2018 | 19:29

Boa noite ! Apesar de pesquisas feitas no fórum a dúvida ainda persiste.
Com a implantação do Esocial, qual a CBO correta que devo utilizar para:

1) Sócio administrador

2) Empresário ( titular )

Desde já agradeço a atenção de todos.

GILBERTO GREGUER

Gilberto Greguer

Prata DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 21:54

Boa noite Nobres amigos!

Estou com esta mesma duvida também, se alguém conseguiu uma solução por gentileza compatilha comigo.

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

Voltaire
A.S

A.s

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 31 julho 2018 | 12:10


1231

Diretores administrativos e financeiros



1231-05

Diretor administrativo


1231-10

Diretor administrativo e financeiro


1231-15

Diretor financeiro


O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos...

Leonardo Luiz Pereira

Leonardo Luiz Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 10:13

Bom dia!

As ocupações acima tem características que exigem nível superior.
Tem micro empresário que nem ensino médio possui.
Rogo por uma solução pra essa questão.

Abraço

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 10:41

Bom dia,

Vcs vão informar o cbo de acordo com a função que o sócio ocupa na empresa, como fazemos com os funcionários.

Se ele é Contador, informe o cbo de Contador, apenas atentando as exigências de escolaridade de cada função, que podem ser consultadas no site do MTE.

Antigamente informávamos Administrador, porém, é exigido o curso superior em Administração...se ele tiver, OK, pode informar.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 12 agosto 2018 | 16:37

Leonardo Luiz Pereira ,


realmente e a realidade de milhares de empresários no Brasil, mais temos que enquadrar de acordo com a realidade tentar colocar na cbo o mais semelhante ou igual de acordo com a realidade

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

VANESSA

Vanessa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 14 agosto 2018 | 12:28

Estou usando a CBO 1414-10 - Comerciante varejista, substituindo aquele "velho administrador" que colocávamos para todos os sócios administradores.

Leonardo Luiz Pereira

Leonardo Luiz Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 10:52

Karina Louzada,

Então, qual o CBO para titular de empresa individual do ramo de transporte rodoviário com fundamental incompleto?


Grato


Bom dia!

Tenho casos como este em que o empresário individual simplesmente é o dono dos caminhões, ou seja, simplesmente administra, mesmo não tendo conhecimento técnico (curso superior) para a referida atividade dentro da empresa.
Desde já agradeço pelo empenho em nos ajudar, Karina.

Atenciosamente

eliane mol

Eliane Mol

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2018 | 10:37

ficamos sem uma resposta correta... muitas... mas nenhuma que nos atenda... continuo com as mesmas duvidas da pergunta inicial deste post.

sempre usei o cbo 1210-05 estÁ correto?

minha dÚvida É para o empresÁrio...

MARLENE A. BRANDINI

Marlene A. Brandini

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 11:29

Olá colegas, bom dia!

Tive o trabalho de baixar a relação de CBO e ver um por um e adivinhem, não há nenhum CBO que se encaixa para SÓCIO/EMPRESÁRIO Administrador.

O CBO 2521-05 - Administrador, se verificarmos nas características do trabalho esse CBO, pode ser celetista e autônomos, mas requer formação de Ensino Superior Completo, que na maioria dos casos o sócio e/ou empresário não tem, por vezes, o máximo que tem o Ensino Médio.

Os demais CBOs de Diretores como 1210-10 e 1231-10, tem como característica de trabalho serem contratados na CONDIÇÃO de empregados Celetistas e devem ter nível superior completo.

Uma vez mandei um e-mail para o MTE para a área de CAGED, perguntado ref. o CBO nessa situação, demoraram 3 meses e além de não responder, recebi uma mensagem que a o e-mail que enviei foi excluído sem ser lido.

Então minha conclusão é o seguinte, seja qual for o CBO que colocarmos estará errado, mas isso é culpa do governo que nos induz ao erro.

TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Ecl 3-1)
MARLENE A. BRANDINI

Marlene A. Brandini

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 15:13

Fredson Lopes, boa tarde!

Eu já tinha lido esse tópico que você mencionou e também outros parecidos, e lá também esbarra no mesmo problema que menciono acima.

Os CBOs que condizem com o tipo de serviços dos sócios/empresários que retiram pró-labore, as características exigem escolaridade de Nivel Superior, e no caso de DIRETORES, além do vínculo empregatício, tem que ter também Nível superior.

Eu tenho uma cartilha atualizada do MTE com todos os CBOs, e não tem CBO para sócios/empresários para área de serviços, a gente vê até alguns para área do comércio, indústria e agropecuparia, mas serviços não tem.


TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Ecl 3-1)
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 15:19

Marlene A. Brandini boa tarde,

Me fala o Cnae, e as atribuições do socio para o qual estas procurando o cbo.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 00:16

Pessoal.

Acompanho um grupo que um fiscal do trabalho foi relutante em dizer que ninguém será multado por CBO. Pq CBO não tem poder de regulamentar PROFISSÃO. Mas mesmo assim, o melhor é classificar em um CBO mais próximo possível do que o sócio/empresário exerce na empresa x escolaridade, pois tudo é incerto.

Deixei tanto sócio de Ltda como Empresário Individual com CBO 410105- supervisor administrativo, já que não exige graduação.

Só acho que um projeto que começou em 2009, todas essas bagunças e falhas já deveriam ter sido corrigidas se queriam as coisas adequadas de verdade. É uma vergonha isso.



Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.