x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 48

acessos 10.152

Instrução Normativa RFB nº 969

Marcelo Augusto

Marcelo Augusto

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2009 | 10:16

Pessoal,

Como tenho apenas 4 empresas que não são do Simples, estou pensando em fazer com que cada uma tenha seu e-CNPJ.

Mais tenho uma dúvida. Será que consigo ter 4 certificados (e-CNPJ) instalados no mesmo micro?

Obrigado.

FELIPE CAMARGO DE OLIVEIRA

Felipe Camargo de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2009 | 10:58

Oi pessoal,

Estamos acompanhando as dúvidas do fórum, e nos colocamos a disposição para ajudar a respondê-las por aqui, ou no site. Algumas delas já foram respondidas aqui, se precisarem de mais auxílio, é só falar.

Obrigado!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2009 | 07:50

Bom dia,

Considerando que é no mínimo "estranho" mantermos conversação com uma Instrução Normativa, seria interessante que você cadastrasse seu próprio nome ao invés de sigla e número.

Aproveite seus conhecimentos (que imagino vastos) e esclareça aqui mesmo, no fórum, as dúvidas de consulentes acerca do assunto.

Mesmo porque a difusão de serviços, cursos, divulgação de sites e homepages é contra as Regras do Fórum

Aqui, repito, você estará orientando muito mais pessoas do que possa imaginar.

...

FELIPE CAMARGO DE OLIVEIRA

Felipe Camargo de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2009 | 09:24

Bom dia, Saulo, tudo bem?

Esclarecendo: somos ligados a uma empresa, mas nossa intenção não é a divulgação de serviços, e sim criar um canal de informação util e gratuito a todos.

Aceitando a sua sugestão, estamos disponíveis a ajudar apenas por aqui.

Mesmo assim, caso tenha havido algum mal entendido ou desrespeito a normas do Fórum, não nos opomos a deletar ou mudar nossa mensagem.

Obrigado pela mensagem.

Abraços!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2009 | 12:16

Boa tarde amigos!

Vi a postagem do amigo Vinicius Cardozo, onde ele afirma que "com o mesmo e-CPF do contador, eu fiz uma Procuração online no site da prefeitura e consigo emitir as notas fiscais dos clientes".
Como ele está falando que emite a NF-e no site da prefeitura de B.H., imagino eu que esteja se referindo a NF de Prestação de Serviços.

Minha dúvida é: Com o meu certificado digital como contabilista, eu posso emitr a NF-e de neus clientes e também as declarações

Desde já, agradeço a atenção de todos.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Simone Mello

Simone Mello

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Tributos
há 15 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2009 | 12:21

Wilson, depois de muito insistir, ligar para várias certificadoras, eles me passaram que não pode ser utilizado o e-CNPJ ou e-CPF para assinar digitalmente a NF-e. Achei esse certificado específico somente em dois lugares.

Obrigada.

Moria Hummel

Moria Hummel

Iniciante DIVISÃO 3 , Supervisor(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2009 | 15:20

Resposta:..Marcelo Augusto...

Vc consegue ter 4 certificado instalados na maquina, mais será necessario fazer a copia de segurança..pois se formatar a maquina perderá os certificados..
São certificados tipo A1...

Abraços,

Moria Hummel

Moria Hummel

há 15 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2009 | 15:30

Oi.. Resposta: Wilson Fernando de A. Fortunato

Minha dúvida é: Com o meu certificado digital como contabilista, eu posso emitr a NF-e de neus clientes e também as declarações...

O Certificado da NF-e que emite e assina digitalmente é o certificado NF-e ou e-CNPJ.

EXISTEM 2 TIPOS DE CERTIFICADOS PARA ACESSAR E EMITIR NOTA FISCAL perante a Receita Federal:

e-CNPJ:Direcionada a pessoa juridica CNPJ e que permite outros acessos no site da Receita.

NF-e: Direcioanda a pessoa juridica PORÉM da acesso somente ao programa emissor da receita e nao permite outros acesso.

A carteira profissional do CRC vc consegue entregar as declarações desde que voce tenha aquela procuração eletronica ou a de papel protocolada na Receita delegando poderes a voce (pessoa fisica e-CPF=CRC), AGORA emitir nota fiscal com seu certificado nao consegue...conforme informação repassada acima.

Abraços,

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2009 | 17:02

Obrigado pelas respostas amigos!

Wilson, depois de muito insistir, ligar para várias certificadoras, eles me passaram que não pode ser utilizado o e-CNPJ ou e-CPF para assinar digitalmente a NF-e. Achei esse certificado específico somente em dois lugares.

Simone Mello,

Não é esta a orientação que recebi da Certisign.
Como disse Moria Hummel, com o e-CNPJ a empresa pode sim emitir NF-e.
O que acontece é que alguns aplicativos não aceitam o e-CNPJ.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Vinicius Cardozo

Vinicius Cardozo

Prata DIVISÃO 1 , Analista Tributos
há 15 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2009 | 17:24

Wilson, então deve está havendo algum erro de informações com a Prefeitura de PBH.

O contador responsavel pelo escritorio tem o Certificado e-CPF.

Através da parte de controle de acesso no site da PBH, cadastrei o contador e as empresas que a gente emite as notas fiscais aqui do escritorio mesmo.

No controle de acesso das empresas, eu concedi uma procuração para o contador que possui o certificado e-CPF dando poderes para a emissão da NF-e.

Depois disso eu consigo emitir a NF-e dos clientes assinando com o certificado do contador.

Se você estiver com dúvidas, a PBH disponibilizou um ambiente de testes no site. Lá você pode fazer qualquer tipo de operação para testar, sem ser nada oficial. O link é esse:

http://www.pbh.gov.br/bhissdigital/teste/

Vinicius Cardozo

Vinicius Cardozo

Prata DIVISÃO 1 , Analista Tributos
há 15 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2009 | 13:43

Boa tarde, Jurandyr.

Respondendo sua pergunta, o contador que tiver o e-cpf conseguirá sim emitir Pesquisa de Situação Fiscal dos clientes que passarem a procuração.

É só quando entrar no e-cpf do contador, mudar o perfil de acesso para o cliente.

RITA DE CASSIA CALIXTO

Rita de Cassia Calixto

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 14:43

_O contador Pessoa física, tem o E-CRC, para fazer a procuração digital para as empresas que tem (certificado digital, E-CNPJ) e mesmo aquelas que não tem certificado digital, precisa esse contador ter além do E-CRC o E-CPF ?

Porque, fiz algumas procurações da Receita Federal, autentiquei e levei à Receita Federal, e quando entro no site da Receita E-CAC para ver se essas procurações estão vinculadas ao contador (através do cartão E-CRC), dá uma mensagem que precisa ter o certificado digital.

Pelo que entendi, além do E-CRC o contador terá que ter o E-CPF, é isso?

alguém poderia me esclarecer ?

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 15:05

Rita de Cassia Calixto!

Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas eu também possuo em meu cartão do CRC um chipe ao qual instalei o e-CPF.

Confesso a você que desconheço este e-CRC.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Moria Hummel

Moria Hummel

há 15 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 15:33

Rita, boa tarde !

Vamos as duvidas:

Sinceramente nunca ouvi falar do e-CRC, acredito que seja a nova Carteira profissional com chip, correto?!

Hoje temos 2 tipos de procuração; a primeira de Certificado para Certificado e a segunda de papel para certificado.

Ex ( A PRIMEIRA): O cliente possue certificado (e-CNPJ e ou e-CPF) trasmite eletronicamente uma procuração para seu contador que também tem certificado (e-CPF que é igual ao CRC ou de juridica e-CNPJ que é o certificado da empresa contabil dele).

Ex: (A SEGUNDA) O cliente não possue certificado, então ele entra no site da Receita e faz uma procuração para o contador (para o CPF=CRC do contador ou para o CNPJ da empresa contabil) .

O CRC é o mesmo e-CPF, o que acontece é que as vezes cadastramos as procurações para o CNPJ da empresa e o contador tem o certificado de pessoa fisica e ou vice versa.

Me coloco a disposição para maiores esclarecimentos,

Abraços,

Moriá Hummel
0Oculto

Aldemir Pereira

Aldemir Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 15 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 07:50

Pessoal, bom dia !!
Prá mim não ficou muito claro os dois certificados, e CPF e CNPJ, ou seja, qual modalidade é melhor para a empresa ? Como tenho várias empresas.
Grato a todos

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade