Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 356

Lançamentos de Notas de devolução emitidas pelo Fornecedor

Ricardo Strelow Bergmann

Ricardo Strelow Bergmann

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 12 julho 2018 | 15:17

Boa Tarde!
Preciso de ajuda para fazer o correto registro de algumas notas de uma empresa optante pelo Simples Nacional.
Um fornecedor emitiu uma nota de venda para o meu cliente e não cancelou dentro do prazo. Por isso, o mesmo emitiu uma nota de entrada de mercadoria com CFOP 1202 (Devolução de Venda). Nesse caso a mercadoria nem saiu do fornecedor.
Em outro caso, o cliente recusou parte das mercadorias recebidas e o fornecedor emitiu uma nota de entrada dessas mercadorias recusadas.
Ressalto que em nenhum dos casos o cliente emitiu nota de devolução de compra dessas mercadorias.

Preciso saber qual a forma correta de fazer a contabilização dessas notas e se devo registrar a nota em que a mercadoria não saiu do fornecedor.

Obrigado!

José Carlos de Jesus

José Carlos de Jesus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 12 julho 2018 | 16:08

Ricardo,

Entendo que no primeiro caso, como a nota de venda não foi cancelada e ainda foi emitida nota de devolução contra seu cliente, o mesmo deverá escriturar essas operações como se fossem operações normais, visto que são documentos normais (Não cancelados).



No segundo caso, o cliente deveria ter dado entrada na nota e devolvido a parte não aceita. Caso o mesmo não tenha feito isso, o fornecedor deverá emitir outra nota com as mercadorias aceitas pelo cliente.
O que não pode acontecer, é o cliente receber parte das mercadorias sem nota.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.