x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 484

Compras com cartão de crédito

Cami .

Cami .

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 09:12

Bom dia,

Sou proprietária de uma empresa e gostaria da ajuda dos amigos para saber se é possível realizar uma operação, fazendo tudo dentro da legislação para não criar demais problemas.

Eu gostaria de fazer compras de produtos utilizados na empresa no meu cartão de crédito de pessoa física.
As notas fiscais dos produtos saem em nome da empresa, porem eu pagaria com o meu cartão físico. E logo, a fatura do cartão eu pagaria na minha conta de pessoa física, pois ela vem no meu nome.

Como posso fazer a contabilidade dessas compras mensalmente dentro da lei?

TÚLIO CÉSAR RABELLO FURTADO

Túlio César Rabello Furtado

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 16:10

Na contabilidade não pode "misturar" pessoa física com pessoa jurídica, pois fere os princípios contábeis.

O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.


Sugiro que procure orientação do seu Contador, pois as contas pessoais não podem ser pagas com dinheiro da empresa, bem como o inverso, pagar contas da empresa com o dinheiro da pessoa física.


Danilo Caetano

Danilo Caetano

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 5 anos Domingo | 2 setembro 2018 | 11:44

Bom dia a todos!
Aproveitando o questionamento do nosso colega, o que acontece se um sócio retirar dinheiro da conta banco da empresa para a pessoa física, mensalmente, sem está demonstrado no balancete que houve lucros a distribuir? Pode ser penalizado, se sim, de que maneira?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.