Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.215

Duvida como lançar comissão advinda de uma seguradora

Anderson Matheus de Carvalho

Anderson Matheus de Carvalho

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 12:22

Bom dia, gostaria de obter uma ajuda a respeito de lançamento de comissões recebidas. Temos alguns clientes que são Corretoras de Seguros. São pessoas que trabalham ou prestam serviços como corretores dentro do Banco (Seguradoras) porém não são funcionários e precisam por exigência do banco, serem PJ. Pois bem, recentemente adquirimos um software de gestão e consegui implementar aqui tudo direitinho, adaptei o plano de contas e etc...porém estou com uma dúvida sobre como lançar essas comissões no sistema. Vou demonstrar como que acontece e como eu fiz.

O Corretor X (sócio da empresa X) realiza as vendas de plano de saúde, plano de previdência, seguro auto, cartões etc...para os clientes que buscam isso no Banco ou que são indicados através do mesmo, daí o Banco paga a comissão para a empresa x, referente a cada produto vendido por ela. Essa comissão vai para a conta corrente da empresa X.

A dúvida seria como lançar isso no sistema, já pesquisei e só acho referência a comissões sobre mercadoria, a vista e ou a credito etc...

O Sistema pede, para realizar um lançamento, a data, o valor, uma conta devedora e uma conta credora.

No plano de contas eu tenho então:

A conta...Ativo>>>Circulante>>>Disponível>>>Banco Conta movimento>>>Conta Corrente Banco Brad... (coloquei ela como devedora seguindo o plano de contas padrão do sistema, é onde ficará ou entrará o dinheiro ou toda a receita da empresa)

A conta...Receita>>>Receita Bruta Vendas e Serviços>>>Prestação de Serviços>>>Comissões Recebidas>>>Brad. Vida e Previdência S/A(seria a seguradora pagando a comissão, no caso contabilizando a receita...essa conta está como credora no plano de contas).

Estaria correto então dessa forma, a comissão entra por uma conta credora na receita e vai para uma conta devedora no ativo?

Desde já agraço a atenção.

Obs. estou meio perdido, pois toda a contabilidade que fazíamos até agora era feito por planilhas no Excel, somente para contabilizar o quanto de receita entrou para apurarmos os impostos do SIMPLES. Só que agora com o e-social tivemos que adquirir o software(escolhemos alterdata) pois pelo que nos foi informado precisaríamos de um para fazer o e-social...e agora estou me adaptando.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.