x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 373

Evidência de Auditoria

Giovana Pasquali

Giovana Pasquali

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2018 | 20:40

Estou fazendo um trabalho de auditoria como prática simulada de estágio, a questão é que a empresa não possui nenhum recibo para comprovar o recebimento de valores no caixa referente as notas fiscais emitidas. No papel de trabalho de Análise da Conta Caixa, considero as notas fiscais como entrada dos valores conforme está no demonstrado no livro diário ou desconsidero por não possuírem recibo como evidência da ocorrência do fato?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 2 outubro 2018 | 00:33

Giovana,

Se você desconsidera a informação que vem da contabilidade você tem que dizer e explicar a razão. Do mesmo modo, você terá de explicar a origem dos recebimentos. Se não exitem documentos sobre os recebimentos você anota: (a) a origem da informação; (b) os cruzamentos eventualmente feitos (por exemplo, vendas você compara as informações do diário com as notas fiscais); aquilo que você não consegue provar ou evidenciar você explica a razão.

Enfim, auditor checa, compara e explica. Bons estudos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.