x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.184

Empresa de cobrança terceirizada

 VANESSA HOICHI

Vanessa Hoichi

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Processos
há 5 anos Terça-Feira | 11 setembro 2018 | 08:21

Bom dia,

Contratamos uma empresa terceirizada para cobrança dos nossos títulos vencidos há mais de 90 dias, essa empresa entra em contato com o cliente e faz o acordo. Digamos por exemplo que tenho um título de R$ 2.000,00 a empresa de cobrança cobra 2.100,00 do cliente que depositará direto na nossa conta, porém os R$ 100,00 é referente aos honorários da empresa terceirizada que posteriormente irá emitir uma nota para repassarmos esse valor a ela.

Gostaria de saber como podemos contabilizar essa operação, sendo que se no recebimento terei apenas o título de R$ 2.000,00 para baixar, mas receberei R$ 2.100,00.

como estamos fazendo hoje:

R$ 2.000,00
D: Clientes a receber
C: venda de mercadoria

no recebimento
D: banco
C: Clientes a Receber

R$ 100,00 (contabilização automática do sistema)
D: banco
C: Juros Recebidos

NF empresa de cobrança R$ 100,00
D: serviços
C: Fornecedor

D: fornecedor
C: banco

Seria correto registrar o valor recebido a maior como juros recebidos e no repasse como despesa?


Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 11 setembro 2018 | 11:36

Vanessa,

A contabilização sugerida está certíssima. São duas relações jurídicas: uma com o seu cliente que lhe pagará um adicional pelo atraso, e, por isso, o registro com receita financeira está correto. A segunda relação é firmada com o prestador de serviços que receberá pelo serviço prestado.

 VANESSA HOICHI

Vanessa Hoichi

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Processos
há 5 anos Terça-Feira | 11 setembro 2018 | 11:52

Oi Edmar,

Sabe qual é meu receio... contabilizar como receita valores que não são meus, que serão repassados e distorcer meu balanço, pois o valor que o cliente está pagando a maior é a "comissão" da empresa terceirizada.

Mesmo desta forma minha contabilização está correta?

Obrigada pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.