Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 293

Obrigação das notas impressas

Camila Mayer

Camila Mayer

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2018 | 15:09

Olá!

Trabalho em um escritório contábil e queria saber se é obrigatório que os nossos clientes enviem as notas impressas, ou se só o arquivo XML e PDF é suficiente.
Saberiam me dizer algum embasamento legal sobre isso?

Karina Cristina Januário da Silva

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 5 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2018 | 16:33

Camila Mayer,

O documento fiscal válido é o XML, porém mesmo com a instituição da nota fiscal eletrônica, os documentos físicos ainda são solicitados em fiscalizações. A guarda do XML obedece aos mesmos 5 anos da guarda dos antigos documentos físicos.

Se seu cliente não está enviando as notas impressas não há problemas, mas a guarda destes documentos está sob a sua responsabilidade? Caso esteja, converse com seus clientes e lhes informe a necessidade de enviar os documentos impressos.

Se não houver acordo quanto a esta questão, há a possibilidade de que você mesma faça a impressão através de sites específicos e depois , se for o caso, cobre as impressões que forem necessárias do cliente junto à sua mensalidade (informar o procedimento antes de colocar em vigência). Essa cobrança pode motivá-lo a enviar os documentos.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.