Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 966

Furto no Livro LALUR

Yan Ribeiro

Yan Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2018 | 08:41

Bom Dia,

Amigos,

Estou escriturando o livro lalur, e preciso lançar FURTO.
Esse furto já foi feito o registro na policia e tudo.
Gostaria de saber como escriturar esse Furto no livro lalur.

No meu caso, Escriturei o valor do furto a crédito em Adição.


Favor me orientar como fazer com essa ocasião.


Atenciosamente,


Obrigado

Wandeson Mendonça Rodrigues

Wandeson Mendonça Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2018 | 14:07

Yan Ribeiro, Boa tarde, não sei se ira te ajudar, tive algo meio semelhante, no caso foi uma perda por catástrofe ( a chuva forte molhou uma parte do estoque ), orientei levantar o que se perdeu, e emitir uma nota de perda ou deterioração, e a baixa fiz direto no estoque em contra partida com despesa.

C - Estoque p/revenda
D - Perda de estoque ( deterioração, furto ou catástrofe ).

Pedi para tirarem fotos do deposito onde aconteceu os fatos, e anexarem na NF-e.

Espero ter ajudado

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2018 | 20:32


Yan,

O valor só não será dedutível se não houver comunicação à polícia. Logo, não há o que adicionar se fosse cumpre esse preceito.

Veja, a respeito o que está no item 50 do ANEXO I - TABELA DE ADIÇÕES AO LUCRO LÍQUIDO CONSTANTE DA IN 1.700/2017.

O valor correspondente aos prejuízos por desfalque, apropriação indébita e furto, por empregados ou terceiros, quando não houver inquérito instaurado nos termos da legislação trabalhista ou quando não apresentada queixa perante a autoridade policial, conforme disposto no § 3º do art. 47 da Lei nº 4.506, de 1964.

Yan Ribeiro

Yan Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 15:05

Print Lançamento

Boa Tarde Amigos,


Bom, como furto foi comunicado a Policia, então posso usar o valor do furto como despesa dedutível.

A questão é, onde escriturar essa despesa no livro lalur?
Utilizo o sistema Protheus, Favor verificar se lancei de forma correta(lancei nas adições da parte A).


Atenciosamente,


Obrigado.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 16:54

Yan,

No Lalur você só escritura o que é não dedutível e não tributável como ajustes so lucro do período. Se a despesa é dedutível não há que escriturar pois ela já está considerada no resultado do período.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.