x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 15

acessos 4.689

Alteração de contador via DBE

Sandro

Sandro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2018 | 13:08

Boa tarde,

Prezados colegas, estou com a seguinte dúvida:

Fiz uma alteração de contador via DBE usando certificado digital do próprio cliente e consultando o status a seguinte msg aparece: "Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada. Sua solicitação foi atendida.".

Pode-se dizer então, que pelo fato de eu usar o certificado do próprio cliente (interessado), não há necessidade de apresentar o documento assinado e autenticado na RFB?

Att,

Sandro J Oliveira
Contador - CRC-SC 040660/O-3
Sandro

Sandro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2018 | 11:12

Bom dia,

Alexandre, você tem a opção de fazer a alteração sem precisar enviar por certificado digital, mas creio que neste caso, terá que imprimir o DBE, autenticar e levar até a RFB, pois eu já precisei fazer desta forma também e este foi o procedimento.

Att,

Sandro J Oliveira
Contador - CRC-SC 040660/O-3
Sandro

Sandro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2018 | 13:38

Boa tarde,

Fernando, obrigado pela informação, mesmo acreditando que hajam coisas mais importantes para fazerem como a reinclusão do contador no MEI, uma vez que, acho quase impossível algum contador se desvincular de um cliente pelo simples fato de ele não possuir o certificado digital, considerando o fato de ser facultativo para aqueles que estiverem incluídos na previsão legal.

Att,

Sandro J Oliveira
Contador - CRC-SC 040660/O-3
Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 6 junho 2019 | 08:53

Bom dia, Pessoal!

Estou com uma duvida:

Fiz uma alteração de contador (via Redesin) usando certificado digital  e o meu pedido foi deferido em apenas um dia, sem a necessidade de apresentar documentação (DBE)

A utilização do certificado desobriga a apresentação de documentação autenticada?

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 7 junho 2019 | 08:25

Bom dia, Marcelo

Cada processo tem suas particularidades, mas em tese, não. A assinatura digital não desobriga apresentar documentação autenticada.

Exemplo: Alteração contratual registrada em cartório. Você pode assinar o DBE com certificado digital, mas isso não dispensa a necessidade de enviar para RFB, além do DBE assinado digitalmente, cópia autenticada do ato.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 7 junho 2019 | 17:48

Boa tarde, Fernando!

Também penso dessa forma, porém o sistema já concluiu minha solicitação e inclusive já consta como deferido o meu pedido.

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 13 junho 2019 | 09:27

Bom dia, Fernando!

Obrigado pela informação. 

Porém, a RFB autorizou a alteração sem a necessidade de apresentar nenhuma documentação, inclusive já sincronizou a alteração também para o estado.

O engraçado é que a alteração não valeu para os CNPJ's filiais. Pelo que diz as regras, as alterações de representante legal e de contador são centralizadas no matriz. (estou certo?).

Abraço!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 11:13

Bom dia, Fernando!

Fiz a alteração para cada uma das filiais, e nenhuma delas gerou DBE, o deferimento foi automático. 

O prazo de deferimento foi menos de 48 horas.

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.