Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 242

Exportação de Serviços - Manutanção de Recursos no Exterior

Luciano Santos

Luciano Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 5 anos Sábado | 13 outubro 2018 | 11:42

Bom dia!

Tenho uma empresa no Simples que presta serviços de TI para o exterior. Até o presente momento emito NFs para o tomarado estrangeiro, o que isenta de alguns impostos federais ao emitir a guia do simples dependendo do CNAE do serviço e outros fatores. Também mantenho registro das invoices que emito para os clientes.

As coisas andaram um pouco confusas porque mantenho parte dos recursos recebidos no exterior. Contratei uma consultoria jurídica para me auxiliar sobre câmbio. O relatório me informa que é legal manter parte ou a totalidade dos recursos provenientes de exportação no exterior, com o devido registro. Nesse caso a emissão das notas fiscais deve seguir uma determinada cotação informada pelo BC.

Também confirmam que não há ilegalidade em fazer a distribuição de lucros e dividendos da pessoa jurídica para os sócios em moeda estrangeira, que é o que desejo fazer.

A dificuldade que tenho no momento é em encontrar uma assessoria para operacionalizar esses procedimentos da forma correta. Alguém tem algum caminho ou indicação para me auxiliar?

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.