Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 36

acessos 16.964

Certificado Digital - Obrigatório

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2010 | 13:09

Bom dia Miriam,

A despeito de seu escritório ser optante pelo Simples Nacional, nada o impede de ser o procurador (outorgado) de seus clientes perante a Receita Federal.

Tanto assim é que qualquer Pessoa Física (que não é optante por sistema tributário algum) pode também ser procurador de empresas junto a Receita Federal.

...

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 08:50

Mirian, O procedimento que nossa amiga Elisabete citou acima esta correto, até onde eu entendi a Lei, somente o escritório já tendo o certificado digital, o mesmo poderá entregar sim todas as obrigações de seus clientes mesmo que eles não tenham certificado digital.

Mas ATENÇÃO; as empresas que são do LUCRO REAL não se enquadram nessa situação, ou seja, elas precisam ter certificado digital também, não bastanto somente a procuração eletrônica.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 23 janeiro 2010 | 16:51

Boa tarde,

As empresas optantes pelo Lucro Real podem outorgar Procurações Eletrônicas sem a necessidade de possuir o e-CNPJ (sim). Mesmo porque não há a necessidade de, neste caso, outorgar a Procuração, se a entrega das Declarações pode ser feita com e-CNPJ.

A Procuração Eletrônica cuja a exigência do uso está para ser escalonada e prorrogada, visa eliminar a exigência de todas as empresas possuirem o e-CNPJ, podendo (indiretamente) usar o e-CPF do contabilista ou o e-CNPJ do escritório de contabilidade.

As empresas do Lucro Real - hoje sujeitas ao Sped Contábil (ECD) - entregarão os arquivos à Receita Federal com o e-CPF do Contabilista e o e-CPF do responsável pela empresa, uma vez que os livros e as Demonstrações Contábeis devam ser assinadas pelos dois.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 20:17

Boa noite João,

As empresas optantes pela sistemática do Simples Nacional, farão uso da Certificação Digital para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas se obrigadas a emissão destas.

Para os demais casos, por enquanto, estão dispensadas.

...

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 maio 2011 | 09:51

Bom dia.

E a respeito do certificado eletrônico grátis para empresas do Simples, alguém sabe como funciona ou como anda a situação dessa opção?

Obrigado.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.