x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 365

Filial para compra e ICMS com alíquota menor

Vinicius Gavilan

Vinicius Gavilan

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2018 | 23:57

Boa noite,

Tenho um cliente em potencial que é ME pelo Simples Nacional, que me passou uma questão na qual não sei como aconselhá-lo.
Ele trabalha com e-commerce, e importa seus produtos tendo sua matriz em SP-capital, e reclama da alíquota alta de ICMS pois reflete no valor do custo na compra e consequentemente na margem de lucro na venda.
O mesmo disse que concorrentes estão abrindo filiais sem estoques fora do estado devido ao ICMS menor para comprar/importar, aumentando suas margens.

Minha pergunta é:

Isso é viável, pode ser feito?
E quanto ao Difal e seus cálculos o que fazer?

Desculpem, mas estou um pouco perdido e retornando para área depois de um bom tempo e não sei como assessorá-lo.

Obrigado a todos.

Karina Cristina Januário da Silva

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 5 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2018 | 12:14

Vinicius Gavilan,

A viabilidade tem que ser analisada, pois depende de várias informações provenientes das contabilidade da empresa, mas pode, sim, ser feito.

Se a compra será de mercadorias para revenda, não há o que se falar em diferencial de alíquotas.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
fernando bento

Fernando Bento

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Tributário
há 5 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2018 | 15:54

Boa Tarde
Algumas empresas abrem os chamados centro de distribuição, assim em uma operação de venda a ordem triangular podem reduzir os valores dos impostos.
Infelizmente o estado de SP cobra ICMS-ST e diferencial de alíquotas , para as mercadorias que entram no Estado.
Mas o Estado de SP o contribuinte do Simples Nacional que pratica a venda e-commerce , pode solicitar um regime especial para dispensa de recolhimento do ICMS-ST, conforme o Decreto nº 57.608/2011.
at.

email : @Oculto
Linkedin:linkedin.com/in/fernando-bento-32301a33/
Twitter : Fernando Bento @Fernand80212601

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.