x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.566

Venda de embalagens

Karina Cristina Januário da Silva

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 5 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2018 | 12:48

Bom dia,

Imaginemos a seguinte situação:

*A empresa compra uma mercadoria, em forma líquida por exemplo, utiliza o conteúdo da embalagem e fica com os potes vazios.
*Por ser uma empresa comercial (equiparada a industrial), que tem mercado para estes potes, ela quer vender estes potes vazios.
*A empresa adquiriu o conteúdo dos potes e já os utilizou, portanto as embalagens vazias sequer fazem parte de seus estoques.


Sabendo que esta empresa recebe estes itens em larga escala, como é possível que ela revenda estas mercadorias? Lembrando que não será efetuado nenhum processo de alteração das características das mercadorias.

A Consulta 16.615/2017 diz que estes itens devem ser tratados fiscalmente somente no SPED Fiscal, mas como estes produtos devem ser tratados na contabilidade?

Na venda, qual a forma de custear e tratar financeira e contabilmente o recebimento da receita?

Qual custo será considerado para as mercadorias?

Alguém saberia me dizer como esta operação é tratada em grandes empresas (Nestlé, Coca-cola, etc), pois acredito que elas também façam venda de embalagens que lhe são inservíveis mas comerciáveis?

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2018 | 12:22

Boa tarde Karina,

trabalho em uma grande empresa de fabricação de fertilizantes e temos situação semelhante, compramos algumas matérias-primas ensacadas e utilizamos somente o material, "sobrando" a sacaria... essa sacaria nós vendemos como sucata, o valor é definido por nós mesmos em acordo com o comprador, visto que geralmente essa sucata servirá para reciclagem e não tem alto valor comercial, porém conseguimos alguma receita além da questão da correta destinação desse resíduo. Damos saída como OUTRAS SAÍDAS NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE, operação tributada pelo PIS/COFINS e ICMS (SE).

Atc

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
João Alves de Menezes Júnior
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128
Karina Cristina Januário da Silva

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 5 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2018 | 12:51

João Alves de Menezes Júnior,

No nosso caso as embalagens não seriam vendidas como sucata (opção que eu já havia levantado para a direção), pois o cliente não aceita esta classificação do material.

As embalagens tem que sair teriam que ser tratadas como mercadoria para revenda.

A Consulta 16.615/2017 diz como estes itens devem ser tratados fiscalmente, mas não menciona a de que forma estes itens devem se comportar na contabilidade.

Sou especialista na área fiscal e não tenho experiência contábil, porém estou sendo questionada sobre o processo completo.

Querem saber qual o custo que deve ser lançado, como dar entrada no estoque sem nota fiscal, contabilização das receitas, etc.

Ainda tenho muitos pontos a responder e nem sei bem quais perguntas fazer...

Agradeço seu retorno e se puder me auxiliar em mais algum esclarecimento será muito bom.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.