Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 154

Quais os cuidados que se deve ter ao emitir uma Nota de Débi

Bruno Tortato Furtado

Bruno Tortato Furtado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Programador
há 5 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2018 | 15:44

Olá,

Trabalho como empresário individual em uma empresa do Simples Nacional que exerce atividades no anexo 5. O faturamento anual é inferior a R$180.000,00.

Estou prestando serviço para uma empresa em outra cidade, portanto preciso viajar 2x/mês. A empresa citou a possibilidade de emissão da Nota de Débito para que sejam realizados os reembolsos do custo com transporte e alimentação.

Em resumo, mensalmente terei de emitir uma nota fiscal com o valor referente a prestação de serviço e outra nota de débito, para que seja realizado o reembolso. A nota de débito seria seria apenas para controle de ambas as partes e não haveria cobrança de impostos.

1. Há algum empecilho legal para a emissão da Nota de Débito neste caso?

2. É necessário que isso esteja descrito no contrato de prestação de serviço para proteção caso haja questionamento por parte da receita?

3. É necessário que as notas que comprovam gastos (nota do combustível, nota da refeição, entre outros) sejam armazenadas caso haja questionamentos da receita?

4. É necessário declarar as Notas de Débito?

Explicação de outros pontos importantes que não estou considerando também serão bem-vindos.
Agradeço a atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.