Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.734

Restituição Saldo Negativo - duvida sobre valor atualizado.

Marcio Antonio Matos da Silva

Marcio Antonio Matos da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar
há 5 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 11:44

Prezados

Boa tarde.

desde já agradeço a ajuda, estou com uma duvida sobre a restituição de saldo negativo de IRPJ e CSLL, uns 2 anos atras efetuaei uma compensação e lá eu informava o valor Original do crédito e o valor que vai ser restituído ou seja atualizado pela selic dos 5 anos, estou efetuando uma nova restituição pela Dcomp 6.8a e ele não deixa eu colocar o saldo atualizado do imposto somente o original, ou seja, toda a selic do tempo que o imposto ficou parado é perdido?.

Para exemplificar melhor meu saldo original é de R$ 464.621,72 ele atualizado a selic de 51,39% da um valor total de R$ 703.390,82, porém o sistema deixa apenas inserir o valor de 464 e não tem campo nenhum para informar a Selic ou o valor atualizado.

nesse caso minha duvida é vou restituir apenas o valor de 464.621,72?. ou a receita vai atualizar o valor e me devolver 703.390,82 mesmo que não eu não visualize na declaração?.

Grato.

att

Cindy Hellen Souza Oliveira

Cindy Hellen Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 12:06

Dependendo do que você for compensar deverá ser feito pelo PerdComp Web, onde será atualizado o saldo automaticamente antes da compensação.

Quais tributos está tentando compensar??
Qual a origem do saldo de compensação?

O correto é realizar a compensação considerando a selic, a qual começa a contar (a valer efetivamente) a partir do reconhecimento do saldo já requerido (ou seja, só começa a contar o tempo para atualização a partir da data da Per).
Digo isso pois caso tenha feito a Per a pouco tempo e esteja tentando atualizar o saldo desde a data da ocorrência não irá conseguir.

Qualquer coisa discorra melhor alguns detalhamentos para que eu tente te ajudar.

Atenciosamente,

Cindy Hellen S. Oliveira
e-mail: [email protected]
Marcio Antonio Matos da Silva

Marcio Antonio Matos da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar
há 5 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 13:02

Cindy obrigado pela resposta o saldo refere-se à Retenção na fonte de IR que se torna saldo negativo de IRPJ + estimativa IRPJ e CSLL Saldo negativo tb.

Segundo a receita:

Saldo negativo de IRPJ ou CSLL

Obs.: Ainda não é possível o detalhamento do crédito de saldo negativo de IRPJ ou CSLL no PER/DCOMP Web. Neste caso, o contribuinte deve utilizar primeiro o Programa PER/DCOMP e, após, poderá preencher o PER/DCOMP Web para fazer compensação ou pedido de restituição, informando que o crédito foi detalhado em PER/DCOMP anterior.

pelo que eu entendi primeiro faço uma per/dcomp normal depois faço uma web para atualizar o valor.

Guiomar Nogueira

Guiomar Nogueira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 28 novembro 2018 | 16:14

Olá Marcio,
eu fiz nessa nova versão 6.8, informei apenas o" valor original inicial " (vlr pago) e valor do crédito original na data da transmissão (mesmo vlr) e o sistema fez o cálculo automaticamente no campo "crédito atualizado"
Você fez a atualização das tabelas?
Ele carrega a selic acumulada e faz o cálculo conforme as suas informações.


Espero ter ajudado.


Guiomar

Marcio Antonio Matos da Silva

Marcio Antonio Matos da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar
há 5 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2018 | 11:34

Guiomar Nogueira, esse campo de crédito atualizado não aparece, mesmo fazendo pela dctf web só tem dois campos, "Valor Original do Crédito Inicial" e "Crédito Original na Data de Entrega" que só pode ser igual o menos, e fica aparecendo como "Valor de Restituição" somente o valor original e em lugar nenhum visualizo a selic de 51,93%.

Cindy Hellen Souza Oliveira

Cindy Hellen Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2018 | 16:35

Marcio Antonio Matos da Silva as informações deste saldo foram transmitidas na ECF?? pois temos o art. 161-A da IN/RFB nº 1.717/17 que condiciona o aproveitamento do saldo negativo à prévia transmissão da Escrituração Contábil e Fiscal – ECF, que desde 2014 substitui a DIPJ da empresa. Como a ECF deve ser transmitida, via SPED, até 31 de julho do ano seguinte (IN/RFB nº 1.422/13, art. 3º), cria-se uma espécie de “carência” de 6 meses para a utilização do saldo negativo.
Após isso, existem tabelas na PER/DCOMP que você baixa do site da RFB que vem com as informações da Selic para ajudar a atualizar os saldos.
Creio que não estará muito funcional, verifique novamente no e-cac se não tem como fazer por lá a perdcomp pois eu acessei e lá tem o saldo negativo como opção nova (idg.receita.fazenda.gov.br). Qualquer coisa entre em contato novamente, caso eu demore a responder pode me enviar um e-mail.

Atenciosamente,

Cindy Hellen S. Oliveira
e-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.