Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 439

Crédito ICMS sobre os Conhecimentos de Transporte

Jessica Teixeira

Jessica Teixeira

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 7 dezembro 2018 | 14:33

Boa tarde,

Uma empresa que revende produtos esportivos para consumidor final, não contribuinte e órgão Publico pode se creditar na entrada dos valores de ICMS referente aos conhecimentos de transportes contratados?

Jessica Teixeira

Jessica Teixeira

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2018 | 10:17

Bom dia, Lucas Santana Costa

Como diz na Normativa CAT 01/01 : 3.6. frete Aquele relativo a tomada do serviço de transporte intermunicipal ou interestadual, pago ou não pelo regime de substituição tributária de que trata o art. 317 do RICMS, quando diretamente relacionado com o processo industrial e/ou comercial ou de prestação de serviço

4. Há de ser observado, como regra geral, e enfatizando o que já foi delineado no item 1 deste trabalho, como também de acordo com as normas de regência, não dá direito ao crédito do valor do ICMS destacado no documento fiscal relativo às entradas ou aquisições de mercadorias, bens e serviços, quando relacionadas com operações ou prestações isentas ou não tributadas, exceto em relação às operações ou prestações tributadas, incluindo nestas aquelas com o lançamento do imposto diferido, ou, ainda, quando há expressa autorização para que o valor do crédito seja mantido

No caso do meu cliente ele revende materiais esportivos e contrata esses fretes para entrega das mercadorias tributadas normalmente, porem o destinatário é consumidor final. Sendo assim, não tendo uma posterior saída dessa mercadoria revendida pelo meu cliente, nessa operação ele tem direito ao redito sobre esse frete que ele contratou?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.