Saulo, boa tarde!
Realmente, este lançamento de débito e crédito na conta compras de mercadorias não serve de nada, é mais fácil e menos trabalhoso eu fazer o lançamento diretamente para o estoque!
Não entendi este seu questionamento abaixo:
Por que o lançamento na conta primeira e não diretamente na de "Custos dos serviços prestados"
DRE ou em "Compras de Mercadorias" também no DRE que será zerada pelas transferências para o estoque ou diretamente para "Custo dos serviços prestados"?
Tenho uma outra dúvida, por exemplo... a empresa do fato é prestadora de serviços de manutenção e comércio de peças, no caso pedi para ela distinguir em separado nas notas de compra qual mercadoria será utilizada para revenda e qual para serviço. Deste modo, por exemplo,(NO CONTÁBIL) o estoque de mercadorias para revenda se esgotou, restando somente mercadorias no estoque de mercadorias p/ utilização na prestação de serviço. E a empresa emite
nota fiscal de venda, sendo que contabilmente falando não existe mais estoque de merc. p/ revenda, até porque esta distinção e cuidado com o controle de estoque é somente no Contábil, em Micro e Pequenas empresas é raro, para não dizer que é impossível eles terem este controle, pois eles misturam tudo e pegam a mercadorias que seria para serviço e as vendem e vice-versa. Enfim, o que seria o correto a fazer ?? A transferência de estoques entre si é permitida para sustentar a venda como no exemplo???
Obrigado Saulo, pela sua disposição em ajudar!!!