x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 23.685

Contabilização de Rendimento de Aplicações Financeiras que n

Elton de Jesus

Elton de Jesus

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2018 | 09:32

Bom Dia Colegas, estou com algumas dificuldades em relação á contabilização de rendimentos de aplicação financeira. Estou contabilizando e conciliando alguns extratos bancários de uma construtora, com o regime de tributação Lucro Presumido. Não achei outras explicações sobre esse tema em especifico, mas a minha duvida é;

Como contabilizar um rendimento de aplicação financeira mesmo não ocorrendo resgate do rendimento ou de outro valor.

Ex. Outubro
Saldo Anterior: R$ 320.147,25. Aplicações: R$ 0,00.
Resgates: R$ 0,00. Rendimento Bruto: R$ 3.457,28. Imposto de Renda: R$ 0,00. I.O.F: R$ 0,00. Rendimento Liquido: R$ 3.457,28. Saldo Final: R$ 323.604,53.

Lançamentos.

D. Aplicação Financeira BB DI 500.
C. Receita Financeira á Apropriar (Conta redutora AC) ........................... R$ 3.457,28.

Gostaria de saber se esse lançamento esta correto e se esse rendimento poderá fazer parte da base de calculo para apuração do IR no 3º Trimestre/2018.

D. Receita Financeira á Apropriar (Conta redutora AC). C. Rendimentos de Aplicações Financeiras (Receita)....................................R$ 3.457,28.

Elton de Jesus 
Contador
CRC SP 338530/O-6
Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2018 | 23:40

Elton,

Em relação a conta credito, eu lanço direto na Receita Financeira, sem transitar por essa conta redutora.

D - banco
C - Receita financeira

Rendimento mensal da aplicação financeira não entra para a apuração de calculo do imposto trimestral, apenas quando houver resgate, ai o rendimento sobre o resgate você leva para a apuração.


espero ter ajudado. Sucesso!

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Elton de Jesus

Elton de Jesus

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2018 | 11:04

Bom Dia Renato

Não entendi esse lançamento. O saldo final da aplicação financeira não ficaria diferente ao do extrato bancário, quando não houvesse resgate ?
Seguindo esse lançamento.

D. Bancos
C. Receita Financeira

Elton de Jesus 
Contador
CRC SP 338530/O-6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.