x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 274

erro da contabilidade ou minha ?

tiago

Tiago

Iniciante DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2018 | 12:48

bom dia a todos, tenho uma empresa que tem dividas do simples desde 2013, porem quase todos os das foram pagos na data , com IMUNIDADE DE PIS E COFINS, em marco deste ano a contabilidade retificou e isso me gerou quase 300 mil em dividas multas e juros, ela me propos fazer um pert que eu aceitei pois sou leigo no assunto, e agora tenho uma divida confessada que até onde entendo não devo, queria saber como proceder, o problema é meu ou do escritorio ? notas de entrada nao me foram pedidas desde 2013, quem me ensinou a preencher a nota fiscal foi a propria contadora, nunca sai do que me foi informado quanto ao preenchimento de impostos dos produtos, estou realmente desesperado pois é uma divida maior que o valor da minha casa, e pra piorar se fosse feito coretamente nos meses em que teriam de ser cobrados eu teria o dinheiro para pagar .

agradeco a todos que puderem me ajudar .
att
Tiago

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2018 | 12:57

Tiago,

Esse caso é realmente bastante delicado.

Os produtos que você vende realmente têm a imunidade de PIS/COFINS? Quem informou sobre a imunidade? Foi dada a fundamentação legal da imunidade? Você foi previamente informado das retificações? E dos valores a pagar oriundos das retificações?

Entenda que são inúmeras as perguntas que cercam esse caso.

Em minha humilde opinião, antes de acharmos o "culpado" da história, precisamos entendê-la em todos os detalhes.

Forte abraço.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
tiago

Tiago

Iniciante DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2018 | 13:09

Daniel Garcia
, respondendo

os produtos que você vende realmente têm a imunidade de PIS/COFINS?

praticamente brinquedos de ncm 95030099, antigamente 95039090


Quem informou sobre a imunidade?

ninguem descobri olhando alguns originais das retificacoes, senão ainda nao saberia

Foi dada a fundamentação legal da imunidade?

segundo a contadora, o valor do das no sistema dela dava diferenca para o da receita e ela colocava imune pra bater os valores do sistema dela com o da receita

Você foi previamente informado das retificações?

nao, fui informado que tinha uma divida que precisava ser parcelada ou sairia do simples, quando descobri sozinho do que se tratava questionei o escritorio que me respondeu que nao fui informado porque uma mensagem na receita bloqueou a emissao de das em marco até que fossem feitas as retificacoes , eles fizeram e 7 dias depois me informaram da gigantesca divida

E dos valores a pagar oriundos das retificações?

igualmente nao recebi uma simulacao do pert onde ja constavam todos os meses pagos em aberto, exemplo: 13 mil de das em fev.13 pago na data , no pert aparece 3 mil e pouco referente a pis e cofins e mais 3mil de multa e juros por 4 anos de atraso




________________________________________________________________________________________________________


Boa tarde Danilo, sim cerca de 130 mil de DAS em atraso , responsabilidade totalmente minha , o restante dos 324 mil, pis e cofins das retificacoes de 40 DAS pagos na data correta , mais juros e multa sobre os mesmos

Danilo de Souza Silva

Danilo de Souza Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2018 | 13:42

Tiago,

Será que existe probabilidade de uma parte dos tributos, não estarem descaídos ? (5 anos a contar do fato gerador até o momento do parcelamento).
Decadência não se sujeita a suspenção/interrupção.
mas ai vc precisaria fazer uma consulta com um advogado tributarista. (tem q ver se vale a pena)

tiago

Tiago

Iniciante DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2018 | 13:44

Danilo de Souza Silva , creio que nao , uma vez que o pert-sn é uma confissao da divida. mas como disse sou leigo no assunto. talvez valha a pena proocurar um adv tributarista...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.