Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 237

Escrituração Contabil

Priscilla

Priscilla

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2018 | 16:37

Ola Boa tarde!

Tenho um cliente que presta serviços e estudos cartográficos e ambientais, atividade principal é 71.19-7-01: Serviços de Cartografia, topografia e geodésia. Sendo que o ambiente de trabalho geralmente é no interior, e as prefeituras não emitem nota fiscal. , contudo, ele recebe recibos.

Como posso registrar os recibos na contabilidade de forma correta, já que não tenho um documento hábil? Despesa mesmo? Posso colocar como adiantamento de distribuição de lucros?

A empresa é tributada pelo Lucro Presumido.

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2018 | 17:01

Priscilla,

Confesso que nunca vi um caso onde uma Prefeitura não disponibiliza uma forma de emissão de NF aos seus contribuintes, por mais rudimentar que seja.

Uma prestação de serviços deve ser acobertada com um documento fiscal válido, que no caso seria a NF.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Priscilla

Priscilla

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2018 | 17:11

Exemplo:

O cliente vai em uma cidade prestar serviços de topografia, e tem que se hospedar em uma pousada, a hospedagem, alimentação, transporte ate chegar na cidade é uma despesa para empresa, pois para ele prestar os serviços precisa ficar na cidade, contudo, essa pousada não emite NF, e sim um recibo.

Como devo contabilizar esse recibo, já que é uma despesa sem nota fiscal?
A principal despesa da empresa é hospedagem, transporte, alimentação

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.