x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 55

acessos 24.281

Camila Vieira da Silva

Camila Vieira da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 10:37

Bom dia.

Estou tentando transmitir a DCTF mas está aparecendo o erro:
"A pj informou que não alterou o regime segundo o qual as variações monetárias e cambiais serão consideradas em seu resultado e não exite DCTF ativa referente a PA anterior do mesmo ano-calendário na qual tenha sido informado qual o regime adotado(caixa ou competência).

Apenas o mês de Janeiro está como "não se aplica", todos os outros meses estão como "sem alteração do regime", o que posso fazer para sanar esse erro?

ALEXSANDER DOS SANTOS

Alexsander dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2019 | 11:31

Não estou conseguindo transmitir a dctf versão 3.5a com receitanet 1.17 de comp 11/2018 ,aparece a seguinte informação: ... ao PA 04/2018 com forma de tributação igual a Não preenchido. onde fui verificar é uma DCTF Inativa que não habilita o referido campo de informação .................

Alguém teve este problema?

Como Resolver?

è o campo FORMA DE TRIBUTAÇÃO DO LUCRO
DCTF 2018
Comp 01/2018: FORMA DE TRIBUTAÇÃO DO LUCRO Imune
Comp 02/2018: FORMA DE TRIBUTAÇÃO DO LUCRO Imune
Comp 03/2018: FORMA DE TRIBUTAÇÃO DO LUCRO Imune
Comp 04/2018: - Inativa que não habilita
Comp 05/2018: FORMA DE TRIBUTAÇÃO DO LUCRO Imune
Comp 06/2018: FORMA DE TRIBUTAÇÃO DO LUCRO Imune
Comp 07/2018: FORMA DE TRIBUTAÇÃO DO LUCRO Imune
Comp 08/2018: FORMA DE TRIBUTAÇÃO DO LUCRO Imune
Comp 09/2018: FORMA DE TRIBUTAÇÃO DO LUCRO Imune
Comp 10/2018: FORMA DE TRIBUTAÇÃO DO LUCRO Imune

iara andrade

Iara Andrade

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 13:48

Pessoal, Boa tarde
No meu caso o erro esta aparecendo para o mês 11/2018
A empresa esta sem movimento, todo mês enviamos a DCTF, tem meses que o envio é normal , gerando o recibo e outro meses ao tentar enviar aparece a mensagem q esta indispensável. E assim vamos seguindo.
Ao tentar enivar o mês de novembro o sistema apresentou a mensagem que setembro esta como a opção "nao se aplica" , ao retificar setembro (colocando" sem alteração") , quando fui enviar apareceu a mensagem " (não existe DCTF ativa referente PA do mesmo ano calendario na qual tenha sido informado qual regime adotado (caixa ou competencia)
obs: julho enviamos normal; agosto foi indispensavel o envio

Poderia me ajudar com problema acima, par que possa entregar a DCTF 11/2018
Grata

Lucas Da silva

Lucas da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2019 | 11:21

Bom dia,

No meu caso o erro esta aparecendo para o mês 11/2018
As empresa esta sem movimento todo mês , todo mês enviamos a DCTF, tem meses que o envio, e o outro não, ate ai normal, gerando o recibo nos meses que tem.

Só que no mês 10/2018 não foi enviada ate ai esta correto, só que no mês 11/2018 tinha que ser enviada sem movimento, mais aparece essa mesma menagem
A partir de 1º janeiro de 2014, as pessoas jurídicas que não tenham débitos a declarar estão dispensadas da entrega da DCTF a partir do 2º mês em que permanecer nesta condição.

Alguém para me ajudar ?

Abs

lucas

RENATA BDM

Renata Bdm

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2019 | 13:40

Lucas quando dá essa mensagem é para não entregar , pois estão dispensadas da entrega da DCTF a partir do 2º mês em que permanecer nesta condição.


Andrew o critério das variações monetárias devem ser os mesmos o ano inteiro.

Letícia Stephani

Letícia Stephani

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2019 | 15:11

Boa tarde,

Andrew ainda estou com erro para transmitir a DCTF no mês 11.2018
"não existe DCTF ativa referente PA do mesmo ano calendário na qual tenha sido informado qual regime adotado (caixa ou competência)",
esta apresentando este erro até mesmo para retificar os meses anteriores!
Alguém conseguiu solucionar este erro?

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2019 | 16:45

Prezados colegas de luta, hoje mais uma vez sentimos na pele o calvário que é obedecer a uma administração pública ineficaz!!!

Depois de muito esforço, de retificar praticamente todas as DCTF’s do ano inteiro, finalmente consegui transmitir aquela referente ao mês de Nov/2018.

Conforme a nota divulgada na página inicial da RFB, no meu caso em específico, o campo "Critério de Reconhecimento das Variações Monetárias dos Direitos de Crédito e das Obrigações do Contribuinte em Função da Taxa de Câmbio" deveria ser igual a “Não se aplica”.

Meu descontentamento foi ter que passar pelo stress de ter que retificar praticamente todas as declarações do ano, mês a mês. Ainda bem que após um intervalo de cinco a dez minutos a declaração de um mês já constava no sistema, propiciando a entrega da seguinte.

Eu me pergunto: por que lançaram a versão 3.5 com esse empecilho de ter que retificar o ano inteiro, causando retrabalhos e perda de tempo!!!???

Em tempo: para quem ainda não viu, acesse a nota divulgada pela RFB aqui.

Continuemos nossa luta... adiante, com muita fé!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Paulo Sergio Dias Bastos

Paulo Sergio Dias Bastos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2019 | 11:41

Neste caso, será preciso verificar em que situação a empresa se enquadra e fazer a retificação das declarações nos períodos informados na mensagem de erro do programa DCTF. Caso a empresa não seja afetada pelas variações cambiais marcar "Não se aplica", caso a empresa seja afetada marcar "Sem alteração no regime".

MARIO ANTONIO PEREIRA

Mario Antonio Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Programador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2019 | 17:17

alô amigos contabilistas

vejam se podem me ajudar...

estou com o mesmo problema desse tópico porém não consigo solucioná-lo lendo ....

eu já retifiquei todas e ficaram assim ...
com esta mensagem que deixei neste .pdf

minhas dctf


Agracederei imensamente.
Obrigado.
Mário

Luis Gustavo Silva Antonio

Luis Gustavo Silva Antonio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2019 | 11:37

Bom dia Pessoal, estou precisando de uma ajuda.

tenho um cliente que abriu a empresa em Janeiro/2018 porém como ele não movimentou a empresa ainda nesse mês eu fiz a DCTF como inativa.
No mês de Março/2018 a empresa começou a faturar e por isso mandei a DCTF, porém no campo de variação monetária eu coloquei a opção de "SEM ALTERAÇÃO NO REGIME" e assim foi feito nos outros meses.
A ultima DCTF que enviei foi referente ao mês de outubro/2018, que foi sem movimento e por isso não precisei enviar do mês de Novembro.
Porém agora para fazer a de Dezembro/2018 estou tendo o erro dizendo que não existe DCTF ativa na qual tenha sido informado qual o regime adotado (caixa ou competencia).

O procedimento que tentei fazer depois disso foi transmitir a DCTF de março/2018 retificada alterando o campo "SEM ALTERAÇÃO DE REGIME" para "regime de competencia", porém ele da um erro dizendo que não admite DCTF retificadora fora do prazo de entrega da DCTF original para alteração do critério de reconhecimento das variações monetárias.
Sendo assim fico sem poder retificar a declaração para escolher o regime de competencia, porém não consigo enviar dezembro pois ele diz que não foi escolhido um regime no ano de 2018.
Já olhei todas as outras declarações e elas estão todas como "SEM ALTERAÇÃO DE REGIME".
Algue´m passou por isso? sabem o que fazer?

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2019 | 12:31

Luis Gustavo Silva Antonio, estranho que você entregou a competência março/2018 original, e agora o programa consta o "erro dizendo que não admite DCTF retificadora fora do prazo de entrega da DCTF original para alteração do critério de reconhecimento das variações monetárias".

Agenda um horário na delegacia da RFB mais próxima de você e explica o caso, pois parece que é um erro do programa instalado. Lembre-se que deve ser a versão 3.5a

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Luis Gustavo Silva Antonio

Luis Gustavo Silva Antonio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2019 | 15:17

Exatamente, tentei até mesmo utilizar a DCTF 3.4 para ver se conseguia, mas me manda utilizar a DCTF 3.5
Estou na duvida se seria melhor retificar o mês de janeiro que coloquei como inativa, e não lançar valor nenhum apenas a opção do regime.
Porém estou com medo de fazer isso e ser obrigado a enviar a de fevereiro/2018 e assim gerar multa já que esse mês não foi enviado pois a empresa estava inativa.

Ana

Ana

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 9 abril 2019 | 09:21

Prezados, bom dia! Estou tentando enviar a DCTF ref. Fevereiro/2019, contudo deu erro mesmo erro: A PJ informou que não alterou o regime segundo o qual as variações monetárias cambiais serão consideradas em seu resultado e não existe DCTF ativa referente a PA anteriores do mesmo ano-calendário na qual tenha sido informado qual o regime adotado (caixa ou competência).

Quando entregue a comp. Janeiro/2019, eu coloquei como "Não se aplica", porque não tinha a opção "Sem alteração de regime" que é o correto. Na entrega da comp. Fevereiro/2019 não consigo entregar como "Sem alteração de regime" porque preciso retificar a comp. Janeiro que foi como "Não se aplica". Contudo, não consigo retificar, porque para a comp. Janeiro/2019 não aparece a opção "Sem alteração de regime".

No caso eu entrego as de Fevereiro como "não se aplica" e quando der eu retifico todas as competências anteriores que foram com "Não se aplica" ?

Ana

Ana

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 9 abril 2019 | 13:47

Boa tarde Andria, aiiii que saco isso!! Na época quando enviei ref. a Janeiro/2019 não tinha a opção "Sem alteração de regime" somente o "Não se aplica". Agora vou ter que transmitir assim e depois ir vendo todo mês de consigo retificar as anteriores né?!

Andria de Campos Favetta

Andria de Campos Favetta

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 9 abril 2019 | 14:01

Sim, bem provável.
Sei porque tive o mesmo problema.
Só não te garanto que vai conseguir retificar essa opção, pois como havia dito, a primeira do ano que você transmite, será a mesma, sem alteração o ano todo. 
posso estar sendo leiga, mas a principio é isso.

amaral alves aguiar

Amaral Alves Aguiar

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2020 | 15:23

Estou tentando transmitir DCTF de  AGOSTO DE 2017 e aparece esta mensagem.

A PJ informou que não alterou o regime segundo o qual as variações monetárias cambiais serão consideradas em seu resultado e não existe DCTF ativa referente a PA anteriores do mesmo ano-calendário na qual tenha sido informado qual o regime adotado (caixa ou competência).

eu comecei a fazer a DCTF em Março esqueci de fazer Janeiro, Fevereiro  e Agosto !
 posso só fazer o mês de Agosto resolve o problema ou ratificar o mês de Março?
Como resolver?

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.