FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 141

Problemas técnicos na emissão de NF-e mês 12/2018

Léa Barbosa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 semanas Segunda-Feira | 7 janeiro 2019 | 09:35

Bom dia Amigos.

Gostaria de sabe se alguém teve problemas técnicos de emissão de NF-e no período de 17 a 24/12/2018, não achei nenhuma notícia. Um cliente disse que teve problemas e teve que emitir nf-e em contingência, mas só avisou no final da semana posterior a ocorrência. Nesse caso quais são os procedimentos a serem feitos?

Obrigada.

Léa Barbosa
(Compre a verdade e não abra mão dela,
nem tampouco da sabedoria, da disciplina
e do discernimento.) - Provérbios 23:23

Daiana Soares

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 15 semanas Segunda-Feira | 7 janeiro 2019 | 09:41

Léa Barbosa Bom dia não sei so houve algum problemas nesse período mas segue informações sobre contingência:

CONTINGÊNCIA

Manual de Orientação do Contribuinte - versão 6.0

Modalidades de Contingência da NF-e: Precisa ver qual foi a modalidade que ele usou pode verificar pela consulta como esta a situação da NF-e tambem.

a) EPEC – Evento Prévio de Emissão em Contingência – é alternativa de emissão de NF-e em contingência com o registro prévio do resumo das NF-e emitidas. O registro prévio das NF-e permite a impressão do DANFE em papel comum. A validade do DANFE está condicionada à posterior transmissão da NF-e (tipo de emissão ""4- Contingência EPEC"") para a SEFAZ de Origem;

b) SVC – Sefaz Virtual de Contingência – é alternativa de emissão de NF-e em contingência com transmissão da NF-e para uma das Sefaz Virtuais de Contingência. Nesta modalidade de contingência o DANFE pode ser impresso em papel comum e não existe necessidade de transmissão da NF-e para a SEFAZ de origem quando cessarem os problemas técnicos que impediam a transmissão. A utilização da SVC depende de ativação da SEFAZ de origem, o que significa dizer que a SVC só entra em operação quando a SEFAZ de origem estiver com problemas técnicos que impossibilitam a recepção da NF-e.;

c) FS-DA – Contingência com uso do Formulário de Segurança para impressão de Documento Auxiliar do Documento Fiscal eletrônico – é a alternativa mais simples para a situação em que exista algum impedimento para obtenção da autorização de uso da NF-e, como por exemplo, um problema no acesso à internet ou a indisponibilidade da SEFAZ de origem do emissor. Neste caso, o emissor pode optar pela emissão da NF-e em contingência com a impressão do DANFE em Formulário de Segurança. O envio das NF-e emitidas (tipo de emissão ""5 - Contingência em Formulário de Segurança FS-DA"")nesta situação para SEFAZ de origem será realizado quando cessarem os problemas técnicos que impediam a sua transmissão;



Em um cenário de falha que impossibilite a emissão da NF-e na modalidade normal, o emissor deve escolher a modalidade de emissão de contingência que lhe for mais conveniente, ou até mesmo aguardar a normalização da situação para voltar a emitir a NF-e na modalidade normal, caso a emissão da NF-e não seja premente.

Como não existe precedência ou hierarquia nas modalidades de emissão da NF-e em contingência, o emissor pode adotar uma, algumas ou todas as modalidades que tiver à sua disposição.

Mais informações: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfe/paginas/perguntas-frequentes.aspx

Léa Barbosa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 semanas Segunda-Feira | 7 janeiro 2019 | 11:04

Olá Daiana, bom dia.

Obrigada pelo seu retorno. Não mencionei que estamos no RJ.

Já pesquisei a legislação por aqui os procedimentos são os mesmos descritos por você.

Queria ver se aqui do RJ alguém teve problemas também.

Obrigada por sua ajuda.

Léa Barbosa
(Compre a verdade e não abra mão dela,
nem tampouco da sabedoria, da disciplina
e do discernimento.) - Provérbios 23:23

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.