Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 349

Solicitação - Salário Maternidade

Mariana

Mariana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2019 | 18:49

Olá Pessoal,

Sou responsável pelo departamento pessoal de uma empresa nova, e tenho uma funcionária que vai entrar de licença maternidade, porém nunca ocorreu esse evento na empresa, é a primeira vez. Sei que é a empresa que faz o pagamento do benefício direto para a funcionária, porém gostaria de saber como é esse procedimento, como faço para dar entrada e efetuar o pagamento desse benefício diretamente para ela ??

Conseguem me ajudar ??

Obrigada!!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2019 | 07:36

Mariana, bom dia.
Ela(empregada) deverá apresentar o atestado médico mencionando o afastamento por 120 dias, ou a certidão de nascimento da criança, após deverá lançar na folha de pagto em verba especifica (salario maternidade) , isso porque o sistema irá deduzir o valor pago na gps.
A mesma terá estabilidade de 05 meses após o nascimento da criança, ou convenção coletiva de trabalho.

Mariana

Mariana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2019 | 14:26

Olá Carlos,

Então quer dizer que faço o pagamento da folha normalmente, porém com o evento de auxilio maternidade, e isso será reembolsado através do abatimento da GPS dessa funcionária ? Ou seja, o INSS não faz o reembolso desse valor para o empregador ?

Porque por exemplo, se o salário da funcionária for R$ 2 mil, a GPS dela é R$ 180. Ficando 4 meses de licença, a empresa terá R$ 8 mil de abatimento em GPS, que nesse caso ficará 45 meses sem pagar GPS é isso ?

Que estranho rs

Mariana

Mariana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 10:18

Olá Géssica, como a empresa é nova, só tem 1 funcionária registrada sim, e ela que vai sair de licença.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.