x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.015

lançamento de veiculo

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 12:45

Olá Izabella,


Primeiramente eu analisaria à época dessas compras, de como foi pago esses veículos sem transitar pelas contas da empresa. Certificar se não estão em nome dos sócios (PF). Analisar um possível estorno, dependendo das contas contabilizadas.
Caso essas entradas tenham virado "despesas" em sua entrada e a empresa não seja tributada pelo Lucro Real, os lançamentos de correção poderiam ser:

Pela entrada dos veículos
D - Veículos
C - Ajuste de exercícios anteriores

Pelo reconhecimento das depreciações
D - Ajuste de exercícios anteriores
C - Depreciação Acumulada Veículos


Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
izabella regina de carvalho lima

Izabella Regina de Carvalho Lima

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 13:02

Infelizmente não tenho acesso aos razões anteriores dessa conta. Foi feito por outro profissional, e como essa situação os gerentes me passaram que ocorreu por volta de 2015, 2016. ai ficou mais dificil ainda, não tem notas fiscais pra ter ideia exata de quando foi comprados de fato. Desconfiei que poderia não está lançado pelo saldo que tem na conta de veiculo, não se aproxima do total de veiculo que se encontra na empresa. De acordo com a tabela FIp, por exemplo.

Diante do exposto, eu poderia usar o caixa? nessa situação em vez de ajuste, visto que o mesmo se encontra alto, que muito provavel devido a falta de lançamento de despesas como essa por exemplo.

E se caso for lançar esse veiculo, posso lançar de acordo com a tabela fip??

Desde já agradeço os esclarecimentos!!

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 13:31

Oi Izabella,

Não recomendo utilizar o caixa, pois caixa alto é outro problema no qual deve ser solucionado. Beneficiar-se dele para baixar veículos pode ser interpretado futuramente pela receita federal que houve essa a intenção, escondendo possíveis vendas sem notas fiscais.

Se não há as notas fiscais, mas pelo documento dos veículos consta a empresa como proprietária, o mais prudente seria inseri-los por um valor simbólico de 1,00 (um real), apenas para título de inventário.

Quando você diz "Desconfiei que poderia não está lançado pelo saldo que tem na conta de veiculo, não se aproxima do total de veiculo que se encontra na empresa. ", significa que não há individualizado os valores de cada veículo? Isso é outro problema a se corrigir.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 16:12

Oi Izabella,

Entendo que não haverá a depreciação nessa situação. Outra forma é a entrada por valor de mercado, mas acredito que precisará de um laudo técnico de avaliação assinado, depreciando a partir da data desse documento.

Talvez um documento assinado pelos próprios sócios da empresa, trazendo em anexo fotos, dados e valores de carros da mesma marca e ano (em sites da fipe como você sugeriu) possa ser o suficiente. Só não aconselharia em caso de tributação pelo Lucro Real. Eu faria isso se for empresa do Simples.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.