Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 3.618

CFOP 5901 x 5949

Gilberto

Gilberto

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Negócios
há 5 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2019 | 17:28

Tenho uma Gráfica que presta serviços de impressão em materiais de produção de industrias.
Vou exemplificar, inventando uma situação. Uma caixa metálica da Ind Caix, industria de caixas, precisa personalizar seu produto, com características de modelo e cor ela, me contrata para fazer a impressão para melhorar a apresentação, informar as características do produto.
Ela, a indústria CAIX, me envia com uma NF 5901 - Remessa p/ ind encomenda, porem este código é usado para industrialização de terceiros, no meu caso vou fazer uma prestação de serviços de impressão e o CFOP (eu acho e segundo informações) correto seria 5949 pois trata-se de uma devolução de Outras saídas mercadoria não especificadas e eu explico em informações adicionais que devolvo a mercadoria referente a NF x depois de feita a impressão e cobrado pela nf de serviços XX.
Tenho um cliente que questiona isso e diz que tenho de devolver pelo código 5901, isso não caracteriza que ele esta encaminhando caixas para que eu industrialize ? No meu entender ele pega o que industrializou me encaminha pelo CFOP 5949, para que eu possa prestar meu serviço de impressão e depois devolvo no CFOP 5949,
Ele alega que não existe carta de correção para alterar o CFOP.
Como eu faço?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2019 | 17:57

O CFOP 5.901 é o correto, pois este CFOP é caracterizado pela alteração do produto, pela melhoria e transformação e conforme sua descrição isso está acontecendo.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.