x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.051

Sobre ISS retido na fonte em empresas do Simples Nacional

Matheus M.D Oliveira

Matheus M.d Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 19 março 2019 | 15:18

Olá Contadores!
É o seguinte, trabalho no departamento contábil a 2 anos e agora estou fazendo alguns serviços do fiscal por necessidade temporária da empresa.
Me deparei com uma duvida, ao importar notas de saída de uma empresa do simples nacional anexo V me deparei com uma nota que ocorreu ISS retido.
O programa pede que eu crie uma conta de ISS retido no contábil para que eu possa integraliza-lá, e isso eu sei fazer. Porém minha duvida é a seguinte.

Se a empresa é do Simples Nacional, esse ISS retido não está abatido no valor do Simples ? Como mencionei antes, sou novo na área fiscal.. e pelo que penso as empresas do Simples não tem direito a esse imposto a recuperar, já que no contábil esse valor do ISS iria a recuperar. (AC)

Então eu desmarco a opção de calcular ISS da nota para que o valor todo vá para conta de Clientes? ou estou pensado de maneira errônea e crio sim a conta ISS a recuperar?

Peço desculpas se minha dúvida estiver sem coerência, estou realmente com dificuldades no que se diz respeito a fiscal.
Se poderem me ajudar serei muito grato!
Estou engatinhando neste mundo da contabilidade

-Matheus M.D Oliveira
Natalia da Silva de Almeida

Natalia da Silva de Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 19 março 2019 | 16:33

Oi Matheus,


Pode acontecer de ter retenção sim para as empresas do simples, caso a empresa tomadora do serviço for substituto tributária do ISS deverá fazer essa retenção. Não sei como será feito na apuração, mas precisa ser indicado que já houve o recolhimento do ISS referente aquela nota ... achei os trechos abaixo, espero que auxilie.

Em relação à retenção do ISS