x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 62

acessos 16.074

Solicitação de Procuração - Certificado Digital

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 08:27

Se a receita federal fosse mais sensata, coerente e soubesse da realidade das empresas que sofrem com a alta carga tributária, simplesmente permitiria a entrega de declarações com certificado digital do contador, sendo necessário para isso, colocando o contador como o responsável pelas informações no preenchimento das declarações.

Mas não..tem que dificultar...coisas simples não melhoram o Brasil!!

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 16:26

Ola pessoal,

Apenas a titulo de informação.
Vejam a noticia que recebemos hoje:

SINDCONT-SP INFORMA:

Conforme determinado pela Receita Federal do Brasil, em correspondência recebida,
as Procurações Eletrônicas serão protocoladas pelo Posto de Triagem de documentos para Receita Federal, do Sindcont-SP, até o dia 01 de junho de 2010,
em caráter temporário, e voltará atender entre
os dias 09 e 16 de junho de 2010.

O serviço de recebimento e protocolo de Procuração Eletrônica, realizado no Posto de Triagem de Documentos para Receita Federal, instalada na sede do Sindcont-SP será suspenso, temporariamente, conforme determinado pela Receita Federal do Brasil, devido a demanda de Procurações,
e o curto prazo para entrega do documento.

O atendimento do serviço de Procuração Eletrônica, no período de 02 de junho de 2010 a 08 de junho de 2010, será realizado nas CACs (Central de Atendimento aos Contribuintes), da Receita Federal do Brasil.

O atendimento para recebimento e protocolo de Procuração Eletrônica, realizado no Posto de Triagem de documento para Receita Federal, do Sindcont-SP, funcionará normalmente, entre os dias 09 e 16 de junho de 2010, após esta data, o serviço estará suspenso, temporariamente.

Fonte: Sindcont-SP.

É aconselhavel que se agilize o protocolo das mesmas, visto que o prazo para DACON é o 5º dia util de Junho e, pelo que me parece não será prorrogado.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Edgar Barros da Silva

Edgar Barros da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 11 junho 2010 | 16:23

Pessoal, primeiro vou responder os questionamentos sobre a prorrogação da entrega das declarações.

As declarações (DACON e DCTF) que deveriam ser entregues neste mês (competência 04/2010) deverão ser entregues juntamente com a declarações de competência 05/2010, no mês de julho.

Agora a minha dúvida: A responsável legal está impossibilitada de assinar por problemas de saúde, no entanto um procurador com poderes para representá-la em atos perante a Receita quer assinar, só que eu não sei como faço, tendo em vista que no campo do outorgante, só tem os dados para o representante legal e não procurador do mesmo.

Se alguém tiver uma solução, agradeço.

Att,

Edgar Barros.

Basta querer...
Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 11 junho 2010 | 16:36

Edgar boa tarde!

voce informa:

As declarações (DACON e DCTF) que deveriam ser entregues neste mês (competência 04/2010) deverão ser entregues juntamente com a declarações de competência 05/2010, no mês de julho.


por favor, onde voce conseguiu esta informação?

Saiu alguma publicação?

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Edgar Barros da Silva

Edgar Barros da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 11 junho 2010 | 16:47

Elisabete, boa tarde, tudo bem?

Olha, saiu no dia 04/06/2010.

Certificação Digital: Receita modifica prazos de obrigatoriedade
A Receita Federal do Brasil informa a publicação no Diário Oficial de Hoje (04/06) da Instrução Normativa nº 1.036 que dispõe sobre prazos de obrigatoriedade de utilização de certificação digital para o envio de declarações.


A Instrução Normativa prorroga o prazo para exigência de certificado digital para entrega das declarações abaixo relacionadas:


DCTF - a exigência de certificado digital para transmissão dessa declaração fica prorrogada para fatos geradores que vierem a ocorrer a partir de maio de 2010;

Dacon - a exigência de certificado digital para transmissão desse demonstrativo fica prorrogada para fatos geradores que vierem a ocorrer a partir de maio de 2010;


Declaração de Dedução de Parcela da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico Incidente sobre a Importação e Comercialização de Combustíveis das Contribuições para o PIS/Pasep e Cofins (DCIDE Combustíveis) - a exigência de certificado digital para transmissão desse demonstrativo fica prorrogada para fatos geradores que vierem a ocorrer a partir de julho de 2010;
Declaração Especial de Informações Fiscais relativas à Tributação das Bebidas (DIF Bebidas) - a exigência de certificado digital para transmissão dessa declaração fica prorrogada para fatos geradores que vierem a ocorrer a partir de junho de 2010;
Demonstrativo de Notas Fiscais (DNF) - a exigência de certificado digital para transmissão desse demonstrativo fica prorrogada para fatos geradores que vierem a ocorrer a partir de junho de 2010;Outra novidade trazida pela IN é a obrigatoriedade de utilização de certificado digital válido para aqueles que exploram atividades de serviços notariais e registrais (cartórios) a partir de Janeiro de 2011.




DCTF para órgãos públicos




A IN 1.036 também estende o prazo para exigência de apresentação da DCTF por órgãos públicos federais para fatos geradores a partir de janeiro de 2011.




Vantagens da Certificação Digital



A principal vantagem da utilização da Certificação Digital está na garantia da autoria de um documento eletrônico bem como na integridade e inviolabilidade do seu conteúdo.


O certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ é o documento eletrônico de identidade que certifica a autenticidade dos emissores e destinatários dos documentos e dados que trafegam numa rede de comunicação, bem assim assegura a privacidade e a inviolabilidade destes.


Não poderão ser titulares de certificados e-CPF ou e-CNPJ, as pessoas físicas cuja situação cadastral perante o CPF esteja enquadrada na condição de cancelado e as pessoas jurídicas cuja situação cadastral perante o CNPJ esteja enquadrada na condição de inapta, suspensa ou cancelada.

link: Oculto.html" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.receita.fazenda.gov.br












Basta querer...
Sueli Clivatti Gomes

Sueli Clivatti Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 11 junho 2010 | 17:23

Isis,
de acordo com a SRFB, o prazo para a transmissão da DCTF do mês de abril, sem multa, se encerra em 22/06/2010 às 23h59min59s (vide prazos de entrega de Declarações, site da receita).
Abraços,

Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 14:27

Alguém saberia me informar como faço para acessar todos os serviços no e-CAC. Tenho meu e-CPF e meus clientes me deram as procurações eletrônicas.Todas já estão ativas mas gostaria de fazer pesquisas,tirar cópias das declarações deles mas não sei como fazer.

Desde já agradeço.

Danilo.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 15:10

Boa tarde Danilo,

Voce deve acessar o e-cac com seu certificado, feito isto tem uma opção para alterar perfil, voce indica o numero do CNPJ do seu cliente e terá acesso aos serviços disponiveis conforme sua procuração.

Espero ter ajudado.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 15:38

Olá Elizabete..muito obrigado.

Mas para eu ter acesso a todos os serviços de todos os clientes preciso fazer um por um?

E como eu tenho que fazer,seria:

-Alterar perfil de acesso;
-Procurador pessoa Jurídica (e digitar o CNPJ dos meus clientes)

Seria assim?

Muito obrigado.

Danilo.

Simone Antero

Simone Antero

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 17:13

Boa tarde!
Gostaria de saber se eu posso fazer essa procuração de Pessoa fisica (e-cpf) para pessoa jurica, pois preciso entregar DCTF e a empresa só tem o E-CPF do responsável pela empresa. Tem como vincular né? e entregar pelo e-cpf?

Grata!
Simone

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 17:56

Simone, se a empresa possui E-CPF do representante legal tens as seguintes opções:

-Ele mesmo pode transmitir as declarações, com o E-cpf dele.
-Ele pode fazer uma procuração eletrônica e delegar para um E-cpf ou E-cnpj todos os serviços disponíveis do E-cac. Ele tem que entrar no E-cac, alterar o perfil de acesso, ir em Procurações, cadastrar. Fica pronto na mesma hora.

Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 22:04

Caros amigos não sou formado em contabilidade estou só cursando o 6º período,sendo assim eu quero emitir o certificado digital para poder fazer as declarações da empresa diante do caso eu posso emitir o certificado digital em meu nome como pessoa física e depois fazer a procuração para fazer as declarações da empresa?

Pesso ajudar companheiros abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Roberto Coutinho

Roberto Coutinho

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 11:28

Bom dia Amigos.

Estive lendo aqui as informacoes sobre as procuracoes eletronicas com o E-CPF, o cliente passou as procuracoes totais tanto para o o nosso e-CNPJ, quanto para o nosso e-CPF, e mesmo assim nao estou conseguindo enviar as delcaracoes com nosso certificados, quial o procedimento a tomar nesses casos.

Obrigado

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 11:41

Amigo Roberto
tive um problema desses e fui na receita não sei como nem porque mas na procuração não estava a opção de declarações, já fiz algumas e confesso achei isso bem estranho, mas paciencia posso ter errado, ai me orientaram a cancelar a procuração e fazer outra, fiz isso e PASMEM, na hora de efetivar o fiscal disse q achava estranho mas na minha procuração estava a opção de transmissão de declarações mas na tela dele, de acordo com um codigo q tem não aparecia, ou seja o sistema deve estar com problemas, ai deduzo q não errei na primeira vez mas vamos la, isso é absurdo e tbm pegar assinatura do cliente toda hora é dose né? fui falar com a chefe de atendimento ela tbm não soube explicar nada, resumo da opera, tive de fazer td de novo, assinatura e reconhecer firma, cheguei na receita e adivinhem??????????

A RECEITA NÃO ESTÁ ACEITANDO A PROCURAÇÃO Q ESTAMOS ACOSTUMADOS A FAZER, A NÃO SER Q O SÓCIO VÁ PESSOALEMENTE.
ou q tenhamos procuração publica,

td por culpa do contador q pegou os dados da filha do Serra, sujou nossa profissão, olha o trabalho, assim pessoal, atenção antes de ir protocolar a procuração, mandei o socio ir com os doctos

abraços

Roberto Coutinho

Roberto Coutinho

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 13:28

Obrigado Toninho.

Mas que coisa isso, nao entendo. e mesmo quem possua o e-CPF, vai no site do e-CAC, passe a procuracao para o escritorio e-CNPJ ou para nos contadores e-CPF, a declaracao nao é entregue a nao ser que seja enviada pelo proprio certificado dgitiral e-CPF do proprietario, alguem mais esta tendo esse tipo de problema poara enviar, ou conseguiram enviar declaracao com procurcao do e-CFP do cliente?

Obrigado

GILSON JR

Gilson Jr

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 28 junho 2011 | 18:12

Boa tarde

Alguem sabe quanto tempo esta validando a procuração eletronica, pois hoje o proprietario da empresa protocolou e ela consta como pendente de aprovação quando vejo no site da Receita Federal

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 07:34

Bom dia Gilson,

A Secretaria da Receita Federal da 9ª Região Fiscal (Itajai/SC) está demorando (em média) oito dias para acatamento e validação de Procurações Eletrônicas.

...

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.