x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 73

acessos 59.309

Eliminação da Gia SP - Projeto Piloto

JACKELINE BATISTA DOS SANTOS

Jackeline Batista dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 8 outubro 2019 | 08:12

Pois é Oswaldo faço exatamente desse jeito, já tentei contato pelo fale conosco aí eles pedem para descrever todo o problema eu envio e não tenho resposta. Já fiz isso 2 vezes e como vc disse o abacaxi fica para o escritório né.

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 8 outubro 2019 | 08:40

Jackeline, eu mandei uma pergunta para o fale conosco há 30 dias, até hoje não responderam. Eles lançaram o manual da CAT 66, mas pelo que vi os colegas fizeram como é orientado no manual e não funcionou. No meu caso eu passei o problema para as empresas que fornecem o programa para meus clientes, pois a EFD-ICMS é gerada no próprio posto de combustível. Nós validamos e enviamos. Não temos condições de ficar alterando a EFD gerada no posto para incluir C-195 e C-197. Não podemos assumir essa responsabilidade. No momento o que tenho feito é conversar com colegas de outros escritórios e também aqui no Fórum. Mas por enquanto, ninguém está com a solução para o caso.

Luan Barbosa

Luan Barbosa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2019 | 11:37

Resposta da Mensagem 7930597
Prezado Luan, bom dia.

Os relatórios de divergência de períodos passados podem eventualmente conter apontamentos que tiveram suas regras alteradas. Em particular, as regras de geração dos detalhamentos interestaduais (INxx) estão sendo reavaliadas.

Agradecemos seu contato no "Fale Conosco" da Secretaria da Fazenda.

Jéssica Rodrigues

Jéssica Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 14:45

Boa tarde Oswaldo,

Estou com o mesmo problema que você, porém depois de tanto conversar com o pessoal do meu suporte chegamos a conclusão que o erro esta no validador da EFD.. 
 Fiz todos os lançamentos corretamente no meu sistema, com o código de ajuste normalmente como é pedido
SP90090104  e SP90090278;
Na gia esta aparecendo normalmente esses valores, corretamente e separadamente os valores de Substituto e Substituido;
Já no validador da EFD , aparece alguns lançamentos que efetuei somente... verifiquei um por um, tanto no meu sistema, quanto na EFD, e os valores não batem, o que fiz foi lançar manualmente na EFD, um por um.
Acredito que se fosse algum erro no nosso sistema, na GIA não ia aparecer .

Ta tudo tão confuso! :(

NOÉLIA GOMES

Noélia Gomes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 16:07

Boa tarde. 
Também fizemos a conferencia aqui no escritório e realmente como a colega Jéssica citou esta muito confuso.
na GIA esta certo os valores,  na EFD que aparece divergência mesmo.
só que não alterei na EFD pois são muitos lançamentos não dou conta de alterar tudo, não tem nem condições. 
sinceramente acho que se for pra gente se livrar da obrigatoriedade da GIA corrigindo tudo isso vai ficar difícil. 
  

Atenciosamente,

Noélia Gomes
Helen

Helen

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 22 outubro 2019 | 14:09

Alguém já conseguiu retificar os erros/divergências e sumiram do GIA e EFD dentro portal do contribuinte ?

Mandamos um e-mail com as duvidas já faz mais de um mês e não obtivemos respostas.

 já fizemos os lançamentos no c197, porém continuam as divergências cf4 e cf 07 na consulta.

Agradeço desde já!

Luan Barbosa

Luan Barbosa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 22 outubro 2019 | 15:33

Helen
Qual sistema você utiliza? eu fiz algumas retificações direto no EFD pois na minha analise estava correta a GIA, mas no meu programa estava faltando informação para carregar a informação para o EFD.

Jéssica Rodrigues

Jéssica Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 4 anos Terça-Feira | 22 outubro 2019 | 15:42

Oi Helen, 
Aconteceu o mesmo comigo,

- meu sistema esta ok,
- na gia esta ok,
-  já na EFD, eu importava o arquivo e mesmo assim aparecia faltando informações. Lancei manualmente um a um até que ficou correto, onde aparece até no resumo de ajustes, os valores corretamente, conforme GIA e no meu SISTEMA, porém ainda continua aparecendo as divergências CF04 e CF07. :(

Estou começando a acreditar que é realmente o validador da EFD!

Ta dificil minha gente!!! 

Marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 4 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2019 | 16:26

Boa tarde a todos
Com respeito a divergencia das GIAS x EFD ICMS em São Paulo, estamos com o mesmo problema, estava vendo a postagem dos colegas acima e vejo que o ajuste de IPI e também do ICMS-ST quando ambos não se creditam nem debitam, deverá proceder esse lançamento item a item. Mas o que fazer quando a empresa tem uma nota fiscal com um quantidade enorme de produtos.
Entrei em contato com o suporte técnico e informaram de devemos fazer isso manualmente ou no sistema de escrita ou no EFD.
Se alguém puder me ajudar agradeço, tendo em vista de que estamos participando do projeto piloto de eliminação de gias e desde 07/2019 e recebemos comunicado de divergencia e ao verificar está se tratando exatamente desses tributos
agradeço a atenção

atenciosamente
Marcelo

Roberto Frini

Roberto Frini

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2019 | 16:37

Boa tarde, Marcelo pelo que entendi ate o momento a questão do ajuste não e feito via item, e sim totalizando através dos registros C195 e C197, unica questão e como proceder com esses ajustes, estou com o mesmo problema devido ao valor de IPI não credito que hoje destacamos na GIA no campo OUTROSIMP sendo que o que a EFD não reconhece esse campo e destaca os valores no campo OUTRAS;Entramos em contato junto ao FALE CONOSCO da SEFAZ porem a resposta que foi dada foi a seguinte "na EFD, para evitar que o cálculo automático da coluna “Outras” resulte no próprio valor do IPI, o contribuinte deverá utilizar o registro C197 da EFD, com o código SP90090104, informando o valor 1 (um) no campo ALIQ_ICMS e zero nos campos VL_BC_ICMS, VL_ICMS e VL_OUTROS.", o problema que fiz esse procedimento e continuo com as inconsistências não sei mais como proceder.Ao meu ver o processo de eliminação da GIA seria para facilitar os trabalhos e as demonstrações porem só esta complicando mais nossas vidas;

Jéssica Rodrigues

Jéssica Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2019 | 16:46

Boa tarde,

Entendi o mesmo que o Roberto, que o ajuste é feito no valor total do registro, e foi  assim que fiz, porém as divergencias ainda permanecem, o EFD não esta reconhecendo os campos, na verdade não no resumo de ajuste ele aparece, mas ainda permanece que na GIA foi declarado valores e no EFD esta zerado.


Att,

Amaryllis de Lima Rodrigues Valdo

Amaryllis de Lima Rodrigues Valdo

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2019 | 15:40

Boa tarde pessoal!

Estou com uma dúvida quanto a necessidade de retificar uma GIA... Se é um projeto em faze de transição, como ficar pagando taxas para retificar essas GIA's? Não estou acreditando que tem que pagar. 

Alguém precisou retificar a GIA?

Att,
Amaryllis.

Mary Rodrigues
Luan Barbosa

Luan Barbosa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2019 | 15:51

AMARYLLIS 
A taxa anual é uma boa, pois não precisa recolher taxa avulsa pra retificar GIA. 
Mas "o problema em geral" está no transporte de valores do EFD. Eu acredito que se a GIA está errada mesmo você deve retificar.

Amaryllis de Lima Rodrigues Valdo

Amaryllis de Lima Rodrigues Valdo

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2019 | 16:13

Então Luan no meu caso está com a seguinte divergência...

CFOP 592900 inexistente na GIA ou na GIAdaEFD

Ocorre que na GIA o CFOP 5929 não consta, pois os valores desse C.FOP são lançados apenas em Observação, porém na EFD consta o C.FOP com os valores zerados e não tem como excluir as notas desse C.FOP da EFD.

Fiz um mês lançado os valores na coluna outras da GIA e da EFD, aí não deu divergências.

Agora não quero acreditar que vou ter que retificar os dois com valor e ter que pagar pra retificar a GIA.

Mary Rodrigues
Jéssica Rodrigues

Jéssica Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2019 | 16:33

Boa tarde Amaryllis..

Também estou com o mesmo problema que você. Enviei uma msg na Sefaz, e eles disseram que o erro do CFOP 5.929, é para desconsiderar, pois o sistema esta sendo adaptado.
Segue abaixo a resposta deles:

[table]


Prezada Jéssica, boa tarde!

Obrigado por sua mensagem, ela é muito importante para nós.

Com relação às divergências CF04/CF07: a portaria CAT 66/2018 disciplina como devem ser preenchidos os registros C197/D197 para refletir os valores das colunas Isentas/Outras e da coluna ICMS-ST substituído. Para mais informações, consulte as orientações constantes na página:

portal.fazenda.sp.gov.br

e no manual disponível em:

portal.fazenda.sp.gov.br


Com relação à divergência CF08, na GIA da EFD, o campo Substituto é preenchido com a somatória dos campos VL_ICMS_ST, agrupados por CFOP. Já o campo Substituído é calculado conforme disposto na portaria PCAT 66/2018.

Para mais detalhes, pesquise os campos 6 e 7 da página 7 do Guia de Conversão da EFD para a Nova GIA (portal.fazenda.sp.gov.br).


Favor ignorar a referida divergência CF99 do CFOP 5929; o sistema está sendo adaptado para não mais apontar essas divergências.

Atenciosamente,


Agradecemos seu contato no "Fale Conosco" da Secretaria da Fazenda.
[/table]

Felipe Nakamura

Felipe Nakamura

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2019 | 08:06

Estou com esse problema do CF 04 e CF 07, já tentei incluir o campo C197 para o contribuinte substituído e transmitir o sped fiscal substituto, porém,  divergência continua, alguém conseguiu solucionar esse problema?

Marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 4 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2019 | 13:05

Prezados boa tarde
com respeito a divergência do IPI não aproveitado nas entradas continua apontando, mesmo depois de fazermos manualmente a adição do campo observação SP 90090278, para complementar ISENTAS e NÃO TRIBUTADOS, lançamento fiscal (C195).
Entrei em contato com o pessoal do suporte de nossos sistemas e eles me informaram que terei que fazer item a item, enquanto não ser resolvido esse problema por parte do SEFAZ. Pelo visto o mesmo erro está sendo apresentado também no caso do ICMS-ST de entradas visto que na GIA os valores do ICMS-ST fica no campo de substituído, visto que nosso sistema importa os xml para efeito informativo valor da base de cálculo ICMS-ST e valor de ICMS-ST, mas no entanto, na EFD está agregando como se fosse valores de ICMS Substituto. Não sabemos mais como resolver esse problema, visto que não temos retorno por parte do SEFAZ conforme vejo nas observações dos colegas. Se no IPI que relativamente poucos lançamentos estamos tendo esse problema, mesmo conforme fazendo conforme leiaute não está dando certo e imagine com respeito ao icms-st que vem um numero enorme de produtos fazendo isso manualmente e continuar o erro.

Se algum dos colegas obteve alguma novidade e desejar nos compartilhar, agradecemos, pois está ficando dificil cumprimento dessas obrigações conforme determinação na legislação
desde já agradeço 

CRISTINA APARECIDA DE MORAES

Cristina Aparecida de Moraes

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2019 | 14:52

Boa tarde

Luan

Por favor tire uma dúvida,eu tbem uso o programa da Contmatic,e a orientação para informar o valor de IPI não aproveitável,no registro C197 é: o código SP90090104, informando o valor 1 (um) no campo ALIQ_ICMS e zero nos campos VL_BC_ICMS, VL_ICMS e VL_OUTROS.Foi exatamente a mesma orientação dada pelo Fale Conosco da SEFAZ.Porém realizando este procedimento ocorre a divergência,no qual gera GIA EFD  não aparece no campo Outros impostos o valor Ipi.
Realizei a retificação do EFD  informando o valor de IPI no campo Outros Valores,no qual foi  sanado a divergência.
Você poderia  informar qual a orientação da Contmatic para informação do IPI não aproveitável e se você não está tendo divergências? grata!

LETICIA DA SILVA

Leticia da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2019 | 11:17

Boa dia,

Gostaria de saber se alguém  conseguiu  solucionar a divergência em relação ao IPI não creditado?
Eu também já tentei  fazer conforme a orientação da SEFAZ ( no registro C197  preenchi  o código SP90090104, informando o valor 1 (um) no campo ALIQ_ICMS e zero nos campos VL_BC_ICMS, VL_ICMS e VL_OUTROS) , mas a divergência permanece.

Felipe Nakamura

Felipe Nakamura

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2019 | 14:24

Boa tarde povo, 

Depois de longas tentativas consegui resolver o meu problema com o icms st substituído. No meu caso ao informar o c197 não estava colocando o cfop no campo descrição complementar de ajustes. Fiz isso e deu certo. Agora falta o do IPI.
Jackeline, boa tarde!

Muito obrigado pela informação, corrigiu o erro aqui!

Jéssica Rodrigues

Jéssica Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 4 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2019 | 08:33

Bom dia pessoal...
Muuuuuiiiiito obrigada pela ajuda de todos. 

Jackeline, fiz o mesmo ...  estava faltando apenas a descrição complementar  de ajustes... Uma coisa bem besta que estava causando um enorme transtorno....  mas enfim, as divergências sumiram.. Ufaaa!!!!

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.