x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 56

acessos 137.829

ECD - 2020-2019

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 8 maio 2020 | 09:34

Bom dia!
Acho que a princípio não há problema, embora pessoalmente não penso ser a melhor opção, já que o registro J210 é obrigatório, e corre o risco de você ter que referenciar a nota explicativa no J800 ao J210, pois pode estar sujeita a uma das regras de validação. Dependendo da escrituração do contribuinte realmente seja mais prático importar pelo J800, vai depender mais do que está disposto o usuário em deixar o J210 sem preencher. 
Salvo melhor entendimento.

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 28 maio 2020 | 17:32

Boa tarde!

Já passei por algo parecido há um tempo e fiz o download pelo ReceitanetBX. Você consegue baixar a escrituração por lá. Sugiro consultar o manual, item 1.19, pág 20. Interessante também verificar a página do SPED com orientações sobre a recuperação da ECD anterior na parte de "RECUPERAÇÃO DE ECD A PARTIR DE UM ARQUIVO E ERROS QUE PODEM OCORRER" caso surja alguma dificuldade posteriormente na escrituração de 2019, sendo este passo, apenas por precaução mesmo. 
Segue link: http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/4328

Salvo melhor entendimento. 



patricia

Patricia

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 3 anos Quarta-Feira | 3 junho 2020 | 16:44

Lucilena Dian , Boa Tarde !

Também faço uso da Prosoft e os mesmos ainda não deram retorno pra corrigir o registro J150 na geração do arquivo SPED CONTABIL relatórios mod. I e mod. II em analise  e até agora nada .
Gostaria de saber como fez a correção da parametrização da DRE para ser aplicada de uma só vez em todas empresas na geração do arquivo. Meu e-mail é @Oculto

Obrigada!
Patricia Ribeiro



Luis Alberto

Luis Alberto

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 3 anos Terça-Feira | 23 junho 2020 | 11:00

bom dia,
Estou com um problemão, começamos a contabilidade de uma empresa em 2019 e ao recuperar a ECD de 2018, enviado por outro contador, dá o erro de saldos em contas de receitas e de despesas? que eu saiba o saldo anterior é o que consta no balanço patrimonial, contas de ativo e de passivo.
não entendo como aparece esses saldos de resultados, a ecd 2018 foi entregue sem realizar o encerramento, pode isso?
como resolver sem o programa contabil de 2018? alguem tem uma ideia? sugestão?

Jangle Victorino de Andrade

Jangle Victorino de Andrade

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 24 junho 2020 | 11:25

Bom dia, estou com uma empresa do Lucro presumido, sem movimentação em 2019, quero enviar o ECF, porém esta nao enviou a ECD, pois não teve nda de movimento no ano, o Erro que me apareçe é "Deve haver recuperação de ECD pois a pessoa jurídica indicou possuir contabilidade. " como consigo solucionar este erro. E mas uma coisa empresas sem movimento esta obrigada ou nao ao envio do ECD e ECF?

ilana

Ilana

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 30 junho 2020 | 14:49

Boa tarde!

Lucilena, você tirou uma duvida da Sabrina:
 segue a duvida:

"Boa tarde
Poderiam me auxiliar
Após a penúltima atualização da ECD, todas as empresas estão dando o mesmo aviso "O valor do saldo inicial (VL_CTA_INI) do código de aglutinação informado na DRE é diferente do saldo final do código (VL_CTA_FIN) informado na DRE do período imediatamente anterior"
Da pra entregar assim, mas gostaria de saber como arrumar, já tentei mexer nos códigos de aglutinação, mas quanto mais mexo mais erro aparece.
Se algum puder me ajudar, agradeço muito!"

Lucilena,
informou que fez o seguinte um procedimento, 
será que poderia me ajudar também?
Uso a Prosoft, segue meu email: @Oculto.

Desde já agradeço!

atenciosamente.

LUCILENA DIAN

Lucilena Dian

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 21 julho 2020 | 08:04

Bom dia!
Vou tentar passar o que fiz passo a passo.
Primeiro gere a listagem do plano de contas, você precisará analisar o relacionamento das contas de resultado com as contas da DRE no campo Dmbl, ali aparecerá com quais contas da DRE cada grupo de contas estará relacionado.
Depois gere uma DRE com exibição das contas para que fique melhor analisar cada conta.
No meu caso, não entendi como aconteceu, mas haviam várias contas trocadas, acredito até que pode ser algum problema de atualização do software, por isso achei melhor excluir os relacionamentos e relacionar manualmente todas as contas.
Quanto a diferença apresentada na DRE, na totalizadora resultado antes dos impostos, precisa entrar em cada conta da DRE e alterar o campo que informa se a conta é analítica ou sintética, totalizadoras ou não totalizadora.
Vale lembrar que entreguei todas as minhas declarações até o dia 22/05/2020, depois desta data, sei que houve atualizações tanto do Sped quanto das versões da Prosoft.
Espero ter contribuído.

André Marra

André Marra

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Sábado | 1 agosto 2020 | 15:56

Boa tarde, Rafaelli Marinho.

Estava com esse mesmo problema aqui, resolvi assim:

1. Baixei o arquivo da ECD anterior pelo programa ReceitanetBX; 
2. Importei o arquivo baixado para o PVA e fechei o programa;
3. VERIFICAR A LINHA NO ARQUIVO DE EXPORTAÇÃO GERADA PELO SEU SISTEMA DA ECD ATUAL  EM ".TXT" QUE COMEÇA COM: |I030|TERMO DE ABERTURA|2|LIVRO DIÁRIO....... - é importante comparar o arquivo ECD anterior e o atual para ver se estão com a mesma numeração depois da palavra "TERMO DE ABERTURA".
4. Configurar no arquivo da ECD atual a numeração subsequente por meio do seu sistema ou no arquivo "TXT" - é importante observar se a numeração que está sendo alterada é a correspondente ao livro correto da ECD e sempre fazer um backup do arquivo original (antes de ser alterado);
5. Importar a ECD atualizada no PVA e efetuar a recuperação da ECD anterior pelo próprio PVA.

Provavelmente, vai dar certo.

Abraços 

Marcelo Micelli

Marcelo Micelli

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 10:59

Olá Bom dia!, tudo bem?

Quando tempo recuperar o ECD anterior o sistema da esse erro, alguem saberia me orientar como proceder pra resolver?

[o arquivo selecionado não poderá ser recuperado porque existe escrituração na base de dados do PVA com a mesma identificação (nro de ordem) da ECD sendo recuperada.

Obrigado.Marcelo

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 11:48

Como a msg diz, ja existe a mesma escrituracao que vc esta tentando importar, verifica duas coisas:

1º NUMERACAO DO SEU LIVRO ATUAL se nao esta a mesma da anterior
2º SE existe uma anterior ja validada no teu validador EXCLUI ela e tenta importar novamente!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Lunardo Fagundes

Lunardo Fagundes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 28 julho 2021 | 09:09

Amigos, estou com a seguinte situação, estou recuperando a ECD do ano anterior (2019) para 2020,
Esta declaração de 2019 possui o registro j801. Estou com a última versão do PVA 8.08, onde consta uma "Correção do erro na recuperação de ECD anterior com registro J801 preenchido" porem ao tentar recuperar da erro no PVA, verifiquei que
mesmo dando o erro está importando a ECD anterior, porem a importação vem de forma incompleta sem os saldos periódicos C155. Vcs tem alguma ideia do que pode ser, ou é problema no PVA mesmo?

Att,

Lunardo Fagundes 
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.