x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 61

acessos 97.847

Instalação do Certificado Digital - Passo a Passo

Keka  Oliver Mont

Keka Oliver Mont

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 10:51

Bom dia,
Gostaria de saber como habilito o certificado do contabilista de SP, pq no site não fornece por menores a respeito.
Tenho a carteirinha que já seria o Cartão, porem como habilito uma senha, ou utilizo esse certificado?
pelo que eu li tenho um ano pelo CRC SP gratis para utilizá-lo.

Agradeço desde já.

" Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 11:04

Bom dia Raquel de Oliveira Montezuma!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, mesmo que a carteira do CRC já venha com o "chip", isto não quer dizer que ela já tenha o Certificado Digital.

A carteira do CRC apenas permite que você a utilize para a instalação do Certificado Digital.

Para que você possa utilizar sua carteira do CRC com o Certificado Digital, é necessário que você compra o Certificado.


Em MG, por exemplo, há uma parceria do CRC/MG com a Fenacon, que dá um ano de Certificação Digital gratuito aos novos registros no CRC/MG.
Confira!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Bruno Biscaino

Bruno Biscaino

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 março 2011 | 02:31

Anael Monteiro Jr,

Estou tendo o mesmo problema que você e a Maira Fernanda (o site da FENACON não encontra o cadastro do meu CPF para aquisição do certificado digital e não há resposta aos e-mails enviados).

Poderia, por gentileza me encaminhar o link sem o erro para que eu possa tentar realizar a compra do certificado?

Grato, desde já.

Eliel dantas de Amorim

Eliel Dantas de Amorim

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 12:16

Oi, com relação ao tópico de "Antonio Celso" sobre o aviso de erro:

É necessário instalar um certificado digital de cliente para ter acesso ao e-CAC
, depois de passar pelo mesmo problema e pesquisar, encontrei aqui neste fórum, a resposta para a pergunta do colega.
Em resposta ao Celso, alguém no fórum enviou dois links do site do PRODEMGE, e lá está a resposta para tal problema, façamos então o seguinte procedimento:
1) Acessar o site: www.prodemge.gov.br/certificacaodigital
2) acessar a guia: downloads
3) clicar, executar e salvar os seguintes arquivos:
3.1- DLL's CAPICOM
3.2- CADEIA DE CERTIFICADOS

Pronto, problema resolvido. Feche o Internet Explorer e abra-o novamente.
Importe ou instale o Certificado Digital na guia Ferramentas, Opções da Internet, Conteúdo, Certificado.

Detalhe: O site da CEF, Conectividade ICP obrigatoriamente funciona com o Internet Explorer, não se pode utilizar outro navegador.

Abraços a todos, espero ter contribuído com o fórum.

Eliel Amorim - PB
@Oculto

Eliel dantas de Amorim

Eliel Dantas de Amorim

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 12:19

Só mais um detalhe, é que sou novo no fórum, mas gostei muito das informações que encontrei aqui, espero poder trocar muitas informações com os colegas contadores.

Abraços a todos.

Eliel Amorim - PB

Antonio Celso

Antonio Celso

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 15:47

Estes certificados digitais, claro, uteis para segurança, mas são a maior porqueira quando se vai instalar - Cada um de um jeito. Um nojo.

Sugiro a todos que busquem as orientações com quem forneceu o certificado, seja correios, (minúsculo mesmo, ja foi o tempo que os correios prestavam) seja Caixa, seja qualquer outro. Vai perder muito menos tempo.

Grande abraço a todos.

Edimilson Campos Inacio

Edimilson Campos Inacio

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 16:20

Boa tarde Pessoal!

Depois de esgotar todas as dicas oferecidas por este fórum a respeito da instalação de certificados, já que não obtive sucesso com o manual da certificadora, acreditem, ainda não consegui sequer fazer uma "pesquisa de situação fiscal" no site da RFB com o certificado que tenho em mãos. Aparece sempre a mesma mensagem É necessário instalar um certificado digital de cliente para ter acesso ao e-CAC. No meu computador não cabe mais tanta "autoridade certificadora", baixei praticamente todas. Alguém teria mais uma dica.
Ficarei muito grato!

Edimilson Campos Inacio
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 17:06

Boa tarde Edimilson Campos Inacio!


No meu computador sempre dá esta mensagem de erro e, no meu caso, o problema é com a leitora do cartão.

Aí eu pego o CD de instalação da leitora, reinstado, reinicio o computador e consigo acessar normalmente.

Toda vez que tenho que usar o meu certificado digital, tenho que repetir este processo: pegar o CD de instalação da leitora, reinstalar, reiniciar o computador.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Eliel dantas de Amorim

Eliel Dantas de Amorim

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 09:10

Para a galera que tá com o mesmo problema do Edimilson, onde aparece a mesma msg de erro, acredito que fazendo a instalação das DLL's Capicom e da cadeia de certificados, através do site da PRODEMGE.GOV.BR, resolverá o problema. Veja o passo-a-passo que escrevi em 14-06-2011. Abraços

Edimilson Campos Inacio

Edimilson Campos Inacio

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 13:25

Amigo Wilson, obrigado pelo retorno, mas dentre alguns procedimentos que já tentei está o download e instalação dos arquivos da leitora na internet. Também já fiz a instalação das DLL's Capicom e cadeia de certificados que o amigo Eliel sugeriu, mas ainda não consegui. Talvez eu esteja fazendo algum procedimento errado devido a minha falta de conhecimento no que diz respeito a configurações de PC. Se alguém ainda tiver outra dica, desde já agradeço.

Abraços!

Edimilson Campos Inacio
Eliel dantas de Amorim

Eliel Dantas de Amorim

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 26 junho 2011 | 16:42

Bom Edmilson, O procedimento com as DLLs Capicom e a cadeia de Certificados tem funcionado com os meus pares aqui na PB, talvez você deva atualizar o seu navegador para o Internet Explorer 8.0, o mais recente possivel, até porque o site do conectividade ICP e outros procedimentos no site da CEF, APENAS FUNCIONA com o Internet Explorer - Microsoft. Ok!
Abraços.

Edimilson Campos Inacio

Edimilson Campos Inacio

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 27 junho 2011 | 21:29

Boa noite Eliel!

Consegui resolver da seguinte forma: desinstalei os arquivos da leitora e instalei novamente. Antes não estava funcionando porque eu instalava por cima do antigo. Estranho né, mas resolveu. Mais uma vez obrigado!

Edimilson Campos Inacio
LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 13:19

bom dia jefferson,se for cnpj a3 ou se houver maquineta,tente outra coloque o cartao em outra leitora,as vezes acontece de dar essa informçao,sempre tente reiniciar o pc,que opera no ie,problema na maquineta da china,na qual se for viavel aos colegas na hora da compra exiga outra que nao seja da china,e tambem colega foi postado aqui no forum esse topico e os colegas deu varias formas de tentar,se o seu certificado e maqina estiver na garantia que e 3 meses,volte a contata los urgente,visto as vezes pode ser problema na maquina ou no certificado que foi lido erroneamente por eles,bom dia.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 17:09

Boa tarde Jefferson,

Os Tokens (todos) são tipo pendrive. Segundo a mensagem visivel "É necessário instalar um certificado digital de cliente para ter acesso ao e-CAC", tudo o que você tem a fazer é (realmente) instalar o aplicativo que reconhece o token.

Verifique com o fornecedor acerca do programa de instalação do aplicativo. Alguns - a exemplo dos tokens da Certsign - trazem um CD para instalação, outros o programa de instalação deve ser baixado via internet.

A alternativa (repito) deve ficar por conta das instruções a serem solicitadas na empresa que lhe vendeu o token.

...

Beatriz

Beatriz

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 12 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2011 | 15:00

Bom dia,

Estou tentando instalar o certificado para o DEC, eu instalo mas fica na aba " outras pessoas " e o DEC não abri.
Preciso instalar e que os certificados e qie fique na aba " pessoal ".

Desde já obrigada.

Uilton Fernando de Souza

Uilton Fernando de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2011 | 08:26

Bom dia Comprei um Certfificado A3 da Caixa e na hora de gravar para o cartão ele acabou indo para o windows alguem sabe me informar como faço a importação para o cartão???


Desde já obrigado

Uilton Fernando de Souza
Lucas Procopio

Lucas Procopio

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 08:24

Ola pessoal, sou novo por aki e estou passando por problemas semelhantes ao de vocês, o meu problema e o seguinte, presto serviço para varios escritorios de contabilidade que estão usando o certificado A3 da Caixa e em alguns casos quando vou salvar o certificado no navegador ao inves de ser instalado na pasta Pessoais ele esta salvando na pasta Outras Pessoas, já fiz todos os procedimentos possiveis e não consigo instalar na pasta certa, alguem de vocês saberia me dizer o que poderia esta acontecendo...

Lucas Procopio
Elaine V.

Elaine V.

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 10:16

antonio celso,

você conseguiu resolver este problema?
está acontecendo a mesma coisa comigo..
quando entro no site "https://conectividade.caixa.gov.br" aparecem todos os certificados que eu instalei, aí aparece uma mensagem dizendo "escolha a unidade..." coloco a unidade em que está o pendrive com o certificado, mas só aparece isso:

"ocorreu um erro acessando o disco flexível (floppy)
não foi possível encontrar suas informações neste token (disquete).
por favor verifique que na unidade de fato está inserido o seu token (disquete).

aperte <ok> para tentar novamente, ou <cancelar> para abortar e desistir da operação"

não sei mais o que fazer!

Elaine V.

Elaine V.

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 10:20

antonio celso,

você conseguiu resolver este problema?
está acontecendo a mesma coisa comigo..
quando entro no site "https://conectividade.caixa.gov.br" aparecem todos os certificados que eu instalei, aí aparece uma mensagem dizendo "escolha a unidade..." coloco a unidade em que está o pendrive com o certificado, mas só aparece isso:

"ocorreu um erro acessando o disco flexível (floppy)
não foi possível encontrar suas informações neste token (disquete).
por favor verifique que na unidade de fato está inserido o seu token (disquete).

aperte <ok> para tentar novamente, ou <cancelar> para abortar e desistir da operação"

não sei mais o que fazer!

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 10:22

Elaine,

você já testou o certificado em outra operação? Tente acessar o e-CAC da Receita Federal pra ver se está funcionando. Se não conseguir, pode ser problema no certificado.

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Elaine V.

Elaine V.

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 10:34

Ana Claudia,

Acabei de tentar, e aconteceu a mesma coisa, e com todos os certificados que estão no pendrive..
Eu só consigo usar os certificados A3 em cartão.
Parece que o site não "lê" os certificados do pendrive. rsrs

Eliel dantas de Amorim

Eliel Dantas de Amorim

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 11:02

oi pessoal, não sei se entendi, mas voces estão tentando acessar o certificado através do pen drive, é isso? os certificados tipo a1 necessariamente teem que estar instalados no navegador, deem preferencia ao internet explorer - microsoft, pois alguns sites a exemplo da cef - icp, só funcionam com o explorer. os certificados tipo a1 não vao ser reconhecidos a partir de pen drives, teem que estar instalados no navegador. blz. se o certificado for tipo a3 eles estarão gravados em cartões com leitoras ou token's (e token não é pen drive) blz. em ambos os casos será necessário instalar os arquivos (drivers) ou da leitora do cartão ou do token, para que o sistema operacional (windows) reconheça os equipamentos (token ou cartão+leitora), normalmnte os soft's mais utilizados são: safenet ou safeweb, dependendo do tipo de equipamento. além disso é necessário instalar no seu navegador (inetnet explorer) as cadeias de certificados de cada fornecedor: caixa economica, serasa, certisign, etc., em seus sites existem links para baixarmos as cadeias de certificados necessárias.
resumindo: os certificados só vão funcionar com o soft de instalação do equipamento (safeweb, por exemplo) e com as cadeias de certificados instaladas também. ok
contactem seus fornecedores de certificados para maiores informações.
boa sorte a todos.

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.