x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 1.408

Cleusa Franco

Cleusa Franco

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2010 | 17:04

Boa tarde a todos,

Preciso da ajuda de vcs?

Estou fazendo alguns lançamentos contábeis e preciso saber qual é a contra-partida desse lançamentos no Razão, pois tenho dúvida. Os lançamentos são:

1º) Um Débito na cta banco de Subscrição. Em que conta (contra-partida) devo lançar ele no Razão (em uma conta de ativo ou de despesa e qual o nome da conta).

2º) Um crédito na cta banco de Dividendos OD. Em que conta (contra-partida) devo lançar ele no Razão (em uma conta de ativo ou de resultados e qual o nome da conta).

3º) Um crédito na cta banco de Juros OD. Em que conta (contra-partida) devo lançar ele no Razão (em uma conta de ativo ou de resultados e qual o nome da conta).

Por fvr me ajudem. Espero ter sido clara com relação a minha dúvida.

Sauro Jorge Silva da Cruz Filho

Sauro Jorge Silva da Cruz Filho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2010 | 17:42

Boa Tarde,

Não entendi muito bem como te ajudar Cleusa.
Para que fique mais claro, favor colocar a operação que originou estes lançamentos, por exemplo:
Compra de uma caneta a vista e em dinheiro.
D - Material de Expediente (RE)
C - Caixa (AC)
Da forma que você colocou ali, não fica clara a operação, consequentemente não fica claro a contra partida destes.

Cleusa Franco

Cleusa Franco

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2010 | 10:04

Ok,

1º) A empresa Silva comprou do Bco Bradesco títulos de curto prazo(usando o bônus de subscrição=vantagem na aquisição dos títulos) no valor de R$ 10.004,00, que foram pagos através de um débito em sua conta neste mesmo Banco. Sei que o lançamento no razão é: D - Banco conta movimento. E qual é a contra-partida para esse lançamento.

Aguardo s/resposta - obrigada

Sauro Jorge Silva da Cruz Filho

Sauro Jorge Silva da Cruz Filho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2010 | 10:31

Bom dia Cleusa,

A empresa Silva neste caso efetuou uma compra de título de liquidez imediata pago pela conta corrente, os lançamentos seriam:
D - Título Banco Bradesco (algum complemento) (AC)
C - Banco X (AC)
Lembrando que as operações no Extrato bancário são opostas as operações na contabilidade, ou seja, Débito no Extrato bancário significa Crédito para contabilidade.

(AC) = Ativo Circulante

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.