x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 281

acessos 128.331

SIMPLES NACIONAL DE MARÇO -DATA DE VENCIMENTO NA GUIA

fabiola

Fabiola

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 7 abril 2020 | 12:59

Diego Valerio,  por aqui estamos gerando, o que temos de informação é que o sistema sera atualizado, mais não faço ideia de quando.

Fabíola Helena de Abreu Rodrigues
Taubaté, berço do imortal Monteiro Lobato.
Andre Kenji

Andre Kenji

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 7 abril 2020 | 13:37

Acompanhando, no site do simples eles ainda não emitiram os procedimentos. Pois o site ainda gera com data de vencimento 20/04 e não outra opção além da apuração normal pelo o que vi. 

Tem essa mensagem nas ultimas noticias dele: Ato Declaratório Executivo da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil orientará os procedimentos operacionais a serem adotados pelos contribuintes optantes pelo Simples Nacional para cumprimento dos efeitos da Resolução.

TAMIRES

Tamires

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 7 abril 2020 | 14:32

Boa tarde! Para adiantar o meu serviço eu estou fazendo normal até a parte onde gera DAS. Não chego a gerar, paro aí. Então imprimo a declaração e guardo, para quando sistema estiver atualizado, tirar o DAS. 
Alguns clientes tem optado por pagar agora, então esses estou tirando normalmente. Espero que não dê problema depois.

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 abril 2020 | 15:43

Oi, Jessica!


Prorrogação dos Tributos Federais no Simples Nacional - 02/04/2020 A Receita Federal do Brasil informa que os ajustes nos sistemas em virtude da prorrogação dos tributos federais no âmbito do
Simples Nacional, conforme Resolução CGSN nº 152, de 18 de março de
2020, estão em andamento. Os procedimentos operacionais serão detalhados em ato a ser publicado na próxima semana. Enquanto isso, o contribuinte pode utilizar o serviço Emissão de DAS Avulso, no portal do Simples Nacional, para gerar o DAS relativo aos
tributos ISS e ICMS do período de apuração (PA) 03/2020. Atenção ao
utilizar o DAS Avulso, para informar os valores devidos desses tributos
por ente federado. Orientações sobre o serviço podem ser consultadas no Manual do PGDAS-D, item 6.8.4.
Esse procedimento não se aplica ao MEI, que deverá aguardar a atualização do PGMEI para gerar seus DAS. Alertamos que não houve prorrogação para parcelas de parcelamento.
SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL

fabiola

Fabiola

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 08:52

Jakson Barbosa de Sa, bom dia,

Entendo que não haverá problemas já que não há nenhuma proibição ao pagamento dentro do prazo.
Ainda, sustento que para as empresas saudáveis, o recolhimento deveria ser feito ao menos neste primeiro momento já que não houve uma diminuição da carga tributaria, mais apenas uma prorrogação, cumulando impostos para pagamento futuro.
Ainda, lembramos que o sistema PGDAS deve ser preenchido de qualquer forme neste momento.


Fabíola Helena de Abreu Rodrigues
Taubaté, berço do imortal Monteiro Lobato.
Andrews Augustus

Andrews Augustus

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 11:15

Bom dia !

Aqui estou gerando normalmente a quem não optou por postergar os impostos.
Os que optaram por postergar estou apurando no meu sistema e vou aguardar até semana que vem para transmitir, caso até lá a RFB/CGSN não publique o tal ADE, vou transmitir como de costume e na competência gerar o DAS/DAS-AVULSO.

Atenciosamente,

Andrews Augustus
Marcelo Alves de Melo

Marcelo Alves de Melo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Tributos
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 14:27

Boa tarde Colegas,
Observei a duvida de vocês e são as mesmas que tenho, achei estar fazendo algo errado (rsrs). 
Fiz a apuração do mês 03/2020 e a data de vencimento continua para 20/04/2020.
Tentei gerar o DAS avulso, mas, aparece mensagem que não há tabela da Selic cadastrado quando coloco vencimento para 20/10/2020, fiz um outro teste gerando o DAS avulso para vencimento por exemplo no dia 20/05/2020 e calculou juros.
Diante destes fatos, compartilho a mesma opinião de alguns colegas, melhor aguardar...
Vou deixar os impostos apurados e aguardar até que o sistema esteja atualizado, pois, diante dos fatos ainda não foi alterado conforme prevê a Resolução CGSN nº 154, de 03 de abril de 2020.
 

vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 14:30

Boa tarde a todos, 

O sistema do PGDAS foi atualizado, já é possivel gerar o imposto de ISS/ICMS com data para 20/07/2020.
o PROBLEMA MAIOR é que ao realizar a apuração do imposto FEDERAL também o sistema joga para a data do dia 20/07/2020 e não a data 20/10/2020.

Logo ao entrar no PGDAS para realizar a apuração tem um comunicado de que "O PGDAS ESTÁ SENDO ADAPTADO PARA GERAÇÃO DO DAS COM VENCIMENTO DISTINTOS".

Atenção colegas, ao gerar o imposto. SOMENTE O ISS e ICMS estão com data postergadas corretas.

Adriano

Adriano

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 14:40

Boa tarde a todos, 

O sistema do PGDAS foi atualizado, já é possivel gerar o imposto de ISS/ICMS com data para 20/07/2020.
o PROBLEMA MAIOR é que ao realizar a apuração do imposto FEDERAL também o sistema joga para a data do dia 20/07/2020 e não a data 20/10/2020.

Logo ao entrar no PGDAS para realizar a apuração tem um comunicado de que "O PGDAS ESTÁ SENDO ADAPTADO PARA GERAÇÃO DO DAS COM VENCIMENTO DISTINTOS".

Atenção colegas, ao gerar o imposto. SOMENTE O ISS e ICMS estão com data postergadas corretas.
Apenas um complemento, DAS Avulso ainda não está funcionando.

vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 14:46

Adriano, 

O DAS avulso está funcionando para os impostos ISS e ICMS.  
o impostos FEDERAIS ainda não é possível gerar com data postergada em 20/10/2020. Tanto no DAS AVULSO quanto na apuração pois o sistema joga para a data 20/07/2020. 
Quem for gerar os impostos em DAS-ÚNICO com o vencimento na data original 20/04/2020, deverá na apuração do PGDAS colocar em " consolidar para outra data" e digitar o vencimento original ( 20/04/2020).

Ainda temos que aguardar a liberação para gerar o imposto FEDERAL na data correta de postergação.

Aldanery

Aldanery

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 14:54

Boa Tarde!

Exatamente Vanessa. 

Também obtive a mesma resposta do Sistema PGDAS. Tentei gerar a guia para o dia 20/10/2020 e foi para 20/07/2020.
Acompanhando o sistema atualizar por completo.

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 19:16

Pessoal boa noite.

Mas como proceder no caso de já ter gerado o DAS  do mes 03/2020 e ter saido com o vencimento para dia 20/04. OBS. A empresa não vai pagar agora..... como vou fazer para gerar depois quando o programa tiver atualizado  se já foi fechado o mes 03/2020????

alguem saberia me informar??

obrigada 

vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 08:45

Juliana bom dia

Mesmo já tenha transmitido o PGDAS será possível gerar o DAS posteriormente com as datas postergadas.
Pode utilizar o caminho através do DAS AVULSO.

ALINE SANNAZZARO

Aline Sannazzaro

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 10:38

Tentei gerar conforme a orientação na página do simples onde falava pra emitir o DAS avulso pois o site estava gerando apenas uma guia unica com vencimento 20/07, só que quando coloca os impostos federais com vencimento pro dia 20/10 dá o erro de que ainda não tem taxa selic pro período. 
Infelizmente pelo jeito a unica solução será aguardar a atualização do sistema por completo. 
 

Gabriela Arruda

Gabriela Arruda

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 11:09

Bom dia pessoal! 

Fiz a apuração agora de um cliente do ramo de comércio e o DAS saiu com o vencimento para 20/07/2020, porém, fiquei com uma duvida porque no detalhamento da guia vieram todos os impostos IRPJ/CSLL/COFINS/PIS/INSS/ICMS para o vencimento de julho não seria somente o ICMS e em outubro o restante? 

CAMILA SANTOS

Camila Santos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 11:44

Os optantes do Simples Nacional, o ICMS e o ISS apurados , ficam prorrogados por 3 meses da seguinte forma:
a) Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, vencerá em 20 de julho de 2020;
e
Para os tributos federais dos demais optantes do Simples Nacional , prorrogação em 6 meses.
a) Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, vencerá em 20 de outubro de 2020;

Sim o sistema ainda n atualizou para os federais , esta saindo tudo como 20/07/2020 , mas para n precisar ir atras de gerar um avulso é só o cliente pagar até 20/07/2020 normalmente!!! irei deixar assim mesmo

Agora não estou conseguindo retificar guias geradas com data 20/04 , acredito que o sistema ainda ira atualizar nesse quesito.

vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 12:07

Eu estou transmitindo o pgdas sem gerar DAS.

Quando o sistema estiver totalmente atualizado gero o DAS conforme a vontade dos clientes, 
 uns querem recolher na data original e outros querem postergar.

Acredito que quando estiver atualizado o PGDAS sairá com todos os impostos na data original 20/04/2020.
E para aqueles que preferem pagar posteriormente, ai o sistema DAS AVULSO estará apto para gerar o federal em 20/10/2020 e o estadual e municipal em 20/07/2020.

SERIA O IDEAL SE ASSIM ACONTECER. 

Página 2 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.