Laura, pelo que vi aqui mesmo no fórum, o pessoal tá enviando pelo programa da Dacon, com o próprio e-cpf, mesmo não tendo procuração, pois a checagem, neste caso, é só formalidade. O programa não está verificando se o certificado é o da própria empresa ou se tem procuração, como normalmente faz. Para transmitir novamente sem certificado, só sendo retificadora.
Se você tem o recibo, acredito qeu a Receita não pode alegar que foi entregue indevidamente, pois ela aceitou a declaração.
Tem mais umas duas ou três maneiras de enviar a Dacon (desinstalar e reinstalar o Receitanet, fazer cópia de segurança das declarações, baixar novamente a Dacon e transmitir, usar QUALQUER certificado). Não entendo porque a Receita 'abriu' estas brechas, pois normalmente eles são bem rígidos com a entrega das declarações.
Mas é importante frisar que o prazo de entrega não será prorrogado. Aqui no fórum um usuário recebeu esta mensagem da ouvidoria da Receita, então é importante testar todas as possibilidades e enviar logo a declaração.