Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 79

acessos 41.497

Gabriela Silveira

Gabriela Silveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 16:36

Boa tarde!
Peguei hoje um caso deste, o Hash Code recebemos dia 26/06 do Pronampe pelo e-cac porém a ECF ainda não tinha sido transmitida. O cliente mandou o recebido pra CEF porém esta retornou que precisa do documento atualizado!
Alguém sabe como pedir um novo?
Att.,

Gabriela Silveira
[email protected]
Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 16:49

Boa tarde!

Em meu contato com a RFB, eles têm informado que o processamento da ECF pode demorar até um mês. Eu entreguei minhas declarações dia 25/06 e recebi a carta hash no dia 26/06 com os valores "N/D". Embora a RFB oriente a retificar caso haja alguma divergência de valores, no meu caso não é possível, porque todos os registros estão escriturados corretamente, especialmente o P200 e L300 (presumido e real respectivamente). Então o que resta é aguardar. Alguns bancos estão solicitando o envio destes registros também, mas outros bancos têm sido irredutíveis sobre fazer a avaliação de crédito somente com a hashcode.  

LEILA CRISTINE MORESCHI

Leila Cristine Moreschi

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 3 anos Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 12:03

Sobre o MEI tenho cliente que não recebeu a hascode tem como solicitar esse envio?? Quais canais vc tem usado pra isso? Obrigada!

Leila Cristine Pokes Moreschi
Analista RH
Curitiba-PR

"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens"
Colossenses 3:23
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 10 julho 2020 | 16:55

Boa tarde a todos.
Quem receber de MEI por favor avise aqui, pois tambem estou esperando!

Já quem é Presumido ou Real deve entregar a ECF 2019/2020 antecipadamente (prazo 31/07/2020 se nao prorrogarem) e aguardar o HASH Cod atualizado (que pode demorar até 30 dias). Isso li no manual do PRONAMPE da propria Receita Federal.

Ou seja, contadores que lutem! E ainda o CRC pede para os contadores auxiliarem os clientes para conseguirem o PRONAMPE....eles que criem um canal de atendimento e atendam os empresarios! Jogar para os outros fazerem é facil né?

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Rodrigo Santos

Rodrigo Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 13 julho 2020 | 09:47

Bom dia,

Janaina, você teria o link deste manual? Não encontrei e os clientes estão aflitos sobre essa demora do hash code atualizado... já sabia dessa informação, mas queria ter uma base "legal" para enviar aos clientes.

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 13 julho 2020 | 11:54

Rodrigo Santos  bom dia.

É o link que nosso colega Douglas postou acima.  Lá constam as seguintes informacoes:
* A retificação das declarações será carregada na atualização semanal com envio de nova mensagem para o DTE.
* É preciso entregar a ECF declarando a receita bruta. Após a entrega, será necessário aguardar a realização do processamento da declaração, para que a informação esteja disponível, o que pode levar até um mês.
Rodrigo Santos

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Rodrigo Santos

Rodrigo Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 08:23

Caros amigos, ainda estou perplexo com essa história das empesas do Lucro Presumido serem obrigadas a esperar o novo HASH CODE... 
Porém relendo a carta, vejo o seguinte dizer: 
O Programa prevê que a criação de linha de crédito para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com mais de um ano de abertura, será de até 30% da receita bruta anual do EXERCÍCIO 2019, declarada na Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Ou seja se é EXERCÍCIO 2019, então os valores base são referente ao CALENDÁRIO 2018, ou seja a carta do PRONAMPE está certa.

Estou muito louco ou é isso mesmo?

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 09:00

Bom dia!

Parece que seu raciocínio está correto. E a princípio, a oferta é baseada no faturamento de 2018 (exercício 2019/calendário 2018), de acordo com o art 2° da lei 13.999/2020. Pelo menos aqui na minha cidade, os bancos têm exigido a carta com os dados dos 2 anos calendários (2018 e 2019), mesmo levando em consideração o seu raciocínio e que vai ao encontro da referida Lei e Portarias 978/2020 e 1.039/2020. Ou seja, se depender da avaliação do banco, tem que ter os dois faturamentos, mas pelos legisladores, apenas o de 2018 informado é suficiente para avaliação do crédito ao interessado. 

Izabela Pereira

Izabela Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 09:09

Bom dia!!!

Estou na mesma situação, a ECF foi entregue em 24/06 e a mensagem via E-cac veio com a mensagem N/D dia 26/06. Hoje já o 15° dia útil após a entrega da ECF e ainda não chegou nova mensagem. Será que realmente a Receita vai enviar um novo lotes de mensagem atualizando a Receita Bruta? Alguém que entregou nesse prazo ou retificou a declaração, já recebeu?

LUCILENA DIAN

Lucilena Dian

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 09:43

Bom dia a todos!
Tenho duas empresas que embora tributadas pelo Lucro Real, possuem o faturamento dentro das regras do simples, entreguei as ECFs em maio, dentro do prazo antigo, ambas receberam o comunicado da RF através do Portal Ecac, com valores da Receita e o Hash Code, no entanto, o banco não consegue liberar o financiamento, acusa código inválido, alguém já teve a mesma situação?

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 09:56

Bom dia!!!

Estou na mesma situação, a ECF foi entregue em 24/06 e a mensagem via E-cac veio com a mensagem N/D dia 26/06. Hoje já o 15° dia útil após a entrega da ECF e ainda não chegou nova mensagem. Será que realmente a Receita vai enviar um novo lotes de mensagem atualizando a Receita Bruta? Alguém que entregou nesse prazo ou retificou a declaração, já recebeu?
Bom dia!

Parece que para não optantes pelo SN, a informação dada pela RFB é que para a ECF ser processada pode demorar em média 30 dias.

LUCILENA DIAN

Lucilena Dian

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 10:27

Pessoal, 
No documento que a RF libera, é clara a informação de que a Linha de crédito foi criada pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, estas possuem ME ou EPP, na Razão Social.
As duas empresas que tenho, embora com faturamento de simples, foram desenquadradas de ME e EPP por terem uma S?A no quadro societário, ou seja, não terão direito ao Pronampe.
Resumo, a RF manda o comunicado com o Hahs Code pra todos que possuem faturamento que se enquadre, mas não explica que não será liberado, pra variar...
Estou colocando a informação aqui para esclarecer a outros que possam vir a ter a mesma situação.

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 10:59

Pessoal, 
No documento que a RF libera, é clara a informação de que a Linha de crédito foi criada pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, estas possuem ME ou EPP, na Razão Social.
As duas empresas que tenho, embora com faturamento de simples, foram desenquadradas de ME e EPP por terem uma S?A no quadro societário, ou seja, não terão direito ao Pronampe.
Resumo, a RF manda o comunicado com o Hahs Code pra todos que possuem faturamento que se enquadre, mas não explica que não será liberado, pra variar...
Estou colocando a informação aqui para esclarecer a outros que possam vir a ter a mesma situação.
Bem observado! Mas o critério de "ME" ou "EPP" para interessados ao Pronampe e utilizando o critério de Receita Bruta da Lei 123/2006, não seria apenas para enquadramento como "ME" ou "EPP". Pergunto por que tenho lucro presumido que tem a expressão "ME", fatura menos de R$ 360.000,00 e mesmo assim não recebeu o hashcode atualizado. Embora sua observação seja importante, ainda estou em dúvida. 

MAIRA ALINE MARQUES AUGUSTO

Maira Aline Marques Augusto

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 14:28

Boa Tarde! Estou com vários clientes que as empresas são do Lucro Presumido e que precisam da carta de crédito para levar ao banco, mas na carta o faturamento da empresa no ano 2020/2019 aparace assim (2020-2019 - N/D), já estou cansada de entrar na e-cac e solicitar informações, mas eles não explicam, apenas pedem para verificar de a ECF foi entregue corretamente. E não dão um prazo para essa situação ser regularizada. Gostaria de saber se vocês estão tendo esses mesmos problemas? Pois os clientes estão cobrando a carta, e eu não tenho uma posição para passar para eles.Neste caso o que vocês estão fazendo? 

LEILA CRISTINE MORESCHI

Leila Cristine Moreschi

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 15:09

Pessoal alguma novidade sobre os MEIs que não receberam o hashcode? Como proceder?

Leila Cristine Pokes Moreschi
Analista RH
Curitiba-PR

"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens"
Colossenses 3:23
VOLMIR SIDNEI HERZER

Volmir Sidnei Herzer

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 15:21

Receita sendo Receita!
Minhas declarações ECF's foram enviadas em 04 e 05/06/2020. No perguntas e respostas diz o seguinte:
"O que acontece quando entrego novas declarações?Novo comunicado será enviado para os contribuintes que entregarem ou retificarem as declarações
Perguntas e Respostas - Pronampe 8
após o recebimento da primeira correspondência. A nova correspondência será encaminhada em
até 15 dias após a transmissão do PGDAS, ou na primeira semana do mês seguinte após a transmissão da ECF"
Perguntem se recebi alguma carta atualizada na primeira semana do mês seguinte?

Nada fácil praticar contabilidade!

LUCILENA DIAN

Lucilena Dian

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 16 julho 2020 | 07:47

Bom dia a todos!
Eu consegui me comunicar com o Chat da RF, o atendimento pela manhã é rápido, embora não tenha solucionado meu problema, vou deixar o caminho abaixo.
entrar no portal e-cac, clicar na aba outros e depois na aba de serviços disponíveis via chat, mesmo não tendo listado o assunto que precisava falar, utilizei a opção CNPJ e o atendente direcionou-me para a o setor...

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 20 julho 2020 | 12:34

Boa tarde!

Ótima notícia! Contribuintes receberam a nova carta com a ECF processada. Entreguei as ECF no dia 25/06/2020 e recebi novo comunicado via e-cac dia 17/07/2020. 

Acho que está previsto novos recursos para serem liberados. 

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 10:59

Bom dia.
Algum cliente de voces conseguiu o Pronampe?
Tenho clientes SIMPLES e Presumido que pediram aos bancos, tanto de governo como particular, alem de terem pedido documentos adicionais como IR fisico dos socios, nao conseguiram o financiamento. Os bancos alegam já ter acabado a verba.
Um deles do Itau, fica desde as 6hs da manha clicando no aplicativo para fazer a simulacao e nada...o gerente disse que o valor acaba muito rapido.
Se alguem conseguiu por favor indique aqui qual banco foi.
Obrigada.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.