x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 547

acessos 393.827

TRABALHADOR NÃO CONSTA QUE FOI INFORMADO RAIS 2019 - EMPRESA GRUPO 2 eSocial

Gustavo Lucas Ramos

Gustavo Lucas Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 08:57

Bom dia meus caros colegas de profissão, estou com um problema de um trabalhador que consta que não está informado na RAIS ano base, a empresa é do grupo 2 do eSocial, ela não é do simples e faturou acima de 4.8 milhões e está em dias com o eSocial, sendo transmitido dentro dos prazos legais os eventos periódicos e não periódicos, que está desobrigada de informar a RAIS ano base 2019, e o trabalhador não consta que está na base de dados da RAIS.
"Para as empresas compreendidas nos grupos 1 e 2 de obrigados ao eSocial, o cumprimento da obrigação do art. 24 da lei 7.998/90 combinada com o Decreto 76.900/75 se dá exclusivamente pela transmissão das informações ao eSocial, nos termos da Portaria 1.127/19. A declaração da RAIS ano-base 2019, por meio do GDRAIS, por empresas compreendidas nos grupos 1 e 2 de obrigados ao eSocial, não tem qualquer valor legal, inclusive para fins de habilitação de trabalhadores ao recebimento do abono salarial."

Alguém teve o mesmo problema?
A opção de consultar trabalhador no site da RAIS está em manutenção.

Mila

Mila

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 17:15

Boa tarde, 

Também estou com esse problema, consegui consultar a RAIS que o e-social puxou por esse link : http://rais.gov.br/sitio/obter_declaracao.jsf, mas não faço idéia de como se retifica isso, tenho uma funcionária que não conseguiu receber o PIS porque a caixa informa que ela não consta na Rais, já expliquei que a empresa foi desobrigada a declarar a Rais poi é do grupo 2, e as informações estão no e-social, pedi pra ela tentar ir em outra agencia, quando eles entenderam que não tem mais Rais, veio o problema que ela não consta no E-SOCIAL, mas eu tirei print de todas as telas do E-social e eles não aceitaram, consultando nesse link realmente ela não aparece, porque o desligamento dela foi em abril/20 e pelo que entendi as informações foram "puxadas" do e-social em 11/05, pelo que vi todos os desligados esse ano de jan à maio não apareceram nessa declaração...
Não sei o que fazer, não consigo falar no 158 e já tentei todas as outras possibilidades... se alguém tiver uma luz agradeço imensamente!

Gustavo Lucas Ramos

Gustavo Lucas Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 17:55

Poisé Mila, eu consegui pegar a declaração da RAIS no site, porém o trabalhador não consta na declaração, e eu percebi que todos empregados que foram desligados até no início de abril de 2020 não consta de forma alguma na declaração. É uma falta de respeito com nós profissionais da área, pois ele tiram a obrigatoriedade de transmitir a RAIS já que eles tem todas as informações no eSocial e mesmo assim ainda dá erro de não aparecer os trabalhadores informados na RAIS sendo que nós fizemos todas obrigações do eSocial certinho, é muito despreparo do governo.

Mila

Mila

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 07:30

Gustavo, justamente o que esta acontecendo comigo, os trabalhadores que foram desligados ate abril que é o caso dessa funcionária especifica não consta na declaração também... agora precisamos saber como fazer arrumar essa m*** que o governo faz e joga na nossa mão...porque a caixa só sabe dizer pro funcionário que tem que falar com a empresa, porque a empresa não fez o que devia, é uma falta de respeito a forma que eles tratam essa situação...

EMILIA APARECIDA BROCHINE

Emilia Aparecida Brochine

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Recursos Humanos
há 3 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:19

Bom dia Gustavo e Mila

Eu mesmo assim enviei a RAIS mesmo sem a obrigatoriedade e os funcionários não estão constando. Eu liguei no 158 e me informaram que a Rais esta transmitida e entregue dentro do prazo. Agora resta saber onde mais ver isso... affff falta de respeito com a gente.

Emilia Brochine
Assistente RH
Susana Nunes

Susana Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:30

Bom dia colegas, Estou com o mesmo problema em duas empresas , em uma ficou  faltando a informação  de remuneração de alguns meses, em outra leu somente um  ou dois meses. Como a RAIS foi entregue via e-social, a Caixa Econômica manda os funcionários reclamarem na empresa que é problema daqui. Não sei o que fazer já recorri a CEF, a um e-mail que me informaram do Ministério do Trabalho e no 158. Então reclamamos a quem? Se diz que não podemos retificar via site da RAIS como fazer?

PATRICIA RODRIGUES FACHIN

Patricia Rodrigues Fachin

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 22:20

Boa noite à todos!
Também estou com o mesmo problema, o e-Social foi entregue o ano todo de 2019/2020 dentro do prazo, mas não consegui nem mesmo obter a declaração da empresa pelo link informado pelo governo http://rais.gov.br/sitio/obter_declaracao.jsf. Se alguém tiver alguma dica pra eu conseguir baixar a declaração agradeço. No meu caso, o trabalhador foi desligado em outubro/2019, mas não sei para quem recorrer porque a Caixa manda procurar a empresa.

Débora Barbosa

Débora Barbosa

Bronze DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 10:47

O atendimento no telefone do esocial nao dão suporte, nem sabem o que está acontecendo e eu nao sei como arrumar isso, pois pra mim consta tudo certo o evento de folha de 2019 enviado com sucesso mensalmente e alguns funcionários estão recebendo parcialmente.

Mila

Mila

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 11:48

Pessoal entrei com reclamação no site da Rais, e eis a resposta que tive:
"Resposta da Solicitação 
Boa noite!
O governo já percebeu que houve erro no processamento do E-social para alimentar o
sistema da RAIS, acreditamos que o problema será solucionado em breve. No
momento é aguardar, ainda mais com essa situação de Auxilio e Benefício
Emergenciais. Desculpas

É isso pessoal, só nos resta rezar e esperar...

Rosana

Rosana

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 14:48

Boa Tarde!!

Colegas, também estou com esse problema de RAIS.
Ex funcionária ligou informando que só consta um mês declarado em 2019. Sendo que trabalhou 11 meses.
Não sei como resolver, onde consultar, como quem falar.

Lamentavel a culpa que colocam em nós DP/RH.  Se já verificaram um erro , custo alertar a CAIXA, para eles pararem de procurar e acusar a empresa de informar errado.
Se o funcionário não receber o abono do PIS corretamente a culpa será da empresa certamente. Como nos cercar de garantias que fizemos tudo certo? Só enviar as informações no prazo não basta. Print dos eventos eventos não servem.

Bem desmotivador neste momento em que estamos vivendo.

Desculpem o desabafo...


Atualizando:
No site do portal do CAGED consta um comunicado referente a RAIS. Solicitado que o funcionário entre em contato com as empresas para ver se tudo foi informado corretamente no e-social (meu caso empresa do 1º grupo.)

Mila

Mila

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 15:58

Pessoal isso mesmo, a coisa tá complicada...
Eu liguei no suporte da RAIS, no alô trabalho (158) e no suporte da do E-SOCIAL, ninguém por telefone soube me orientar ou resolver a situação, a unica resposta que obtive foi quando entrei com solicitação nesse site abaixo:
https://solicitacao.servicos.gov.br/processos 
Loguei com o certificado digital do escritório e preenchi com os dados da empresa e da funcionária prejudicada, e a resposta que recebi hoje foi a que postei acima,
"O governo já percebeu que houve erro no processamento do E-social para alimentar o
sistema da RAIS, acreditamos que o problema será solucionado em breve. No
momento é aguardar, ainda mais com essa situação de Auxilio e Benefício
Emergenciais. Desculpas"

A funcionária não gostou da resposta, mas infelizmente estamos de mão atadas e só nos resta esperar pra ver se soltam alguma medida para corrigir isso.
 

Gabriela mello

Gabriela Mello

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 17:39

Estou com o mesmo problema e verifiquei em mais de uma empresa que foram exatamente os empregados demitidos entre 01/01/2020 e 15/04/2020 que não constam na declaração extraída no site da RAIS.

Vinícius Costa

Vinícius Costa

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Sábado | 11 julho 2020 | 17:18

Boa tarde Pessoal,

Também tive esse problema inclusive eu mesmo tive o PIS não pago pq constava que eu não fui informado na RAIS mesmo fazendo pelo e-social. Procurei a Caixa da minha cidade, pelo whatsapp nacional da Caixa, mandei email para o Ministério da economia e nada, tem funcionário da Caixa que nem sabe o que e-social. Resta esperar e tentar pressionar de alguma forma pra resolverem, enquanto isso a gente sofre com essa bagunça de governo, tanto pra fazer as obrigações trabalhista tanto pra receber, que é o meu caso e provavelmente de muita gente

jonison

Jonison

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 13 julho 2020 | 17:30

Boa Tarde Mila,

Para qual e-mail você envio para ter esse retorno abaixo?

"Resposta da Solicitação 
Boa noite!
O governo já percebeu que houve erro no processamento do E-social para alimentar o
sistema da RAIS, acreditamos que o problema será solucionado em breve. No
momento é aguardar, ainda mais com essa situação de Auxilio e Benefício
Emergenciais. Desculpas'

Gustavo Lucas Ramos

Gustavo Lucas Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 14 julho 2020 | 14:00

Pessoal, referente a essa matéria: https://www.contabeis.com.br/noticias/43737/esocial-informacoes-devem-ser-enviadas-ate-30-de-setembro-para-pagamento-do-abono-salarial/

Como será que fica as empresas que enviaram corretamente todos eventos do eSocial que é o caso de muitos de nós, e não aparece diversos trabalhadores informados na RAIS? Deram o prazo até 30 de setembro pra regularizar, mas será que eles vão corrigir o erro e fazer aparecer as informações que já enviamos e que não consta na RAIS?

Bruna Xavier

Bruna Xavier

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 14 julho 2020 | 14:59

Boa tarde!
Também estou tendo um problemão com a RAIS.
Sou responsável pelo envio de informação da RAIS no escritório que trabalho, enviei e o ao consultar o benefício do PIS consta como menor do que temos direito. Liguei para o 0800 do Esocial para obter uma resposta, me indicaram um endereço eletrônico para que eu pudesse obter a declaração do que foi enviado pela RAIS.

Fui ao site e o que achei muito estranho, é que havia como se fossem 3 arquivos de RAIS enviados. O que não está certo.

1 - data de envio zerada - 00000000 - CREA Oculto - essa declaração está totalmente alterada. Está sem remuneração vários meses, com afastamentos que não existem (80) e com data de afastamento de 1911 a 2911.

Não faz sentido nenhum essa primeira declaração.

2 - data de envio - 19/03/2020 - CREA Oculto - essa declaração é a certa. Todas as informações conferem e foi a que eu realmente enviei pela RAIS. nenhum afastamento, todas as remunerações certas, etc.

3- data de envio 10/05/2020 - CREA Oculto - essa declaração é a mesma da primeira, também não faz sentido nenhum, não foi enviado por nós, o sistema gerou erroneamente essa declaração e a primeira,
E dessas declarações erradas que foram enviadas as informações para o PIS.


Fiz a retificação da RAIS hoje 14/07 novamente, mas peguei o CREA da declaração 1 e 3 para poder acertar, mas não consigo, o sistema diz que o crea não existe, então enviei novamente as informações da declaração 2 (que é a certa). Creio que não vai resolver nada, pois estou retificando a declaração certa. Gostaria de uma informação sobre o que fazer, são muitos os prejudicados aqui por isso.

Mila

Mila

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 14 julho 2020 | 15:37

Bruna, você enviou a declaração mesmo a empresa tendo sido dispensada por informar e-social? porque meu problema é igual, aparece a RAIS que (eu nao enviei), uma com data e outra zerada, "eles" puxaram a informação do e-social, mas não puxaram os funcionários que foram desligados ate abril desse ano, pelo que entendi foi falha no sistema da Rais ao importar os dados do e-social, e que o governo ainda precisa acertar...

Bruna Xavier

Bruna Xavier

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 14 julho 2020 | 16:34

Mila, a minha empresa é pelo site do ESOCIAL, pelo grupo 2. Será que é isso? É porque no momento ela é do Simples, mas isso não influencia né? vale o que ela era em 2018...

pra você ter uma idéia do absurdo das declarações, tem afastamento pro funcionário de 1912 a 3112 !!! kkkk sem lógica nenhuma 

agora nao sei o que fazer... excluo a declaração?

As folhas de Janeiro/Fevereiro/Março/Abril eu não consigo enviar pelo Esocial que diz que não tinha obrigatoriedade ainda... e são esses os meses zerados na declaração... Mas elesz trabalharam normal. enfim, estou num labirinto sem resposta com essa rais. .

cristian melo ragazzon

Cristian Melo Ragazzon

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Terça-Feira | 14 julho 2020 | 23:11

Amigos, sobre a Rais. . a partir de amanha, no site da Rais, já teremos como emitir os comprovantes, e poder conferir as pessoas enviadas. O mes de base da rais, era 07/2018.. sua empresa estava no grupo II ou I neste mes e ano? se sim.. ele precisa aceitar o envio. deve ser algo de configuração mesmo. consegue dar mais detalhes deste caso..? 

Aproveito 

Pessoas.. um resumão ( estoupostando vídeo AGORA com detalhes da lei e dicas sobre retroagir )
https://www.youtube.com/channel/UCMHdG7-ok2YSPdhMaRxrU6g?view_as=subscriber
 
Pulicado oficialmente o DECRETO nº 10.422, de 13 de JULHO de2020
admitidos permanece igual..até 02/04 ( transmitidos conforme portaria)

novos acordos podem ser feitos, limitado a 120 dias (somadoscom os já utilizados) por empregado.
NÂO PODE SER RETROAGIDO. O Decreto é valido a partir do diade publicação ( veja meu vídeo com detalhes deste assunto com base legal )
total de utilização individual de suspensão agora é de 120dias e de redução também de 120 dias, mas limitado a 120 dias para cada
empregado.
Quem já utilizou 90 dias de acordo, agora só poderá utilizarmais 30 dias, seja redução ou suspensão (ou períodos intercalados dos dois).
O período mínimo de suspensão passou para 10 dias.
Quem está atualmente cumprindo acordo de Redução edesejaalterar para Suspensão, pode cessar o acordo, e fazer um NOVO ACORDO com o
empregado a partir de hoje.
Anistia prazos até 19/07/2020.
MP 927 tem validade até 19/07
 
Vou postar vídeo sobre com detalhes hoje ainda.. lhesconvidoa seguir meu canal e deixar as dúvidas.

Katia Macedo

Katia Macedo

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 15 julho 2020 | 14:36

Boa tarde! 
Acessei o site para consulta do trabalhador, mas o site está em manutenção... Também estou com o mesmo problema com a RAIS pelo eSocial. Na declaração consta uma informação totalmente divergente do eSocial e não é só para desligados, também estou com problemas com funcionários ativos.  Muito ruim esta situação, pois a Caixa continua informando as pessoas que o erro é da empresa. :(
Alguém tem novidade sobre este assunto?
Obrigada.

Átila Costa

Átila Costa

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 16 julho 2020 | 10:47

Pessoal, o Ministério da Economia lançou uma nota essa semana explicando a situação:

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/trabalho/julho/empregadores-devem-prestar-informacoes-ate-30-de-setembro-para-pagamento-do-abono-salarial

"O Ministério da Economia identificou ainda que uma parcela de empregados de empresas dos grupos 1 e 2 do eSocial prestou corretamente as informações referentes a trabalhadores desligados em 2020, mas estas não constavam na base governamental da RAIS. Esta divergência será corrigida pelo governo e os trabalhadores relacionados poderão realizar nova consulta a partir de agosto, sobre a programação do pagamento do benefício."

Devemos esperar até Agosto mesmo...

Página 1 de 19

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.