Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 17.268

MEI x Firma Individual (empresário)

Raffael Trovão

Raffael Trovão

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 17:28

Sou estudante de Contabilidade, e gostaria de saber se O MEI (Micro empreendedor individual) é a mesma coisa do empresario individual (firma individual). Já fiz um curso sobre o MEI e sei como funciona, o faturamento anual tem que ser de até 36.000,00, caso ultrapasse esse valor você é enquadrado automaticamente como simples nacional. O caso do Empresario individual, aquele que o formulário está no site ja junta comercial e não no Portal do empreendedor. Até quanto ele pode faturar? Ele é considerado no regime simples como se fosse uma empresa Ltda? Porque pelo que ouvi falar, tem um certo faturamento em que você precisa de um sócio.
Obrigado.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 18:31

Bom dia Raffael Miranda Trovão!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.


Em relação à sua dúvida, MEI e Empresário não são as mesmas coisas.

MEI é um regime de tributação e Empresário é a natureza jurídica da empresa.

Uma empresa pode ser constituída sob a forma de sociedade (Limitada, por Açoes, etc.) com no mínimo dois sócios ou sob a forma de Empresário.
Segundo o Artigo 966 do Código Civil, "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.