x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 46

acessos 119.704

CCMEI sem NIRE

Anderson Weige Dias

Anderson Weige Dias

Iniciante DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Terça-Feira | 1 setembro 2020 | 16:15

Boa tarde!
Desejo obter o alvará online para minha MEI, mas não sei qual é o meu NIRE.
No Certificado de micro-empreendedor Individual (CCMEI) não consta, tem apenas o CNPJ, ao lado aonde deveria aparecer o texto escrito NIRE, simplesmente não tem nada escrito, nem o texto NIRE.
Alguém sabe como posso descobrir o NIRE de minha MEI? Ela é do Rio Grande do Sul.
Muito obrigado!

ANDREA PIRES

Andrea Pires

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2020 | 10:36

Bom dia Pessoal 

Estou com o mesmo problema da falta no NIRE no CCMEI aqui São Paulo. 
Uma saída que achei foi entrar em contato com o Posto Fiscal e lá obtive o numero do NIRE. Isso funcionou porque eram MEIs que tinham inscrição estadual. 
Quanto a MEIs não passiveis de inscrição ficaremos dependentes da JUCESP. 

Att, 
Andréa
 

Anderson Weige Dias

Anderson Weige Dias

Iniciante DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2020 | 17:21

Bo tarde pessoal!
A jucisRS me retornou.
Me informaram para entrar em contato com o Sebrae para verificar o motivo do certifiacdo da MEI não apresentar o NIRE, mas consegiuram me retornar o número de NERI de minha MEI;
Segue trechod a mensagem:
"Quanto ao seu questionamento:

Sugerimos que entres em contato diretamente com o SEBRAE e a Receita Federal para ver sobre o certificado do MEI.

A divisão de atendimento da Junta Comercial não possui informações sobre MEIs, vez que este órgão não faz a gestão desta natureza jurídica.

Segue o NIRE:Oculto-1

Foi um prazer ajudar.
"
Sugiro que  entrem em contato com a junta comercial do estado de vocês também.
Muito obrigado pela ajuda de todos!

Lismael Sousa

Lismael Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 3 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2020 | 17:50

Que bom que teve retorno, vou tentar contato com a Jucepi, talvez eles consigam me informar meu NIRE. 

Um tanto estranho não constar o NIRE no CCMEI como mostra na maioria dos exemplos na internet.

Grande abraço.

Att,

Lismael Sousa

Bruno Telis

Bruno Telis

Prata DIVISÃO 3, Analista Contratos
há 3 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2020 | 19:48

Boa noite, prezados.
O NIRE não está mais sendo informado no CCMEI, ou é uma falha de sistema? 
Preciso registrar um desenquadramento na JUCESP para transformar em sociedade, porém preciso do NIRE, e o cliente não tem o certificado da época da abertura. 
Em contato com a Junta comercial, fui informado que a empresa não consta na base de dados.
Alguém sabe de alguma forma de conseguir o nire? Pois para completar a empresa não possui inscrição estadual, caso tivesse conseguiria pelo Cadesp.

Tadeu Aparecido Rosanese

Tadeu Aparecido Rosanese

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2020 | 09:52

Bom dia, 
Estou com o mesmo problema o NIRE não esta informado no CCMEI, a empresa não tem Inscrição Estadual, e na JUCESP, diz que a empresa não consta na base de dados.

Alguém sabe de alguma solução?

Att.




Fabiano Morgon

Fabiano Morgon

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2020 | 15:54

Fui informado que o convênio que a Receita Federal tinha com as Juntas Comerciais não foi renovado, portanto não sairá mais NIRE no Certificado do MEI. Cada Prefeitura está se adaptando em relação a esse número. Em minha cidade, fui orientado pela prefeitura a colocar "9999999".

NAYARA

Nayara

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2020 | 10:46

Bom dia 

Também abri uma empresa e não saiu o número do NIRE. Liguei na Sefaz GO (porque o cliente foi cadastrar a INSCRIÇAÕ ESTADUAL e eles não quiseram fazer) eles disseram que era pra entrar em contato com a JUCEG, liguei lá eles disseram liga no SEBRAE, liguei lá e eles disseram pra entrar em contato com a OUVIDORIA DA RECEITA.
Ninguém sabe o que está acontecendo, retornei na JUCEG e eles disseram que enviaram um OFÍCIO PRA RECEITA.

Lismael Sousa

Lismael Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 19:24

Bem, pelas minhas pesquisas, eu precisava do número do NIRE para poder realizar Inscrição Estadual, só que no estado do Piauí onde é a sede da minha empresa, após ter entrado realizado todo o procedimento de cadastro do MEI, aguardei alguns dias e na plataforma Piauí Digital (site para o empreendedor piauiense) consegui todos os certificados: Inscrição Municipal, Inscrição Estadual e Alvará de funcionamento provisório. Nem precisei intervir no processo, tudo foi automático. 

Eu cheguei a enviar e-mail para a Junta Comercial perguntando sobre o NIRE, mas não tive resposta, então imagino que o MEI esteja realmente isento do NIRE. 

Atenciosamente,

Lismael Sousa

Wesley Alves

Wesley Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Açougueiro
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 23:48

JOSIE MAGALHÃES 
eu enviei um email para junta comercial pois tambem sou do rio. Eles me informatam que mei nao tem mais nire aPartir de setembro de 2020. Foi Uma nova resolucao. Nos campos nire preencher tudo como 00000. No entanTo eles homologaram um nire p/ minha mei. 

Abaixo a resposta que eles me enviaram:

Prezada(o), já entramos em contato com setor de TI para retirar a exigência de preenchimento do NIRE no cadastro para emissão de NFA-e.Até lá, o NIRE deverá ser preenchido com zeros.Corrigimos o preenchimento do NIRE no seu cadastro. Basta emitir.

ATENÇÃO! A informação prestada tem caráter de orientação e não possui os efeitos próprios da consulta formal, prevista nos artigos 150 a 165 do Decreto Estadual n° 2.473/79.

Atenciosamente,

Coordenadoria de Documentos e Declarações Fiscais (CDDF/SUCIEF)
Subsecretaria de Estado da Receita
Secretaria de Estado de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro

RAYRES RAMOS DE VASCONCELOS

Rayres Ramos de Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 09:43

Prezado Francelino, Informamos que em atendimento a determinação do governo federal, o CCMEI não está mais exibindo o número do NIRE. Para que façamos o cadastramento do MEI na Jucesp, solicitamos que faça um Upload da documentação a seguir: i) Cadesp (Cadastro de Contribuintes de ICMS) , caso possua; ii) Cópia do RG e do comprovante de endereço residencial do empresário; iii) Cartão do CNPJ; iv) CCMEI. Agradecemos o contato. Atenciosamente, Junta Comercial do Estado de São Paulo | Jucesp Rua Guaicurus nº 1.394 | LAPA | São Paulo / SP | CEP 05033-002 Tels.: Oculto / 3468-3051 www.jucesp.sp.gov.br
Essa foi a resposta que recebi da JUCESP. NO PORTAL FALE CONOSCO.

Josie Magalhães

Josie Magalhães

Iniciante DIVISÃO 3, Pedagogo(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2020 | 20:43

Pessoal, também consegui! Coloquei 0000 no NIRE e o alvará foi deferido. A ouvidoria do Ministério da Economia me respondeu:

Resposta

Informamos que o NIRE deixou de ser utilizado em qualquer documento de registro de empresa, por isso não é apresentado no CCMEI.

O fim dessa obrigatoriedade está previsto na Lei nº 13.874/2019 (Lei de Liberdade Econômica) que trouxe medidas importantes de simplificação e desburocratização.

Importante destacar que a Lei de Liberdade Econômica deve ser observada por todos entes federativos: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

E ainda, informamos que as Juntas Comerciais já foram orientadas quanto a necessidade de adequação de seus sistemas, assim como pelos órgãos parceiros, retirando a obrigatoriedade da utilização do NIRE.

JORGE LUIZ DA SILVA

Jorge Luiz da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 27 outubro 2020 | 15:40

Olá pessoal, tudo bem.
Aqui na Jucerja, eu abrir uma requisição e anexei o CCMEI e a Consulta a Optantes do Simei. Em 48 horas cadastraram o MEI e me enviaram o número do Nire.
Um abraço
Jorge

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.