x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 68

acessos 70.335

Impostos que incide sobre Transporte de carga

Djonathan Felipe Schaffer

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 12:18

Boa Noite,
Gostaria de saber quais são os impostos pagos por um transportadora de cargas nacional, cujo matriz é em Santa Catarina

Exemplo: minha empresa fatura em torno de 100 mil por mês.

Gostaria de saber como funciona o sistema do simples nacional, lucro presumido e lucro real

Lembro que na nota fiscal emitida pela empresa contratante ela paga 12% de ICMS sobre o valor do frete, (nao sei se isso pode ser redusido do valor dos imposto)

att.

Ricardo A. B. Teotonio

Ricardo A. B. Teotonio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 12:20

Djonathan Felipe Schaffer,

dê uma lida no tópico, desde o início, que você encontrará várias postagens a respeito, inclusive sobre outros regimes tributários.

Se ainda restarem dúvidas, volte a postar que ajudaremos com prazer.

Abraços
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. B. Teotonio

Ricardo A. B. Teotonio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 12:45

Seria bom realizar um estudo tributário com todas as previsões e certezas que você tem acerca de seu faturamento/custos/despesas.
O simples é muito bom, mas dependendo de cada caso, às vezes, fica inviável por causa do volume de custos/despesas, volume de funcionários, crescimento do faturamento, dentre outros...

É melhor conversar com um Contador que esteja próximo a você para realizar um bom estudo deste caso.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 22:27

Boa Noite,
Assim, tenho uma transportadora cuja matriz é de SC
presto serviço para um frigorifico (JBS) em Mato Grosso
e levo estas mercadorias para estados como SP, RJ
... na nota fiscal emitida pelo frigorifica ja sai descontado do valor do frete uma aliquota de 12% do frete, sujo este valor não é repassado para a empresa, exemplo:

Valor do Frete: 10.000,00 x 12% = 1.200,00
Frete Liquido Pago para a Transportadora: 8.800,00

estes detalhes estão descritos em NF-e que o frigorifico emite ao comprador de sua mercadoria, gostaria de saber se este desconto que é realizado seria o ICMS de Frete que a transportadora teria de pagar? se poderia descontar ele do meu imposto no lucro presumido.

me corriga se estou errado, pagando somente os impostos como:
IRPJ = 1.2%
CSLL = 1.08%
PIS = 0,65%
CONFINS = 3,00%

IRPJ= 1,2% até a BC não ultrapassar 60.000 trimestre, caso ultrapasse aplicar 10% na diferença restante da BC

Exemplo: BC = 100.000,00
100.000,00 - 60.000,00 = 40.000,00
60.000,00 X 15% = 9.000,00
40.000,00 X 10% = 4.000,00
IRPJ = 13.000,00

se vou pagar mais algum imposto me informe se possivel

JOÃO CARLOS GONÇALES

João Carlos Gonçales

Iniciante DIVISÃO 3
há 12 anos Sábado | 17 novembro 2012 | 00:47

Boa Noite!

No caso uma empresa transportadora com sede no Estado de São Paulo tributada pelo Simples Nacional que tem a origem do transporte no Estado do Espirito Santo e o destino no Estado de São Paulo deve pagar apenas o Simples Nacional?

Bruno Carvalho santos

Bruno Carvalho Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 21:34

Prezados colegas, estou com uma dúvida: uma empresa de transporte rodoviário de cargas (interestadual) que não possui caminhão, ou seja, contrata carreteiros, fazendo a opção pelo simples nacional, além dos impostos pagos de forma unificada pelo simples nacional, a empresa terá que pagar mais algum imposto referente a contratação do carreteiro?

Agradeço a atenção

andrea de lima

Andrea de Lima

Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 16:21

boa tarde, estou começando a trabalhar no fiscal de uma transportadora e minha duvida é que se a aliquotas dos impostos continuam as mesmas para os estados ou a diferença.A empresa fica no rj e faz transporte logístico.
Quanto aos outros impostos quais mais ela paga e suas respectivas aliquotas caso nao esteja enquadrada no simples nacional?
As empresas de transportes são obrigadas a usar o CT -e?

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade